Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA UNIDADE ESCOLAR DEPUTADO ALEXANDRE COSTA, NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MARANHÃO, BRASIL

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A preocupação com as questões ambientais começou a se ampliar a partir da Revolução Industrial. Segundo, a Revolução Industrial é a marca do capitalismo que, ao modificar o sistema de produção, consegue aumentar a margem de lucro do capitalista, promovendo uma enorme poluição do ar, dos rios, do solo, etc. Esta revolução foi o ponto de partida para toda a problemática vivenciada nos dias de hoje. Ao longo dos três últimos séculos, o maleficio que o capitalismo trouxe para o meio ambiente era justificado pela possibilidade do progresso humano. A Educação Ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos, educar significa, em primeiro lugar, “autotransforma-se”, pois a educação ambiental precisa ser transformadora, educativa, cultural, informativa, política, formativa e acima de tudo emancipatória, e ainda assim, deve ser vista como um processo permanente de aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e formar cidadãos com consciência local e planetária. O espaço escolar é importante para a construção de Educação Ambiental, em todos os níveis e idade, uma vez que este deve assumir responsabilidade no sentido de promover discussões e intervenções para que se reduzam os impactos negativos na sociedade e para garantir para as futuras gerações um meio ambiente mais humanizado e a promoção e construção de sujeito alfabetizados ecologicamente. Diante do exposto, emerge uma questão de como sensibilizar os alunos acerca da importância da Educação Ambiental, nesse contexto, esta pesquisa objetivou-se em analisar a educação ambiental na visão de alunos do ensino fundamental II na Unidade Escolar Deputado Alexandre Costa no município de Caxias- MA. A pesquisa foi realizada no período de maio a junho de 2017, o público alvo para o estudo foram os alunos do 6º ao 9º ano do turno vespertino, aplicou-se questionários como ferramenta de estudo. Diante da pesquisa desenvolvida destaca-se a necessidade de inserir a temática educação ambiental nos conteúdos escolares, uma vez que é no meio ambiente que o ser humano está inserido e somos dependentes do meio ambiente, e para que ocorram mudanças nas atitudes que afetam de forma negativa o meio ambiente, é necessário que seja trabalhado com os educandos formas de cuidar do meio ambiente para conseguir alcançar o desenvolvimento sustentável, precisa enfatizar a importância do meio ambiente para a sociedade. O professor deve-se utilizar ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem na educação ambiental, apropriar de informações para serem repassadas aos alunos, mostrar os problemas socioambientais que estão acontecendo no planeta e em sua realidade local. Constatou-se na pesquisa carência de informação sobre o assunto, uma vez que nos dias atuais a informação é acessível e disponível a todos, no entanto é papel do docente mediar o discente para a utilização desses instrumentos informativos na educação.

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