Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO

Palavra-chaves: RECURSO TECNOLÓGICO, GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35667
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 737
    "inscrito_id" => 283
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO"
    "resumo" => "O presente trabalho é do tipo exploratório, com abordagem qualitativa e descritiva, envolvendo a realização de intervenção, utilizando o software GeoGebra e aplicação de questionários com alunos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Joaquim Calado, localizada na cidade de Água Branca – PI. Os sujeitos envolvidos foram alunos do 9º ano regularmente matriculados. A proposta desse trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência didática e suas contribuições para a aprendizagem de conceitos de função afim e quadrática com alunos do Ensino Fundamental ao se utilizar o software GeoGebra. Neste contexto, o referido software surge como forma de auxiliar na aprendizagem, verificando se o ensino da Matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas dentro da sala de aula. Foram escolhidos esses conteúdos para trabalhar com o software, por ser um tema onde os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão. Pelos dados obtidos, percebe-se que essa ferramenta pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, buscando sanar com as dificuldades encontradas pelos mesmos no estudo das funções, pois, dessa forma, eles compreenderam com mais naturalidade as construções e mudanças que ocorreram no gráfico da parábola. A análise da aplicação das atividades permite-nos concluir que o ensino de função quadrática com o auxílio do software GeoGebra promove uma interatividade com a tecnologia, ajudando a tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e construtivas, aumentando a compreensão dos alunos, tornando-os questionadores e pesquisadores. O embasamento teórico contou com o apoio dos PCN’s (2002); Garbi (2007); Souza (2010) e outros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RECURSO TECNOLÓGICO, GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID283_04092017100518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLICIO CARLOS RODRIGUES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PABLICIO CARLOS"
    "autor_email" => "pablicio13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35667
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 737
    "inscrito_id" => 283
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO"
    "resumo" => "O presente trabalho é do tipo exploratório, com abordagem qualitativa e descritiva, envolvendo a realização de intervenção, utilizando o software GeoGebra e aplicação de questionários com alunos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Joaquim Calado, localizada na cidade de Água Branca – PI. Os sujeitos envolvidos foram alunos do 9º ano regularmente matriculados. A proposta desse trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência didática e suas contribuições para a aprendizagem de conceitos de função afim e quadrática com alunos do Ensino Fundamental ao se utilizar o software GeoGebra. Neste contexto, o referido software surge como forma de auxiliar na aprendizagem, verificando se o ensino da Matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas dentro da sala de aula. Foram escolhidos esses conteúdos para trabalhar com o software, por ser um tema onde os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão. Pelos dados obtidos, percebe-se que essa ferramenta pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, buscando sanar com as dificuldades encontradas pelos mesmos no estudo das funções, pois, dessa forma, eles compreenderam com mais naturalidade as construções e mudanças que ocorreram no gráfico da parábola. A análise da aplicação das atividades permite-nos concluir que o ensino de função quadrática com o auxílio do software GeoGebra promove uma interatividade com a tecnologia, ajudando a tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e construtivas, aumentando a compreensão dos alunos, tornando-os questionadores e pesquisadores. O embasamento teórico contou com o apoio dos PCN’s (2002); Garbi (2007); Souza (2010) e outros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RECURSO TECNOLÓGICO, GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID283_04092017100518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLICIO CARLOS RODRIGUES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PABLICIO CARLOS"
    "autor_email" => "pablicio13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho é do tipo exploratório, com abordagem qualitativa e descritiva, envolvendo a realização de intervenção, utilizando o software GeoGebra e aplicação de questionários com alunos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Joaquim Calado, localizada na cidade de Água Branca – PI. Os sujeitos envolvidos foram alunos do 9º ano regularmente matriculados. A proposta desse trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência didática e suas contribuições para a aprendizagem de conceitos de função afim e quadrática com alunos do Ensino Fundamental ao se utilizar o software GeoGebra. Neste contexto, o referido software surge como forma de auxiliar na aprendizagem, verificando se o ensino da Matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas dentro da sala de aula. Foram escolhidos esses conteúdos para trabalhar com o software, por ser um tema onde os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão. Pelos dados obtidos, percebe-se que essa ferramenta pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, buscando sanar com as dificuldades encontradas pelos mesmos no estudo das funções, pois, dessa forma, eles compreenderam com mais naturalidade as construções e mudanças que ocorreram no gráfico da parábola. A análise da aplicação das atividades permite-nos concluir que o ensino de função quadrática com o auxílio do software GeoGebra promove uma interatividade com a tecnologia, ajudando a tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e construtivas, aumentando a compreensão dos alunos, tornando-os questionadores e pesquisadores. O embasamento teórico contou com o apoio dos PCN’s (2002); Garbi (2007); Souza (2010) e outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.