FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA CULTURA INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei 11.645/2008 e também debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – buscou, por um lado, oferecer um repertório conceitual e teórico que possibilitasse o desenvolvimento de uma educação intercultural nas escolas e, por outro lado, contribuir para a construção de uma cultura profissional para atuar na contramão dos paradigmas vigentes na sociedade atual: do individualismo e competição para o coletivo e a cooperação; da rigidez para a flexibilidade; do foco no indivíduo e na instituição para o foco no trabalho colaborativo em equipe. 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