Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – QUANDO A TEORIA ENCONTRA A PRÁTICA

Palavra-chaves: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, ATIVIDADES PRÁTICAS, TEORIA E PRÁTICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37064
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3146
    "inscrito_id" => 5416
    "titulo" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – QUANDO A TEORIA ENCONTRA A PRÁTICA"
    "resumo" => "É muito comum que a teoria seja disseminada e popularizada nos anos em que os graduandos passam na universidade, no entanto, é essencial que a prática também seja adotada visando um ensino melhor. Esse relato de experiência busca apontar os pontos positivos de uma atividade prática executada na disciplina de Fundamentos da Educação, ministrada no primeiro período de Licenciatura em Matemática da Universidade do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. Constata-se através da experiência que atividades práticas podem desenvolver nos discentes a oportunidade de um pensamento crítico-reflexivo, podendo adiantar-se em construir propostas de melhorias do meio educacional onde está e onde atuará futuramente como profissional, além disso, o discente tem a oportunidade assistir o encontro da prática com a teoria podendo construir pontes que relacionam todo o conteúdo teórico aprendido em sala de aula e ver como todo esse conhecimento funciona, observando potencialidades e pontos críticos a serem enfrentados. A experiência descrita ocorreu no dia dezessete de agosto de 2017, em duas escolas municipais de Ensino Fundamental, na cidade de Santana do Araguaia, no estado do Pará. A atividade foi essencial para os graduandos que puderam ter um primeiro momento em sala de aula, mas não apenas isso, viram na prática como funciona toda a teoria aprendida na disciplina, podendo ainda tecer comentários a respeito da realidade das escolas visitadas, criar estratégias para melhoria de ensino que poderão ser colocadas em prática quando os mesmos estiverem atuando profissionalmente, ou até mesmo caso aconteçam intervenções desses mesmos graduandos na educação municipal. É importante frisar que esse relato de experiência traz consigo o reflexo da importância de atividades práticas mesmo quando essas são opcionais. Vale por fim, ressaltar como foi importante a visita a essas escolas, dado o fato de que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental aos quais foi aplicada a atividade sentiram-se incentivados quanto á Matemática e a aprendizagem da mesma, visto que antes os mesmos apresentavam temor e em casos mais extremos terror quanto a essa disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, ATIVIDADES PRÁTICAS, TEORIA E PRÁTICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID5416_05102017233006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAN LION COSTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RUAN LION"
    "autor_email" => "ruanlion.13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37064
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3146
    "inscrito_id" => 5416
    "titulo" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – QUANDO A TEORIA ENCONTRA A PRÁTICA"
    "resumo" => "É muito comum que a teoria seja disseminada e popularizada nos anos em que os graduandos passam na universidade, no entanto, é essencial que a prática também seja adotada visando um ensino melhor. Esse relato de experiência busca apontar os pontos positivos de uma atividade prática executada na disciplina de Fundamentos da Educação, ministrada no primeiro período de Licenciatura em Matemática da Universidade do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. Constata-se através da experiência que atividades práticas podem desenvolver nos discentes a oportunidade de um pensamento crítico-reflexivo, podendo adiantar-se em construir propostas de melhorias do meio educacional onde está e onde atuará futuramente como profissional, além disso, o discente tem a oportunidade assistir o encontro da prática com a teoria podendo construir pontes que relacionam todo o conteúdo teórico aprendido em sala de aula e ver como todo esse conhecimento funciona, observando potencialidades e pontos críticos a serem enfrentados. A experiência descrita ocorreu no dia dezessete de agosto de 2017, em duas escolas municipais de Ensino Fundamental, na cidade de Santana do Araguaia, no estado do Pará. A atividade foi essencial para os graduandos que puderam ter um primeiro momento em sala de aula, mas não apenas isso, viram na prática como funciona toda a teoria aprendida na disciplina, podendo ainda tecer comentários a respeito da realidade das escolas visitadas, criar estratégias para melhoria de ensino que poderão ser colocadas em prática quando os mesmos estiverem atuando profissionalmente, ou até mesmo caso aconteçam intervenções desses mesmos graduandos na educação municipal. É importante frisar que esse relato de experiência traz consigo o reflexo da importância de atividades práticas mesmo quando essas são opcionais. Vale por fim, ressaltar como foi importante a visita a essas escolas, dado o fato de que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental aos quais foi aplicada a atividade sentiram-se incentivados quanto á Matemática e a aprendizagem da mesma, visto que antes os mesmos apresentavam temor e em casos mais extremos terror quanto a essa disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, ATIVIDADES PRÁTICAS, TEORIA E PRÁTICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID5416_05102017233006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAN LION COSTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RUAN LION"
    "autor_email" => "ruanlion.13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É muito comum que a teoria seja disseminada e popularizada nos anos em que os graduandos passam na universidade, no entanto, é essencial que a prática também seja adotada visando um ensino melhor. Esse relato de experiência busca apontar os pontos positivos de uma atividade prática executada na disciplina de Fundamentos da Educação, ministrada no primeiro período de Licenciatura em Matemática da Universidade do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. Constata-se através da experiência que atividades práticas podem desenvolver nos discentes a oportunidade de um pensamento crítico-reflexivo, podendo adiantar-se em construir propostas de melhorias do meio educacional onde está e onde atuará futuramente como profissional, além disso, o discente tem a oportunidade assistir o encontro da prática com a teoria podendo construir pontes que relacionam todo o conteúdo teórico aprendido em sala de aula e ver como todo esse conhecimento funciona, observando potencialidades e pontos críticos a serem enfrentados. A experiência descrita ocorreu no dia dezessete de agosto de 2017, em duas escolas municipais de Ensino Fundamental, na cidade de Santana do Araguaia, no estado do Pará. A atividade foi essencial para os graduandos que puderam ter um primeiro momento em sala de aula, mas não apenas isso, viram na prática como funciona toda a teoria aprendida na disciplina, podendo ainda tecer comentários a respeito da realidade das escolas visitadas, criar estratégias para melhoria de ensino que poderão ser colocadas em prática quando os mesmos estiverem atuando profissionalmente, ou até mesmo caso aconteçam intervenções desses mesmos graduandos na educação municipal. É importante frisar que esse relato de experiência traz consigo o reflexo da importância de atividades práticas mesmo quando essas são opcionais. Vale por fim, ressaltar como foi importante a visita a essas escolas, dado o fato de que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental aos quais foi aplicada a atividade sentiram-se incentivados quanto á Matemática e a aprendizagem da mesma, visto que antes os mesmos apresentavam temor e em casos mais extremos terror quanto a essa disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.