OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38127 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3952 "inscrito_id" => 7379 "titulo" => "OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que o professor para exercer seu ofício se baseia em conhecimentos e habilidades que são aprendidos e construídos na sua formação e no próprio trabalho, Nessa perspectiva, objetivo este trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de Ciências Biológicas, a fim de identificar como o mesmo foi planejado no sentido de evidenciar/favorecer oportunidades ao desenvolvimento dos saberes docentes aos futuros professores de Ciências/Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que buscamos identificar no PP, a partir do tópico “Competências e Habilidades do Egresso”, quais saberes docentes estavam relacionados com as habilidades esperadas para o profissional docente de Ciências/Biologia. Verificamos também ao longo do documento de que forma o curso poderá promover oportunidades na construção e desenvolvimento dos saberes próprios dessa profissão. Para tal utilizamos como referencial teórico-metodológico as tipologias de saberes docentes propostas por Tardif. Fazendo então um apanhando geral da análise do PP, percebemos que diferentes oportunidades ao longo da graduação parecem favorecer o desenvolvimento dos diferentes saberes docentes. Inferimos que fornecer um curso com uma formação pautada na indissociabilidade, articulação constante entre teoria e prática, possibilidade de cursar disciplinas que vão além daquelas que compõem a grade curricular do curso, trabalhar temas que possam desenvolver valores e atitudes, pode permitir que busquem em suas ações docentes, práticas educativas que se assemelhem a sua próprias formação, construindo saberes que partem tanto do aprendizagem teórica quanto experiencial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7379_16102017131847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO " "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38127 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3952 "inscrito_id" => 7379 "titulo" => "OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que o professor para exercer seu ofício se baseia em conhecimentos e habilidades que são aprendidos e construídos na sua formação e no próprio trabalho, Nessa perspectiva, objetivo este trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de Ciências Biológicas, a fim de identificar como o mesmo foi planejado no sentido de evidenciar/favorecer oportunidades ao desenvolvimento dos saberes docentes aos futuros professores de Ciências/Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que buscamos identificar no PP, a partir do tópico “Competências e Habilidades do Egresso”, quais saberes docentes estavam relacionados com as habilidades esperadas para o profissional docente de Ciências/Biologia. Verificamos também ao longo do documento de que forma o curso poderá promover oportunidades na construção e desenvolvimento dos saberes próprios dessa profissão. Para tal utilizamos como referencial teórico-metodológico as tipologias de saberes docentes propostas por Tardif. Fazendo então um apanhando geral da análise do PP, percebemos que diferentes oportunidades ao longo da graduação parecem favorecer o desenvolvimento dos diferentes saberes docentes. Inferimos que fornecer um curso com uma formação pautada na indissociabilidade, articulação constante entre teoria e prática, possibilidade de cursar disciplinas que vão além daquelas que compõem a grade curricular do curso, trabalhar temas que possam desenvolver valores e atitudes, pode permitir que busquem em suas ações docentes, práticas educativas que se assemelhem a sua próprias formação, construindo saberes que partem tanto do aprendizagem teórica quanto experiencial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7379_16102017131847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO " "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }