Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III: ESPAÇO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA

Palavra-chaves: EJA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36838 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3587 "inscrito_id" => 445 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III: ESPAÇO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA" "resumo" => "Este trabalho apontas algumas considerações a respeito do estágio supervisionado para a formação de professores, neste intento, busca-se apontar as principais experiências adquiridas ao longo do Estágio Supervisionado em Geografia III. Baseado em leituras e reflexões bibliográficas, nas discussões realizadas através do componente curricular Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia III – OEG III, bem como em pesquisa, diagnóstico e intervenção realizada numa turma de 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, na cidade de Pau dos Ferros/Rio Grande do Norte. Para a efetivação deste trabalho nos aportamos teoricamente em autores que discutem temáticas ligadas ao estágio, ao ensino de Geografia e a Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, realizam-se algumas reflexões acerca dos desafios e perspectivas encontrados no estágio supervisionado em geografia numa turma da EJA, destacando também a importância em conhecer e considerar o que levam jovens e adultos, que por diferentes motivos não conseguem ter acesso ao Ensino Básico na idade apropriada, a retornarem a escola e quais os anseios em volta deste retorno. Reafirmamos então que o estágio fundamenta o contato do licenciando com seu principal campo de estudo, que é a escola, denotando assim a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura por sua especificidade de permitir ao estagiário desvendar e vivenciar a realidade escolar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, possibilitando o protagonismo do licenciando nas ações realizadas no campo de estágio, através de propostas que visem contribuir com a melhoria na qualidade de ensino, fazendo deste momento um espaço de proposição de atividades de intervenção e reflexão da prática docente, assim como de trocas de experiências com a comunidade escolar.Este trabalho apontas algumas considerações a respeito do estágio supervisionado para a formação de professores, neste intento, busca-se apontar as principais e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EJA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID445_14102017172612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANY PRISCILA PAIVA MEDEIROS NONATO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA " "autor_email" => "raianypriscila_@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36838 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3587 "inscrito_id" => 445 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III: ESPAÇO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA" "resumo" => "Este trabalho apontas algumas considerações a respeito do estágio supervisionado para a formação de professores, neste intento, busca-se apontar as principais experiências adquiridas ao longo do Estágio Supervisionado em Geografia III. Baseado em leituras e reflexões bibliográficas, nas discussões realizadas através do componente curricular Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia III – OEG III, bem como em pesquisa, diagnóstico e intervenção realizada numa turma de 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, na cidade de Pau dos Ferros/Rio Grande do Norte. Para a efetivação deste trabalho nos aportamos teoricamente em autores que discutem temáticas ligadas ao estágio, ao ensino de Geografia e a Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, realizam-se algumas reflexões acerca dos desafios e perspectivas encontrados no estágio supervisionado em geografia numa turma da EJA, destacando também a importância em conhecer e considerar o que levam jovens e adultos, que por diferentes motivos não conseguem ter acesso ao Ensino Básico na idade apropriada, a retornarem a escola e quais os anseios em volta deste retorno. Reafirmamos então que o estágio fundamenta o contato do licenciando com seu principal campo de estudo, que é a escola, denotando assim a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura por sua especificidade de permitir ao estagiário desvendar e vivenciar a realidade escolar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, possibilitando o protagonismo do licenciando nas ações realizadas no campo de estágio, através de propostas que visem contribuir com a melhoria na qualidade de ensino, fazendo deste momento um espaço de proposição de atividades de intervenção e reflexão da prática docente, assim como de trocas de experiências com a comunidade escolar.Este trabalho apontas algumas considerações a respeito do estágio supervisionado para a formação de professores, neste intento, busca-se apontar as principais e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EJA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA, EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID445_14102017172612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANY PRISCILA PAIVA MEDEIROS NONATO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA " "autor_email" => "raianypriscila_@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apontas algumas considerações a respeito do estágio supervisionado para a formação de professores, neste intento, busca-se apontar as principais experiências adquiridas ao longo do Estágio Supervisionado em Geografia III. Baseado em leituras e reflexões bibliográficas, nas discussões realizadas através do componente curricular Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia III – OEG III, bem como em pesquisa, diagnóstico e intervenção realizada numa turma de 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, na cidade de Pau dos Ferros/Rio Grande do Norte. Para a efetivação deste trabalho nos aportamos teoricamente em autores que discutem temáticas ligadas ao estágio, ao ensino de Geografia e a Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, realizam-se algumas reflexões acerca dos desafios e perspectivas encontrados no estágio supervisionado em geografia numa turma da EJA, destacando também a importância em conhecer e considerar o que levam jovens e adultos, que por diferentes motivos não conseguem ter acesso ao Ensino Básico na idade apropriada, a retornarem a escola e quais os anseios em volta deste retorno. Reafirmamos então que o estágio fundamenta o contato do licenciando com seu principal campo de estudo, que é a escola, denotando assim a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura por sua especificidade de permitir ao estagiário desvendar e vivenciar a realidade escolar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, possibilitando o protagonismo do licenciando nas ações realizadas no campo de estágio, através de propostas que visem contribuir com a melhoria na qualidade de ensino, fazendo deste momento um espaço de proposição de atividades de intervenção e reflexão da prática docente, assim como de trocas de experiências com a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.