FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DAS COORDENADORAS DOS MUNICÍPIOS DE LAGO DA PEDRA- MA E SÃO MATEUS DO MARANHÃO- MA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36985 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 881 "inscrito_id" => 2436 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DAS COORDENADORAS DOS MUNICÍPIOS DE LAGO DA PEDRA- MA E SÃO MATEUS DO MARANHÃO- MA." "resumo" => "O debate sobre a formação continuada de docentes configura-se como uma temática importante e essencial para qualidade do processo de ensino e aprendizagem, em função do despertar dos múltiplos olhares para a reflexão das práticas docentes e dos desafios que esta suscita aos educadores e à escola enquanto espaço de reflexões e debates. Esta pesquisa foi desenvolvida nos municípios de São Mateus do Maranhão- MA e Lago da Pedra –MA, com as Coordenadoras-gerais da Educação Infantil destes municípios, uma vez que, entende-se que para que o processo formativo continuado ocorra de maneira satisfatória e adequada é necessário que a gestão busque estratégias para o bom desenvolvimento de uma educação de qualidade. Tem como escopo elucidar a respeito do processo de formação continuada de docentes da educação infantil nos municípios de Lago da Pedra- MA e São Mateus do Maranhão- MA através de relatos e opiniões paralelas das Coordenadoras da Educação Infantil destes municípios. Ancorada nos autores: NÓVOA (2002), CARNEIRO (2014) e nos dispositivos legais que versam sobre a formação de professores destacando a Constituição Federal (1988), a LDBEM nº 9394/96, RCNEI (1988), DCNEI (2013); dentre outros autores e dispositivos que fundamentam a temática em foco. É uma pesquisa exploratória com enfoque qualitativo; na qual se realizou a pesquisa bibliográfica e de campo. Associando-se a estes procedimentos a entrevista semiestruturada, como instrumento de coleta de dados. A pesquisa ocorreu de janeiro de 2016 a abril de 2017. Os resultados obtidos favorecem a compreensão a respeito da importância da formação continuada das professoras da Educação Infantil, no processo de (re) construção das práticas educativas e do saber docente proporcionando melhorias na aprendizagem das crianças pequenas dos municípios de Lago da Pedra- MA e São Mateus do Maranhão- MA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE DOCENTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, LAGO DA PEDRA- MA, SÃO MATEUS DO MARANHÃO- MA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2436_06092017183650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉLIA DE JESUS ARAUJO BRAGA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉLIA BRAGA" "autor_email" => "josybraga45@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36985 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 881 "inscrito_id" => 2436 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DAS COORDENADORAS DOS MUNICÍPIOS DE LAGO DA PEDRA- MA E SÃO MATEUS DO MARANHÃO- MA." "resumo" => "O debate sobre a formação continuada de docentes configura-se como uma temática importante e essencial para qualidade do processo de ensino e aprendizagem, em função do despertar dos múltiplos olhares para a reflexão das práticas docentes e dos desafios que esta suscita aos educadores e à escola enquanto espaço de reflexões e debates. Esta pesquisa foi desenvolvida nos municípios de São Mateus do Maranhão- MA e Lago da Pedra –MA, com as Coordenadoras-gerais da Educação Infantil destes municípios, uma vez que, entende-se que para que o processo formativo continuado ocorra de maneira satisfatória e adequada é necessário que a gestão busque estratégias para o bom desenvolvimento de uma educação de qualidade. Tem como escopo elucidar a respeito do processo de formação continuada de docentes da educação infantil nos municípios de Lago da Pedra- MA e São Mateus do Maranhão- MA através de relatos e opiniões paralelas das Coordenadoras da Educação Infantil destes municípios. Ancorada nos autores: NÓVOA (2002), CARNEIRO (2014) e nos dispositivos legais que versam sobre a formação de professores destacando a Constituição Federal (1988), a LDBEM nº 9394/96, RCNEI (1988), DCNEI (2013); dentre outros autores e dispositivos que fundamentam a temática em foco. É uma pesquisa exploratória com enfoque qualitativo; na qual se realizou a pesquisa bibliográfica e de campo. Associando-se a estes procedimentos a entrevista semiestruturada, como instrumento de coleta de dados. A pesquisa ocorreu de janeiro de 2016 a abril de 2017. Os resultados obtidos favorecem a compreensão a respeito da importância da formação continuada das professoras da Educação Infantil, no processo de (re) construção das práticas educativas e do saber docente proporcionando melhorias na aprendizagem das crianças pequenas dos municípios de Lago da Pedra- MA e São Mateus do Maranhão- MA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE DOCENTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, LAGO DA PEDRA- MA, SÃO MATEUS DO MARANHÃO- MA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2436_06092017183650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉLIA DE JESUS ARAUJO BRAGA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉLIA BRAGA" "autor_email" => "josybraga45@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }