A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35075 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2325 "inscrito_id" => 7510 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A atuação do psicólogo escolar entendida como relacional e institucional pode envolver dentre outras funções, a assessoraria ao trabalho coletivo dos atores escolares, oportunizando a conscientização das concepções orientadoras das práticas pedagógicas que se refletem nos espaços e nas práticas institucionalizadas, bem como nas relações sociais e nos processos de gestão. Um das contribuições da psicologia à educação está no processo de formação docente para a elaboração de propostas mais consistentes que resultem em melhorias da prática e do processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido o presente estudo relata uma formação desenvolvida com professoras e tutoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de João Pessoadurante o estágio supervisionado em Psicologia Escolar I, do curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Foi realizado inicialmente um mapeamento institucional, a partir do qual elaboramos estratégias favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo. Foram realizados quatro encontros com as profissionais acerca da relação entre teoria e prática a partir da discussão das correntes filosóficas (inatista, empirista e interacionista), pois a teoria era percebida como algo que não ofereceria subsídio para resolver as dificuldades da prática e sobre Habilidades Sociais, pois a queixa de dificuldade nos relacionamentos dos profissionais entre si e destes com as crianças e pais eram freqüente e influenciava diretamente na qualidade das praticas pedagógicas. Alguns recursos utilizados foram: datashow, debate e dinâmicas. A partir das intervenções e do feedback das educadoras acerca dos encontros foi possível concluir que estes foram significativos para a prática das mesmas, pois se constituíram em momentos de reflexão sobre sua atuação e permitiu que realizassem uma leitura histórica e crítica sobre os fenômenos educacionais.Diante do exposto, defende-se a importância do trabalho do (a) Psicólogo(a) Escolar/Educacional, como um agente de transformação que deve contribuir para modificar esse cenário, a partir de um trabalho coletivo e de formação continuada que envolva os educadores no sentido de criar espaços de discussão e redimensionamento das concepções que orientam suas práticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID7510_11092017205516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA RAÍSSA FERNANDES DE MELO" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "clararfm1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35075 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2325 "inscrito_id" => 7510 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A atuação do psicólogo escolar entendida como relacional e institucional pode envolver dentre outras funções, a assessoraria ao trabalho coletivo dos atores escolares, oportunizando a conscientização das concepções orientadoras das práticas pedagógicas que se refletem nos espaços e nas práticas institucionalizadas, bem como nas relações sociais e nos processos de gestão. Um das contribuições da psicologia à educação está no processo de formação docente para a elaboração de propostas mais consistentes que resultem em melhorias da prática e do processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido o presente estudo relata uma formação desenvolvida com professoras e tutoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de João Pessoadurante o estágio supervisionado em Psicologia Escolar I, do curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Foi realizado inicialmente um mapeamento institucional, a partir do qual elaboramos estratégias favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo. Foram realizados quatro encontros com as profissionais acerca da relação entre teoria e prática a partir da discussão das correntes filosóficas (inatista, empirista e interacionista), pois a teoria era percebida como algo que não ofereceria subsídio para resolver as dificuldades da prática e sobre Habilidades Sociais, pois a queixa de dificuldade nos relacionamentos dos profissionais entre si e destes com as crianças e pais eram freqüente e influenciava diretamente na qualidade das praticas pedagógicas. Alguns recursos utilizados foram: datashow, debate e dinâmicas. A partir das intervenções e do feedback das educadoras acerca dos encontros foi possível concluir que estes foram significativos para a prática das mesmas, pois se constituíram em momentos de reflexão sobre sua atuação e permitiu que realizassem uma leitura histórica e crítica sobre os fenômenos educacionais.Diante do exposto, defende-se a importância do trabalho do (a) Psicólogo(a) Escolar/Educacional, como um agente de transformação que deve contribuir para modificar esse cenário, a partir de um trabalho coletivo e de formação continuada que envolva os educadores no sentido de criar espaços de discussão e redimensionamento das concepções que orientam suas práticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID7510_11092017205516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA RAÍSSA FERNANDES DE MELO" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "clararfm1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }