Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38127
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3952
    "inscrito_id" => 7379
    "titulo" => "OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que o professor para exercer seu ofício se baseia em conhecimentos e habilidades que são aprendidos e construídos na sua formação e no próprio trabalho, Nessa perspectiva, objetivo este trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de Ciências Biológicas, a fim de identificar como o mesmo foi planejado no sentido de evidenciar/favorecer oportunidades ao desenvolvimento dos saberes docentes aos futuros professores de Ciências/Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que buscamos identificar no PP, a partir do tópico “Competências e Habilidades do Egresso”, quais saberes docentes estavam relacionados com as habilidades esperadas para o profissional docente de Ciências/Biologia. Verificamos também ao longo do documento de que forma o curso poderá promover oportunidades na construção e desenvolvimento dos saberes próprios dessa profissão. Para tal utilizamos como referencial teórico-metodológico as tipologias de saberes docentes propostas por Tardif. Fazendo então um apanhando geral da análise do PP, percebemos que diferentes oportunidades ao longo da graduação parecem favorecer o desenvolvimento dos diferentes saberes docentes. Inferimos que fornecer um curso com uma formação pautada na indissociabilidade, articulação constante entre teoria e prática, possibilidade de cursar disciplinas que vão além daquelas que compõem a grade curricular do curso, trabalhar temas que possam desenvolver valores e atitudes, pode permitir que busquem em suas ações docentes, práticas educativas que se assemelhem a sua próprias formação, construindo saberes que partem tanto do aprendizagem teórica quanto experiencial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7379_16102017131847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO "
    "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38127
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3952
    "inscrito_id" => 7379
    "titulo" => "OS SABRES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que o professor para exercer seu ofício se baseia em conhecimentos e habilidades que são aprendidos e construídos na sua formação e no próprio trabalho, Nessa perspectiva, objetivo este trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de Ciências Biológicas, a fim de identificar como o mesmo foi planejado no sentido de evidenciar/favorecer oportunidades ao desenvolvimento dos saberes docentes aos futuros professores de Ciências/Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que buscamos identificar no PP, a partir do tópico “Competências e Habilidades do Egresso”, quais saberes docentes estavam relacionados com as habilidades esperadas para o profissional docente de Ciências/Biologia. Verificamos também ao longo do documento de que forma o curso poderá promover oportunidades na construção e desenvolvimento dos saberes próprios dessa profissão. Para tal utilizamos como referencial teórico-metodológico as tipologias de saberes docentes propostas por Tardif. Fazendo então um apanhando geral da análise do PP, percebemos que diferentes oportunidades ao longo da graduação parecem favorecer o desenvolvimento dos diferentes saberes docentes. Inferimos que fornecer um curso com uma formação pautada na indissociabilidade, articulação constante entre teoria e prática, possibilidade de cursar disciplinas que vão além daquelas que compõem a grade curricular do curso, trabalhar temas que possam desenvolver valores e atitudes, pode permitir que busquem em suas ações docentes, práticas educativas que se assemelhem a sua próprias formação, construindo saberes que partem tanto do aprendizagem teórica quanto experiencial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7379_16102017131847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO "
    "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Estimulado pelo movimento de profissionalização docente crescem as discussões acerca da construção de saberes próprios dessa profissão ancorados na ideia de que o professor para exercer seu ofício se baseia em conhecimentos e habilidades que são aprendidos e construídos na sua formação e no próprio trabalho, Nessa perspectiva, objetivo este trabalho é analisar o Projeto Pedagógico (PP) de um curso de Ciências Biológicas, a fim de identificar como o mesmo foi planejado no sentido de evidenciar/favorecer oportunidades ao desenvolvimento dos saberes docentes aos futuros professores de Ciências/Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que buscamos identificar no PP, a partir do tópico “Competências e Habilidades do Egresso”, quais saberes docentes estavam relacionados com as habilidades esperadas para o profissional docente de Ciências/Biologia. Verificamos também ao longo do documento de que forma o curso poderá promover oportunidades na construção e desenvolvimento dos saberes próprios dessa profissão. Para tal utilizamos como referencial teórico-metodológico as tipologias de saberes docentes propostas por Tardif. Fazendo então um apanhando geral da análise do PP, percebemos que diferentes oportunidades ao longo da graduação parecem favorecer o desenvolvimento dos diferentes saberes docentes. Inferimos que fornecer um curso com uma formação pautada na indissociabilidade, articulação constante entre teoria e prática, possibilidade de cursar disciplinas que vão além daquelas que compõem a grade curricular do curso, trabalhar temas que possam desenvolver valores e atitudes, pode permitir que busquem em suas ações docentes, práticas educativas que se assemelhem a sua próprias formação, construindo saberes que partem tanto do aprendizagem teórica quanto experiencial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.