Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE DIVISÃO E PORCENTAGEM - UMA INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBID.

Palavra-chaves: DIVISÃO, JOGOS MATEMÁTICOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36743
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2280
    "inscrito_id" => 3422
    "titulo" => """
      ENSINO DE DIVISÃO E PORCENTAGEM - UMA INTERVENÇÃO DA\r\n
      EQUIPE DO PIBID.
      """
    "resumo" => """
      Esse trabalho relata uma intervenção didática realizada durante os meses de maio e junho do ano de\r\n
      2017 pela equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto\r\n
      matemática, na Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana Correia, Campina Grande, Paraíba. As\r\n
      ideias para a intervenção surgiram das dificuldades de aprendizagem que os alunos relatavam em anos\r\n
      anteriores de nosso trabalho na referida unidade escolar, com relação ao conceito de divisão e os\r\n
      procedimentos de cálculo e resolução de problemas que envolvem esse conceito e conteúdos\r\n
      relacionados ao mesmo, do ensino fundamental e médio. A metodologia utilizada no trabalho envolveu\r\n
      o uso de jogos e resolução de problemas. Buscamos trabalhar de forma que os educandos\r\n
      desenvolvessem pensamentos críticos. Para isso, pedimos que eles formassem grupos, deixando-os à\r\n
      vontade para a realização das tarefas. Atuamos como mediadores, dividimo-nos para auxiliar os\r\n
      grupos, procurando promover uma discussão entre os participantes das aulas para a resolução das\r\n
      atividades propostas. Percebemos no decorrer das aulas a grande dificuldade que muitos alunos têm\r\n
      em interpretar problemas, em utilizar o algoritmo da divisão e em calcular porcentagens; até mesmo a\r\n
      falta de autoconfiança desses alunos, por muitas vezes nem tentar resolver certas questões por\r\n
      acreditarem que não são capazes. Para superação de tais dificuldades é necessário buscarmos tornar as\r\n
      aulas mais atrativas, mostrar as aplicações dos temas trabalhados, usar problemas do dia a dia, testar\r\n
      maneiras diferentes de se explicar os conteúdos, usar materiais concretos relacionados aos assuntos\r\n
      abordados, ou seja, devemos tornar a matemática algo interessante e ao alcance de todos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIVISÃO, JOGOS MATEMÁTICOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3422_11092017195844.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUÊNIA DOS SANTOS NASCIMENTO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "SUÊNIA ALVES"
    "autor_email" => "sueniasantos19988@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36743
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2280
    "inscrito_id" => 3422
    "titulo" => """
      ENSINO DE DIVISÃO E PORCENTAGEM - UMA INTERVENÇÃO DA\r\n
      EQUIPE DO PIBID.
      """
    "resumo" => """
      Esse trabalho relata uma intervenção didática realizada durante os meses de maio e junho do ano de\r\n
      2017 pela equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto\r\n
      matemática, na Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana Correia, Campina Grande, Paraíba. As\r\n
      ideias para a intervenção surgiram das dificuldades de aprendizagem que os alunos relatavam em anos\r\n
      anteriores de nosso trabalho na referida unidade escolar, com relação ao conceito de divisão e os\r\n
      procedimentos de cálculo e resolução de problemas que envolvem esse conceito e conteúdos\r\n
      relacionados ao mesmo, do ensino fundamental e médio. A metodologia utilizada no trabalho envolveu\r\n
      o uso de jogos e resolução de problemas. Buscamos trabalhar de forma que os educandos\r\n
      desenvolvessem pensamentos críticos. Para isso, pedimos que eles formassem grupos, deixando-os à\r\n
      vontade para a realização das tarefas. Atuamos como mediadores, dividimo-nos para auxiliar os\r\n
      grupos, procurando promover uma discussão entre os participantes das aulas para a resolução das\r\n
      atividades propostas. Percebemos no decorrer das aulas a grande dificuldade que muitos alunos têm\r\n
      em interpretar problemas, em utilizar o algoritmo da divisão e em calcular porcentagens; até mesmo a\r\n
      falta de autoconfiança desses alunos, por muitas vezes nem tentar resolver certas questões por\r\n
      acreditarem que não são capazes. Para superação de tais dificuldades é necessário buscarmos tornar as\r\n
      aulas mais atrativas, mostrar as aplicações dos temas trabalhados, usar problemas do dia a dia, testar\r\n
      maneiras diferentes de se explicar os conteúdos, usar materiais concretos relacionados aos assuntos\r\n
      abordados, ou seja, devemos tornar a matemática algo interessante e ao alcance de todos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIVISÃO, JOGOS MATEMÁTICOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3422_11092017195844.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUÊNIA DOS SANTOS NASCIMENTO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "SUÊNIA ALVES"
    "autor_email" => "sueniasantos19988@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho relata uma intervenção didática realizada durante os meses de maio e junho do ano de 2017 pela equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto matemática, na Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana Correia, Campina Grande, Paraíba. As ideias para a intervenção surgiram das dificuldades de aprendizagem que os alunos relatavam em anos anteriores de nosso trabalho na referida unidade escolar, com relação ao conceito de divisão e os procedimentos de cálculo e resolução de problemas que envolvem esse conceito e conteúdos relacionados ao mesmo, do ensino fundamental e médio. A metodologia utilizada no trabalho envolveu o uso de jogos e resolução de problemas. Buscamos trabalhar de forma que os educandos desenvolvessem pensamentos críticos. Para isso, pedimos que eles formassem grupos, deixando-os à vontade para a realização das tarefas. Atuamos como mediadores, dividimo-nos para auxiliar os grupos, procurando promover uma discussão entre os participantes das aulas para a resolução das atividades propostas. Percebemos no decorrer das aulas a grande dificuldade que muitos alunos têm em interpretar problemas, em utilizar o algoritmo da divisão e em calcular porcentagens; até mesmo a falta de autoconfiança desses alunos, por muitas vezes nem tentar resolver certas questões por acreditarem que não são capazes. Para superação de tais dificuldades é necessário buscarmos tornar as aulas mais atrativas, mostrar as aplicações dos temas trabalhados, usar problemas do dia a dia, testar maneiras diferentes de se explicar os conteúdos, usar materiais concretos relacionados aos assuntos abordados, ou seja, devemos tornar a matemática algo interessante e ao alcance de todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.