Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DO CAMPO DA CULTURA VISUAL NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: BRASIL 2005 – 2015

Palavra-chaves: CULTURA VISUAL, VISUALIDADE, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇ Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Este levantamento bibliográfico integra-se a um projeto de pesquisa mais amplo, sobre o estado do conhecimento da Cultura Visual no Brasil, no período de 2005-2015, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coleta realizada no banco de dados indicado efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Esses descritores foram selecionados em virtude da Cultura Visual ainda ser um campo de estudo emergente, em construção, com muitas divergências entre seus estudiosos em relação à sua delimitação e ao seu próprio objeto de estudo. Por essa razão optou-se pelo termo que denomina o próprio campo como também pelo conceito que diferencia a Cultura Visual de outros campos de estudo, que é o conceito de visualidade, compreendido como modos de ver. Foram localizados duzentos e setenta e quatro trabalhos que continham os descritores no título, resumo ou palavras-chave de dissertações e teses. Os resultados apontam para um número significativo de trabalhos produzidos em Programas de Pós-graduação nas áreas de Artes, Comunicação e Educação e História. Focalizou-se os trabalhos produzidos em Programas de Pós-Graduação na área de Educação, que destaca-se com a quantidade de trinta e oito trabalhos, sendo vinte e sete em nível de Mestrado e onze em nível de Doutorado. Conclui-se que a problemática dos modos de ver, discutida pelo campo da Cultura Visual, tem se afirmado na área da Educação ao longo do período em estudo, com o incremento quantitativo de dissertações e teses, que voltam-se para a discussão da infância, em cruzamento com a Arte-Educação e Artes Visuais, vinculadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como a Formação de Professores, indicando a preocupação com o processo de formação em uma cultura em que abundam os atos visuais.Este trabalho apresenta os resultados alcançados por meio do levantamento bibliográfico realizado na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e D" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "CULTURA VISUAL, VISUALIDADE, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3556_06092017181227.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA REIS GARCIA MARCONDES" "autor_nome_curto" => "ANA GARCIA " "autor_email" => "amrg0508@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37404 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 3556 "titulo" => """ MAPEAMENTO DO CAMPO DA CULTURA VISUAL\r\n NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: BRASIL 2005 – 2015 """ "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados alcançados por meio do levantamento bibliográfico realizado na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2005 a 2015, a fim de identificar a produção acadêmica sobre Cultura Visual que se origina nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados alcançados por meio do levantamento bibliográfico realizado na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2005 a 2015, a fim de identificar a produção acadêmica sobre Cultura Visual que se origina nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Este levantamento bibliográfico integra-se a um projeto de pesquisa mais amplo, sobre o estado do conhecimento da Cultura Visual no Brasil, no período de 2005-2015, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coleta realizada no banco de dados indicado efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Esses descritores foram selecionados em virtude da Cultura Visual ainda ser um campo de estudo emergente, em construção, com muitas divergências entre seus estudiosos em relação à sua delimitação e ao seu próprio objeto de estudo. Por essa razão optou-se pelo termo que denomina o próprio campo como também pelo conceito que diferencia a Cultura Visual de outros campos de estudo, que é o conceito de visualidade, compreendido como modos de ver. Foram localizados duzentos e setenta e quatro trabalhos que continham os descritores no título, resumo ou palavras-chave de dissertações e teses. Os resultados apontam para um número significativo de trabalhos produzidos em Programas de Pós-graduação nas áreas de Artes, Comunicação e Educação e História. Focalizou-se os trabalhos produzidos em Programas de Pós-Graduação na área de Educação, que destaca-se com a quantidade de trinta e oito trabalhos, sendo vinte e sete em nível de Mestrado e onze em nível de Doutorado. Conclui-se que a problemática dos modos de ver, discutida pelo campo da Cultura Visual, tem se afirmado na área da Educação ao longo do período em estudo, com o incremento quantitativo de dissertações e teses, que voltam-se para a discussão da infância, em cruzamento com a Arte-Educação e Artes Visuais, vinculadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como a Formação de Professores, indicando a preocupação com o processo de formação em uma cultura em que abundam os atos visuais.

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