OLIVEIRA, Adriana Martins De. Gênero e educação: dando voz às mulheres na escola. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37073>. Acesso em: 23/12/2024 00:07
Este trabalho é fruto de um projeto de extensão voluntário realizado com alunas do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Cuiabá- Bela Vista. Neste projeto, vislumbrou-se a discussão de temas referentes a disparidade entre os gêneros, saúde e violação de direitos das mulheres. O projeto se efetivou no espaço escolar num horário extracurricular. A realização estruturou-se em 09 (nove) oficinas, com no máximo 15 (quinze) participantes alunas do ensino médio, com duração de 01 hora e 30 minutos, sendo a periodicidade quinzenal. Percebemos através das narrativas das alunas que as mesmas sentem a disparidade existente entre os gêneros de uma forma muito brusca e a falta de liberdade no tocante a sexualidade feminina. Devido ao tempo de permanência dos jovens na escola e às oportunidades de convívio social, a escola não pode se omitir diante da relevância dessas questões. É num contexto de ataques que a educação vem sofrendo no Brasil em meio a esta crise política e principalmente democrática, que podemos ver tão nitidamente a importância da educação abrangendo a dimensão política. É hora de exigir que políticas de combate às desigualdades de gênero e sexualidade precisam ser implementadas e o exercício da cidadania garantido.