A Caatinga é um bioma exclusivo brasileiro que ocupa cerca de 10% do território nacional e 92% do território paraibano. A vegetação é caracterizada por suas adaptações a longos períodos de seca, sendo muitas vezes caracterizada erroneamente como ambiente pobre, de baixa diversidade. As ações ambientais são fundamentais para problematizar a realidade dos educandos e propor ações reflexivas, visando a formação do cidadão atuante de sua realidade. Sabendo que o conhecimento sobre a percepção ambiental é essencial para uma ação educativa, a pesquisa investigou a percepção ambiental quanto ao bioma Caatinga, obtendo-se 178 questionários de três escolas de São Bento (bioma Caatinga) e três escolas de João Pessoa (bioma Mata Atlântica), sendo o público alvo alunos do nono ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que os discentes caracterizam o Meio Ambiente como natureza, não se percebendo como pertencente a ela. A Educação Ambiental é vista como conscientização e sensibilização em João Pessoa e como conservacionista em São Bento, mostrando que reconhecem a necessidade de cuidar do meio ambiente. A Caatinga é caracterizada principalmente como “seco”, sendo esta palavra citada 64 vezes. Os alunos de São Bento demonstraram conhecer uma variedade maior de animais e plantas (n=114) que os alunos de João Pessoa (n= 66). Os alunos de ambas as cidades concordam que o bioma Caatinga é importante, principalmente pela vida e a sua diversidade, e o problema ambiental na Caatinga mais citado foi a falta de água. Os alunos associam à importância do bioma a vida e a sua diversidade existente nele. Os dados obtidos mostraram a diferente percepção ambiental entres os discentes de João Pessoa e os de São Bento, havendo, no entanto, vários dados semelhantes. Quando caracterizam o bioma, relacionam a caatinga com ambiente seco, pobre, mas quando explicam o porquê de ser necessário a sua conservação ou porque a caatinga é importante, as respostas se voltam ao motivo de existir vida lá. Percebe-se a necessidade de uma Educação Ambiental eficaz, que problematize, incentive a reflexão do ambiente que os cercam e que desenvolva, a partir disso, senso crítico, atitudes sustentáveis e a proposição de soluções.