A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE JOÃO PESSOA E DE SÃO BENTO (PARAÍBA) SOBRE O BIOMA CAATINGA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35504 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2930 "inscrito_id" => 2821 "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE JOÃO PESSOA E DE SÃO BENTO (PARAÍBA) SOBRE O BIOMA CAATINGA" "resumo" => "A Caatinga é um bioma exclusivo brasileiro que ocupa cerca de 10% do território nacional e 92% do território paraibano. A vegetação é caracterizada por suas adaptações a longos períodos de seca, sendo muitas vezes caracterizada erroneamente como ambiente pobre, de baixa diversidade. As ações ambientais são fundamentais para problematizar a realidade dos educandos e propor ações reflexivas, visando a formação do cidadão atuante de sua realidade. Sabendo que o conhecimento sobre a percepção ambiental é essencial para uma ação educativa, a pesquisa investigou a percepção ambiental quanto ao bioma Caatinga, obtendo-se 178 questionários de três escolas de São Bento (bioma Caatinga) e três escolas de João Pessoa (bioma Mata Atlântica), sendo o público alvo alunos do nono ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que os discentes caracterizam o Meio Ambiente como natureza, não se percebendo como pertencente a ela. A Educação Ambiental é vista como conscientização e sensibilização em João Pessoa e como conservacionista em São Bento, mostrando que reconhecem a necessidade de cuidar do meio ambiente. A Caatinga é caracterizada principalmente como “seco”, sendo esta palavra citada 64 vezes. Os alunos de São Bento demonstraram conhecer uma variedade maior de animais e plantas (n=114) que os alunos de João Pessoa (n= 66). Os alunos de ambas as cidades concordam que o bioma Caatinga é importante, principalmente pela vida e a sua diversidade, e o problema ambiental na Caatinga mais citado foi a falta de água. Os alunos associam à importância do bioma a vida e a sua diversidade existente nele. Os dados obtidos mostraram a diferente percepção ambiental entres os discentes de João Pessoa e os de São Bento, havendo, no entanto, vários dados semelhantes. Quando caracterizam o bioma, relacionam a caatinga com ambiente seco, pobre, mas quando explicam o porquê de ser necessário a sua conservação ou porque a caatinga é importante, as respostas se voltam ao motivo de existir vida lá. Percebe-se a necessidade de uma Educação Ambiental eficaz, que problematize, incentive a reflexão do ambiente que os cercam e que desenvolva, a partir disso, senso crítico, atitudes sustentáveis e a proposição de soluções." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, PERCEPÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID2821_28092017003151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DE OLIVEIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "VANESSA " "autor_email" => "vanessaof23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35504 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2930 "inscrito_id" => 2821 "titulo" => "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE JOÃO PESSOA E DE SÃO BENTO (PARAÍBA) SOBRE O BIOMA CAATINGA" "resumo" => "A Caatinga é um bioma exclusivo brasileiro que ocupa cerca de 10% do território nacional e 92% do território paraibano. A vegetação é caracterizada por suas adaptações a longos períodos de seca, sendo muitas vezes caracterizada erroneamente como ambiente pobre, de baixa diversidade. As ações ambientais são fundamentais para problematizar a realidade dos educandos e propor ações reflexivas, visando a formação do cidadão atuante de sua realidade. Sabendo que o conhecimento sobre a percepção ambiental é essencial para uma ação educativa, a pesquisa investigou a percepção ambiental quanto ao bioma Caatinga, obtendo-se 178 questionários de três escolas de São Bento (bioma Caatinga) e três escolas de João Pessoa (bioma Mata Atlântica), sendo o público alvo alunos do nono ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que os discentes caracterizam o Meio Ambiente como natureza, não se percebendo como pertencente a ela. A Educação Ambiental é vista como conscientização e sensibilização em João Pessoa e como conservacionista em São Bento, mostrando que reconhecem a necessidade de cuidar do meio ambiente. A Caatinga é caracterizada principalmente como “seco”, sendo esta palavra citada 64 vezes. Os alunos de São Bento demonstraram conhecer uma variedade maior de animais e plantas (n=114) que os alunos de João Pessoa (n= 66). Os alunos de ambas as cidades concordam que o bioma Caatinga é importante, principalmente pela vida e a sua diversidade, e o problema ambiental na Caatinga mais citado foi a falta de água. Os alunos associam à importância do bioma a vida e a sua diversidade existente nele. Os dados obtidos mostraram a diferente percepção ambiental entres os discentes de João Pessoa e os de São Bento, havendo, no entanto, vários dados semelhantes. Quando caracterizam o bioma, relacionam a caatinga com ambiente seco, pobre, mas quando explicam o porquê de ser necessário a sua conservação ou porque a caatinga é importante, as respostas se voltam ao motivo de existir vida lá. Percebe-se a necessidade de uma Educação Ambiental eficaz, que problematize, incentive a reflexão do ambiente que os cercam e que desenvolva, a partir disso, senso crítico, atitudes sustentáveis e a proposição de soluções." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, PERCEPÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID2821_28092017003151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DE OLIVEIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "VANESSA " "autor_email" => "vanessaof23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }