Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a formação do professor-pesquisador no cotidiano da Escola Básica, considerando a sua contribuição para o desenvolvimento de Pesquisa no Ensino com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A questão norteadora é: qual a importância de um trabalho do ensino com pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Pois, diagnosticou-se a partir de estudos realizados e experiências vivenciadas em um Projeto de Monitoria pertencente à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a qual sou bolsista, que a maioria dos professores além de não estarem preparados para uma tarefa de ensino com pesquisa, também não constam na sua concepção de ensino esse entendimento, nem tão pouco, trabalhar numa perspectiva interdisciplinar que inter-relacione os trabalhos de pesquisa das mais simples, a exemplo bibliográfica na própria escola. Como aporte teórico, as discussões se fundamentam à luz de autores, como Demo (2008; 2015); Fazenda (2010), Bortoni-Ricardo (2008) e Nogueira (2008), que discutem a formação do professor-pesquisador para instigar o ensino com pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visto que essa formação reflete diretamente em sua prática pedagógica. Quanto aos procedimentos do trabalho, que envolve entorno da escola e do ambiente em que seu aluno vive para vivenciar saberes que o conteúdo programático exige e, muitas vezes, apresenta dificuldades de absorção. E de campo, a pesquisa realizada em uma escola pública na cidade de Rio Tinto-PB, com objetivo de identificar na escola-campo, através do professor do 5º Ano: a) a concepção de trabalho com pesquisa na escola básica, b) o trabalho que vem sendo feito com pesquisa no cotidiano escolar, c) o entendimento acerca da pesquisa, tendo como campo o cotidiano e o aluno como ator da pesquisa em iniciação.