No âmbito escolar, Ciências deve ser ensinada de forma sistêmica, interdisciplinar e contextualizada, para assim promover um ensino que permita os estudantes se aproximarem de conhecimentos que lhe possibilitem atuar de forma crítica, ética e criativa no seu cotidiano. No entanto, o ensino de ciências, em geral, tem sido marcado em algumas concepções pelo ensino tradicional, que enfatiza a memorização de conteúdos de maneira sequencial como se alguns conteúdos fossem pré-requisitos de outros; ou de maneira desarticulada e fragmentada. O presente estudo tem por objetivo conhecer a percepção dos alunos do Ensino fundamental (anos finais) sobre a relevância do Ensino de Ciências. Mais especificamente, buscamos verificar quais temáticas despertam maior interesse na área de ciências; identificar as dificuldades apontadas pelos alunos para seu aprendizado e relatar os recursos que, segundo os alunos, tornam seu aprendizado mais significativo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo o questionário como principal instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada em turmas do nono ano de duas escolas públicas municipais, localizadas na cidade de Nazaré da Mata – PE, totalizando uma amostra de 37 alunos. Foi possível perceber, diante da percepção dos estudantes, que as aulas de ciências são relevantes em suas vidas, sendo um aspecto importante para eles se sentirem mais motivados para estudar. Por outro lado, nota-se em seus relatos a falta de aulas práticas e dinâmicas. Além disso, deve-se levar em consideração alguns fatores para que os alunos estabeleçam uma melhor percepção do Ensino de Ciências, tais como a metodologia do ensino, infraestrutura, material didático e possibilidades de aula de campo.