O TRABALHO DOCENTE LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37948 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 822 "inscrito_id" => 4570 "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A educação básica no Brasil vem sendo um tema bastante tratado no meio acadêmico, onde muito se fala na necessidade em melhorar a qualidade do ensino fundamental. Na atualidade, percebemos que o ensino fundamental brasileiro atingiu efetivamente a maioria da população. Contudo, temos perdido boas oportunidades de levar para as salas de aula um ensino contextualizado, motivador e interativo, baseado nos pressupostos da ludicidade. Este estudo teve como principal objetivo compreender o papel da ludicidade no processo ensino-aprendizagem de ciências no ensino fundamental I de uma escola municipal de Passira-PE, identificando as dificuldades e facilidades em trabalhar a ludicidade no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de ciências nos anos iniciais. Como procedimento metodológico, optamos por uma abordagem qualitativa por meio utilização da Metodologia Interativa como uma técnica de coleta e análise de dados, baseadas em entrevistas pela técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Nossa amostra foi composta por cinco professoras do Ensino Fundamental I da escola em questão. Para o tratamento de nossos dados, utilizamos a técnica da Análise Hermenêutica-Dialética onde realizamos um cruzamento de dados ancorando-os aos aportes teóricos presentes na fundamentação teórica desse estudo. Os resultados demonstraram que as professoras valorizam a utilização do lúdico como um bom instrumento capaz de auxiliar o processo ensino-aprendizagem de ciências, enfatizando que a existência de dificuldades no tocante a uma prática docente lúdica não se constitui como um impedimento para a realização da mesma, visto o compromisso e a responsabilidade das docentes em contribuir para um ensino de ciências baseado nos pressupostos da ludicidade. Tal alternativa didático-metodológica é concebida pelas professoras como um instrumento que pode reformular a maneira como o ensino de ciências tem sido desenvolvido, revelando a necessidade em aperfeiçoar o aprender lúdico nos anos iniciais, possibilitando o desenvolvimento de práticas inovadoras, críticas e reflexivas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS, METODOLOGIA INTERATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4570_05092017181027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DE FIGUEIREDO ANDRADE " "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE " "autor_email" => "marcos.andrade20@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37948 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 822 "inscrito_id" => 4570 "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A educação básica no Brasil vem sendo um tema bastante tratado no meio acadêmico, onde muito se fala na necessidade em melhorar a qualidade do ensino fundamental. Na atualidade, percebemos que o ensino fundamental brasileiro atingiu efetivamente a maioria da população. Contudo, temos perdido boas oportunidades de levar para as salas de aula um ensino contextualizado, motivador e interativo, baseado nos pressupostos da ludicidade. Este estudo teve como principal objetivo compreender o papel da ludicidade no processo ensino-aprendizagem de ciências no ensino fundamental I de uma escola municipal de Passira-PE, identificando as dificuldades e facilidades em trabalhar a ludicidade no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de ciências nos anos iniciais. Como procedimento metodológico, optamos por uma abordagem qualitativa por meio utilização da Metodologia Interativa como uma técnica de coleta e análise de dados, baseadas em entrevistas pela técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético. Nossa amostra foi composta por cinco professoras do Ensino Fundamental I da escola em questão. Para o tratamento de nossos dados, utilizamos a técnica da Análise Hermenêutica-Dialética onde realizamos um cruzamento de dados ancorando-os aos aportes teóricos presentes na fundamentação teórica desse estudo. Os resultados demonstraram que as professoras valorizam a utilização do lúdico como um bom instrumento capaz de auxiliar o processo ensino-aprendizagem de ciências, enfatizando que a existência de dificuldades no tocante a uma prática docente lúdica não se constitui como um impedimento para a realização da mesma, visto o compromisso e a responsabilidade das docentes em contribuir para um ensino de ciências baseado nos pressupostos da ludicidade. Tal alternativa didático-metodológica é concebida pelas professoras como um instrumento que pode reformular a maneira como o ensino de ciências tem sido desenvolvido, revelando a necessidade em aperfeiçoar o aprender lúdico nos anos iniciais, possibilitando o desenvolvimento de práticas inovadoras, críticas e reflexivas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS, METODOLOGIA INTERATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4570_05092017181027.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DE FIGUEIREDO ANDRADE " "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE " "autor_email" => "marcos.andrade20@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }