METODOLOGIA DA PESQUISA, AUTONOMIA E EXPERIMENTAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37438 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 84 "titulo" => "METODOLOGIA DA PESQUISA, AUTONOMIA E EXPERIMENTAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ Os estudos das Ciências no Ensino Base da rede pública é um desafio, em muitos casos, pela falta de recursos, ou despreparo dos educadores, entre outros fatores. Dessa forma vemos o declínio da Química no Ensino Médio. O aprendizado da Química requer o envolvimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor. Para isso, é necessário à articulação de aulas práticas que estimulem a curiosidade. O que leva esse trabalho ao objetivo desenvolver o crescimento pessoal e intelectual, através das luzes da pesquisa científica, salientando os conhecimentos e habilidades de cada aluno, fundamentado com experimentos representativos do estudo de Química. A instituição Padre Manoel Otaviano foi o palco de desenvolvimento desse trabalho, sendo os alunos do 2º ano “A” os protagonistas desta ação. Foi demonstrado a importância da ciência para o nosso cotidiano, e a evolução de nossa sociedade, expondo artigos, livros, filmes e documentários científicos. E depois proposto a formação de grupos entre os alunos e instigar os mesmos a pesquisar e realizar o estudo sobre um assunto que fosse de seu interessasse e tivesse ligação com estudo de química.\r\n Os resultados falam por si próprios, em a que pesquisa e a prática no ensino de Ciências e no caso específico da Química é fundamental para sua compreensão, assim como desenvolvimento das habilidades e competências. Explicitamente os trabalhos dos educandos relata a preocupação ambiental e sustentável, assim como o meio em que convive. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, ENSINO MÉDIO, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID84_20042017193126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIMARIO ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEREIRA" "autor_email" => "mario.alves_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37438 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 84 "titulo" => "METODOLOGIA DA PESQUISA, AUTONOMIA E EXPERIMENTAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ Os estudos das Ciências no Ensino Base da rede pública é um desafio, em muitos casos, pela falta de recursos, ou despreparo dos educadores, entre outros fatores. Dessa forma vemos o declínio da Química no Ensino Médio. O aprendizado da Química requer o envolvimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor. Para isso, é necessário à articulação de aulas práticas que estimulem a curiosidade. O que leva esse trabalho ao objetivo desenvolver o crescimento pessoal e intelectual, através das luzes da pesquisa científica, salientando os conhecimentos e habilidades de cada aluno, fundamentado com experimentos representativos do estudo de Química. A instituição Padre Manoel Otaviano foi o palco de desenvolvimento desse trabalho, sendo os alunos do 2º ano “A” os protagonistas desta ação. Foi demonstrado a importância da ciência para o nosso cotidiano, e a evolução de nossa sociedade, expondo artigos, livros, filmes e documentários científicos. E depois proposto a formação de grupos entre os alunos e instigar os mesmos a pesquisar e realizar o estudo sobre um assunto que fosse de seu interessasse e tivesse ligação com estudo de química.\r\n Os resultados falam por si próprios, em a que pesquisa e a prática no ensino de Ciências e no caso específico da Química é fundamental para sua compreensão, assim como desenvolvimento das habilidades e competências. Explicitamente os trabalhos dos educandos relata a preocupação ambiental e sustentável, assim como o meio em que convive. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, ENSINO MÉDIO, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID84_20042017193126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIMARIO ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEREIRA" "autor_email" => "mario.alves_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }