Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A SUA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO

Palavra-chaves: PERCEPÇÃO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Ao se buscar uma educação mais contextualizada e atrativa, em que se almeja o envolvimento e aproximação dos alunos, uma alternativa seria uma abordagem por meio da relação entre Divulgação Científica (DC) e o ensino. O uso desta abordagem pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências importantes, tais como: argumentação, escrita, leitura e fala dos alunos. Entretanto, para que a DC seja utilizada de maneira positiva nesse novo contexto, faz-se necessário que se tenha um olhar mais crítico sobre ela, quanto a suas vantagens e desvantagens para o ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, é importante que se investigue desde a formação inicial dos professores a fim de que se possa refletir sobre a importância das discussões sobre DC neste cenário e o seu desenvolvimento para a futura prática docente. Desta forma esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de licenciandos do curso de Ciências Biológicas sobre DC e identificar em seus discursos o que pensam sobre a possibilidade da inserção de DC no ensino. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, de tipologia de estudo de caso. O contexto da pesquisa foi a disciplina de Prática de ensino de Botânica, do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária Dom Delgado. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos matriculados regulamente na disciplina citada. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário que foi entregue no início do semestre letivo aos alunos. O questionário apresentou seis questões e tinha como a finalidade identificar as percepções sobre a temática de DC. Com base nas respostas obtidas por meio do questionário, foram realizadas análises e comparadas a partir uma compilação de diferentes referencias teóricos para as diferentes percepções dos licenciandos sobre a temática abordada. Foram analisados quinze questionários, identificados de S1 a S15 a fim de que as identidades dos participantes fossem preservadas. A partir das inferências realizadas por meio das respostas, foi possível constatar a heterogeneidade sobre as percepções dos futuros professores de Ciências Biológicas sobre o que pensam quanto DC. Os licenciandos evidenciaram o interlocutor em suas respostas como peça fundamental na construção da DC que atendam seu papel, e traços aspectos didáticos, científicos e laicos que concatenados tornam a DC uma prática discursiva heterogênea que apresenta características próprias tornando-a uma forte aliada para o ensino. Por fim, é importante ressaltar que, mesmo com visões conceituais distintas e apresentando experiências durante sua formação pessoal e profissional diferentes, os futuros professores, consideraram a DC como uma possibilidade relevante para o ensino, uma vez que, permite o desenvolvimento intelectual dos alunos, propiciando a construção de argumentos que tenham embasamento científico e, dessa forma, favorecendo a alfabetização científica dos alunos.

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