Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A ATIVIDADE DE PROJETO DE LEITURA

Palavra-chaves: ENSINO DE FILOSOFIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, PROJETO DE LEITURA Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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      Nesta atividade acadêmica o objetivo da investigação é compreender a experiência no ensino de filosofia na educação básica e a atividade de projeto de leitura como uma prática pedagógica interdisciplinar que envolve conteúdos da filosofia e práticas de leitura. \r\n
      As indagações assentam sobre como os conteúdos filosóficos são apresentados pelas atividades do projeto de leitura, se esta prática pedagógica aponta na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar e se indica o aprimorar da capacidade de reflexão, quanto à atitude do perguntar sobre pensamento e ações. A pesquisa está sendo realizada na Escola Estadual de Ensino Médio e Educação Profissional Prefeito Osvaldo Pessoa. A presente pesquisa levará a compreensão de experiências e vivências no âmbito escolar educacional de uma disciplina que entre outros aspectos está agonizando como obrigatoriedade no universo escolar após a MP 746 de 2016, que resultou na Lei 13415 de 16/02/2017. \r\n
      Compreendemos que os conteúdos de filosofia no ensino médio devem ser apresentados aos alunos na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar. Assim, nosso propósito é a investigação de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar pela experiência da filosofia. O que leva a necessidade de identificar os conteúdos de livros didáticos e identificar métodos de apresentação dos conteúdos programáticos da filosofia de modo que desperte o interesse sobre esses saberes, para o estudante. \r\n
      Estamos desenvolvendo atividades que visam o problema da fundamentação da educação pela filosofia, na visão de um discurso emergente que proporcione um repensar a reflexão não apenas na ideia de uma fundamentação filosófica racional como verdade ideal para a educação revelando, apenas neste aspecto a sua utilidade, mas buscando na reflexão as multiplicidades dos temas educacionais que se apresentam num contexto contemporâneo.\r\n
      A filosofia como uma disciplina do currículo do ensino médio, pelo seu caráter obrigatório estimula a discussão de conceitos, desperta a formação da reflexão crítica sobre a realidade e elucida a oportunidade da descoberta de uma nova forma de pensar que vai ajudar a descobrir e reelaborar uma nova concepção de mundo. \r\n
      O objetivo da investigação é compreender a experiência no ensino de filosofia na educação básica e a atividade de projeto de leitura como uma prática pedagógica interdisciplinar que envolve conteúdos da filosofia e práticas de leitura. As indagações assentam sobre como os conteúdos filosóficos são apresentados pelas atividades do projeto de leitura, se esta prática pedagógica aponta na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar e se indica o aprimorar da capacidade de reflexão, quanto à atitude do perguntar sobre pensamento e ações.
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      Compreendemos que os conteúdos de filosofia no ensino médio devem ser apresentados aos alunos na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar. Assim, nosso propósito é a investigação de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar pela experiência da filosofia. O que leva a necessidade de identificar os conteúdos de livros didáticos e identificar métodos de apresentação dos conteúdos programáticos da filosofia de modo que desperte o interesse sobre esses saberes, para o estudante. \r\n
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      A filosofia como uma disciplina do currículo do ensino médio, pelo seu caráter obrigatório estimula a discussão de conceitos, desperta a formação da reflexão crítica sobre a realidade e elucida a oportunidade da descoberta de uma nova forma de pensar que vai ajudar a descobrir e reelaborar uma nova concepção de mundo. \r\n
      O objetivo da investigação é compreender a experiência no ensino de filosofia na educação básica e a atividade de projeto de leitura como uma prática pedagógica interdisciplinar que envolve conteúdos da filosofia e práticas de leitura. As indagações assentam sobre como os conteúdos filosóficos são apresentados pelas atividades do projeto de leitura, se esta prática pedagógica aponta na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar e se indica o aprimorar da capacidade de reflexão, quanto à atitude do perguntar sobre pensamento e ações.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nesta atividade acadêmica o objetivo da investigação é compreender a experiência no ensino de filosofia na educação básica e a atividade de projeto de leitura como uma prática pedagógica interdisciplinar que envolve conteúdos da filosofia e práticas de leitura. As indagações assentam sobre como os conteúdos filosóficos são apresentados pelas atividades do projeto de leitura, se esta prática pedagógica aponta na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar e se indica o aprimorar da capacidade de reflexão, quanto à atitude do perguntar sobre pensamento e ações. A pesquisa está sendo realizada na Escola Estadual de Ensino Médio e Educação Profissional Prefeito Osvaldo Pessoa. A presente pesquisa levará a compreensão de experiências e vivências no âmbito escolar educacional de uma disciplina que entre outros aspectos está agonizando como obrigatoriedade no universo escolar após a MP 746 de 2016, que resultou na Lei 13415 de 16/02/2017. Compreendemos que os conteúdos de filosofia no ensino médio devem ser apresentados aos alunos na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar. Assim, nosso propósito é a investigação de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar pela experiência da filosofia. O que leva a necessidade de identificar os conteúdos de livros didáticos e identificar métodos de apresentação dos conteúdos programáticos da filosofia de modo que desperte o interesse sobre esses saberes, para o estudante. Estamos desenvolvendo atividades que visam o problema da fundamentação da educação pela filosofia, na visão de um discurso emergente que proporcione um repensar a reflexão não apenas na ideia de uma fundamentação filosófica racional como verdade ideal para a educação revelando, apenas neste aspecto a sua utilidade, mas buscando na reflexão as multiplicidades dos temas educacionais que se apresentam num contexto contemporâneo. A filosofia como uma disciplina do currículo do ensino médio, pelo seu caráter obrigatório estimula a discussão de conceitos, desperta a formação da reflexão crítica sobre a realidade e elucida a oportunidade da descoberta de uma nova forma de pensar que vai ajudar a descobrir e reelaborar uma nova concepção de mundo. O objetivo da investigação é compreender a experiência no ensino de filosofia na educação básica e a atividade de projeto de leitura como uma prática pedagógica interdisciplinar que envolve conteúdos da filosofia e práticas de leitura. As indagações assentam sobre como os conteúdos filosóficos são apresentados pelas atividades do projeto de leitura, se esta prática pedagógica aponta na conversão do saber filosófico em conhecimento escolar e se indica o aprimorar da capacidade de reflexão, quanto à atitude do perguntar sobre pensamento e ações.

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