Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA: A NECESSIDADE DA MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS

Palavra-chaves: MUSICALIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, CRIANÇAS Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36997
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4635
    "inscrito_id" => 9464
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: A NECESSIDADE DA MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "Sabemos que segundo a legislação educacional do n osso pais, o ensino de música deve ser ofertado na escola na educação básica, especialmente na Educação Infantil. No entanto, na realidade, nos deparamos com muitos professores que até tem a vontade de trabalhar a música da maneira correta na sala de aula, mas não sabe como desenvolver esse processo. Assim, acabam utilizando a música erroneamente no cotidiano escolar, aplicando em momento sem objetivos ou fora de contexto. Esse trabalhado vem justamente mostrar o quanto é importante que o professor participe de formação continuada para sua própria capacitação, principalmente no que diz respeito ao trabalho com musicalização, onde muitos professores nem sabem como desenvolver já que durante sua formação acadêmica esse norte não foi explorado.  Assim, esse relato tem por objetivo destacar a importância de o professor de qualificar continuamente entendendo os benefícios que a musicalização traz para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Para alcançar tal fim, nossa produção foi pautada por observações e experiência vivida em uma oficina ministrada com professores. Tivemos como base alguns estudos realizados por teóricos da área. A investigação concluída revelou que é possível oferecer uma formação continua aos professores na busca do aprimoramento de suas práticas pedagógicas no que diz respeito a musicalização. Ainda percebemos o quanto os professores se envolveram nas atividades propostas com entusiasmo, o que acreditamos que quando eles forem colocar em prática com suas crianças na escola, a resposta será a mesma. Os professores compreenderam os benefícios do trabalho com a música na escola e em seus discursos a idéia era que a partir daquela oficina iriam desenvolver um aprendizado mais voltado para a musicalização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MUSICALIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID9464_16102017231605.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FRANKLIN DO REGO ANTERO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON ANTERO"
    "autor_email" => "and.artes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36997
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4635
    "inscrito_id" => 9464
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: A NECESSIDADE DA MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "Sabemos que segundo a legislação educacional do n osso pais, o ensino de música deve ser ofertado na escola na educação básica, especialmente na Educação Infantil. No entanto, na realidade, nos deparamos com muitos professores que até tem a vontade de trabalhar a música da maneira correta na sala de aula, mas não sabe como desenvolver esse processo. Assim, acabam utilizando a música erroneamente no cotidiano escolar, aplicando em momento sem objetivos ou fora de contexto. Esse trabalhado vem justamente mostrar o quanto é importante que o professor participe de formação continuada para sua própria capacitação, principalmente no que diz respeito ao trabalho com musicalização, onde muitos professores nem sabem como desenvolver já que durante sua formação acadêmica esse norte não foi explorado.  Assim, esse relato tem por objetivo destacar a importância de o professor de qualificar continuamente entendendo os benefícios que a musicalização traz para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Para alcançar tal fim, nossa produção foi pautada por observações e experiência vivida em uma oficina ministrada com professores. Tivemos como base alguns estudos realizados por teóricos da área. A investigação concluída revelou que é possível oferecer uma formação continua aos professores na busca do aprimoramento de suas práticas pedagógicas no que diz respeito a musicalização. Ainda percebemos o quanto os professores se envolveram nas atividades propostas com entusiasmo, o que acreditamos que quando eles forem colocar em prática com suas crianças na escola, a resposta será a mesma. Os professores compreenderam os benefícios do trabalho com a música na escola e em seus discursos a idéia era que a partir daquela oficina iriam desenvolver um aprendizado mais voltado para a musicalização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MUSICALIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID9464_16102017231605.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FRANKLIN DO REGO ANTERO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON ANTERO"
    "autor_email" => "and.artes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Sabemos que segundo a legislação educacional do n osso pais, o ensino de música deve ser ofertado na escola na educação básica, especialmente na Educação Infantil. No entanto, na realidade, nos deparamos com muitos professores que até tem a vontade de trabalhar a música da maneira correta na sala de aula, mas não sabe como desenvolver esse processo. Assim, acabam utilizando a música erroneamente no cotidiano escolar, aplicando em momento sem objetivos ou fora de contexto. Esse trabalhado vem justamente mostrar o quanto é importante que o professor participe de formação continuada para sua própria capacitação, principalmente no que diz respeito ao trabalho com musicalização, onde muitos professores nem sabem como desenvolver já que durante sua formação acadêmica esse norte não foi explorado. Assim, esse relato tem por objetivo destacar a importância de o professor de qualificar continuamente entendendo os benefícios que a musicalização traz para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Para alcançar tal fim, nossa produção foi pautada por observações e experiência vivida em uma oficina ministrada com professores. Tivemos como base alguns estudos realizados por teóricos da área. A investigação concluída revelou que é possível oferecer uma formação continua aos professores na busca do aprimoramento de suas práticas pedagógicas no que diz respeito a musicalização. Ainda percebemos o quanto os professores se envolveram nas atividades propostas com entusiasmo, o que acreditamos que quando eles forem colocar em prática com suas crianças na escola, a resposta será a mesma. Os professores compreenderam os benefícios do trabalho com a música na escola e em seus discursos a idéia era que a partir daquela oficina iriam desenvolver um aprendizado mais voltado para a musicalização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.