O artigo tem por objetivo apresentar estudo sobre o financiamento da educação superior pública na Bahia evidenciando como a Educação insere-se na estrutura das Leis Orçamentárias Anuais do Estado da Bahia no período de 2014 a 2016. Para esse fim, fizemos uma revisão dos aspectos relativos aos orçamentos públicos em educação, levantamos e analisamos os dados sobre a evolução dos recursos alocados às Universidades Estaduais Baianas (UEBAs). O tema insere-se no campo da política educacional e, mais especificamente, aos estudos sobre o financiamento da educação superior, buscando apresentar dados acerca da alocação dos recursos públicos diretos destinados aos orçamentos das
universidades estaduais baianas. Apresenta resultados preliminares de estudos exploratórios, bibliográficos e documentais. Os dados evidenciam um cenário de grandes desafios para as Instituições Estaduais Públicas de Educação Superior no que se refere ao modelo de financiamento frente a elevada prevalência dos desembolsos com pessoal e encargos, estagnação dos recursos alocados às outros custos correntes e consequentemente, à baixa capacidade de investimentos.