Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA SUSTENTÁVEL E O USO DO ARDUINO NO ENSINO DE FÍSICA E DE PROGRAMAÇÃO

Palavra-chaves: ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, SUSTENTABILIDADE, ARDUINO Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38586
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 557
    "inscrito_id" => 1262
    "titulo" => "ROBÓTICA SUSTENTÁVEL E O USO DO ARDUINO NO ENSINO DE FÍSICA E DE PROGRAMAÇÃO"
    "resumo" => "Este estudo mostra e discuti uma pesquisa que realizou uma atividade com a Robótica Sustentável e o uso do Arduino tendo como objetivo investigar a contribuição desse tipo de prática pedagógica no ensino de Física e de Programação. Estudantes do ensino médio/técnico do curso de informática de uma escola pública participaram, de forma voluntária, de um grupo de pesquisa sobre a Robótica Sustentável que em seus primeiros encontros foi apresentada a ideia do projeto, desenvolvida a pesquisa e selecionado alguns protótipos para serem feitos. Durante o processo de construção dos protótipos houve discussões sobre suas respectivas montagens e conhecimentos científicos que explicaram seu funcionamento. Em paralelo, os estudantes também começaram a estudar o uso do Arduino, os componentes e a programação dessa placa. Terminando esses primeiros protótipos, os estudantes idealizaram projetos a partir do conhecimento que foi construído com a inserção do Arduino. Essa nova etapa ainda não foi concluída. Verificou-se na atividade a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos de Física abordados nos experimentos e, também, em programação proporcionando uma evolução no trabalho com a Robótica que está sendo feito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, SUSTENTABILIDADE, ARDUINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID1262_27082017150504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO BALDOW DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO BALDOW"
    "autor_email" => "rodrigobaldow@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38586
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 557
    "inscrito_id" => 1262
    "titulo" => "ROBÓTICA SUSTENTÁVEL E O USO DO ARDUINO NO ENSINO DE FÍSICA E DE PROGRAMAÇÃO"
    "resumo" => "Este estudo mostra e discuti uma pesquisa que realizou uma atividade com a Robótica Sustentável e o uso do Arduino tendo como objetivo investigar a contribuição desse tipo de prática pedagógica no ensino de Física e de Programação. Estudantes do ensino médio/técnico do curso de informática de uma escola pública participaram, de forma voluntária, de um grupo de pesquisa sobre a Robótica Sustentável que em seus primeiros encontros foi apresentada a ideia do projeto, desenvolvida a pesquisa e selecionado alguns protótipos para serem feitos. Durante o processo de construção dos protótipos houve discussões sobre suas respectivas montagens e conhecimentos científicos que explicaram seu funcionamento. Em paralelo, os estudantes também começaram a estudar o uso do Arduino, os componentes e a programação dessa placa. Terminando esses primeiros protótipos, os estudantes idealizaram projetos a partir do conhecimento que foi construído com a inserção do Arduino. Essa nova etapa ainda não foi concluída. Verificou-se na atividade a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos de Física abordados nos experimentos e, também, em programação proporcionando uma evolução no trabalho com a Robótica que está sendo feito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, SUSTENTABILIDADE, ARDUINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID1262_27082017150504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO BALDOW DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO BALDOW"
    "autor_email" => "rodrigobaldow@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo mostra e discuti uma pesquisa que realizou uma atividade com a Robótica Sustentável e o uso do Arduino tendo como objetivo investigar a contribuição desse tipo de prática pedagógica no ensino de Física e de Programação. Estudantes do ensino médio/técnico do curso de informática de uma escola pública participaram, de forma voluntária, de um grupo de pesquisa sobre a Robótica Sustentável que em seus primeiros encontros foi apresentada a ideia do projeto, desenvolvida a pesquisa e selecionado alguns protótipos para serem feitos. Durante o processo de construção dos protótipos houve discussões sobre suas respectivas montagens e conhecimentos científicos que explicaram seu funcionamento. Em paralelo, os estudantes também começaram a estudar o uso do Arduino, os componentes e a programação dessa placa. Terminando esses primeiros protótipos, os estudantes idealizaram projetos a partir do conhecimento que foi construído com a inserção do Arduino. Essa nova etapa ainda não foi concluída. Verificou-se na atividade a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos de Física abordados nos experimentos e, também, em programação proporcionando uma evolução no trabalho com a Robótica que está sendo feito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.