Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISE DO PROCESSO AVALIATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA PIAUÍ

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, PROFESSORES, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A avaliação tem um papel indispensável no cotidiano das atividades humanas. A todo momento estamos sendo avaliados, questionados, sobre as mais diversas circunstancias. O presente trabalho teve como objetivo analisar provas de ciências e biologia de escolas da rede pública do município de Parnaíba Piauí com a finalidade de observar como é realizado na prática o processo de avaliação destas disciplinas nessas instituições de ensino. Foram analisadas provas de seis escolas da rede pública de ensino do município de Parnaíba-PI, sendo elas instituições de nível fundamental e médio, através de uma conversa previa com os docentes ministrantes dessas disciplinas, explicando-os o objetivo da pesquisa, os mesmos disponibilizaram este material para a análise. Nas instituições foram coletadas provas do ensino fundamenta, do 6º ao 9º ano, e do ensino médio do 1º ao 3º ano, sendo obtidos três exemplares de cada série, as mesmas passaram por uma análise qualitativa baseada em uma ficha avaliativa, levando em consideração características indispensáveis na construção de uma avaliação, tais como objetivo da avaliação, tipos de conteúdo, classificação das questões, forma das questões, contextualização das questões, presença ou ausência de imagens, entre outras. De modo geral todas as provas analisadas seguem a mesma estrutura de elaboração, contendo formas de questões variadas: fechadas, abertas, de completar, de associação, de múltipla escolha e problemas de verdadeiro ou falso. Considerando que as questões que constituem as avaliações são dispostas algumas de forma contextualizada, ou seja, contendo informações no enunciado que submetem o discente a uma situação com o objetivo de subsidiar a identificação da resposta correta, e questões com pretextos, que apenas fornece informações ligadas ao que se pergunta diretamente, diferindo na maioria das vezes, apenas a forma como as questões estão dispostas. Apesar de todas as avaliações valorizarem a aprendizagem, foi possível observar uma grande quantidade de questões conceituais, que exigem dos alunos a memorização do conteúdo, porém a memorização pode ser vista como o passo inicial para a aprendizagem e interpretação de determinadas situações.

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