Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 326
METODOLOGIA DA PESQUISA, AUTONOMIA E EXPERIMENTAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: QUÍMICA, ENSINO MÉDIO, SUSTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Os estudos das Ciências no Ensino Base da rede pública é um desafio, em muitos casos, pela falta de recursos, ou despreparo dos educadores, entre outros fatores. Dessa forma vemos o declínio da Química no Ensino Médio. O aprendizado da Química requer o envolvimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor. Para isso, é necessário à articulação de aulas práticas que estimulem a curiosidade. O que leva esse trabalho ao objetivo desenvolver o crescimento pessoal e intelectual, através das luzes da pesquisa científica, salientando os conhecimentos e habilidades de cada aluno, fundamentado com experimentos representativos do estudo de Química. A instituição Padre Manoel Otaviano foi o palco de desenvolvimento desse trabalho, sendo os alunos do 2º ano “A” os protagonistas desta ação. Foi demonstrado a importância da ciência para o nosso cotidiano, e a evolução de nossa sociedade, expondo artigos, livros, filmes e documentários científicos. E depois proposto a formação de grupos entre os alunos e instigar os mesmos a pesquisar e realizar o estudo sobre um assunto que fosse de seu interessasse e tivesse ligação com estudo de química. Os resultados falam por si próprios, em a que pesquisa e a prática no ensino de Ciências e no caso específico da Química é fundamental para sua compreensão, assim como desenvolvimento das habilidades e competências. Explicitamente os trabalhos dos educandos relata a preocupação ambiental e sustentável, assim como o meio em que convive.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.