Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE, BIOLOGIA E GEOCIÊNCIAS: UMA INTERDISCIPLINARIDADE FUNCIONAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EVOLUÇÃO, PALEONTOLOGIA, VIDA, VIDA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35884
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2495
    "inscrito_id" => 3807
    "titulo" => "ARTE, BIOLOGIA E GEOCIÊNCIAS: UMA INTERDISCIPLINARIDADE FUNCIONAL"
    "resumo" => "Ensinar alguns conteúdos na Biologia pode algumas vezes ser difícil para o professor. Alguns exemplos são ensinar sobre a origem do universo, sobre a origem e evolução da vida, tempo geológico e Paleontologia  interagindo com as ideias de Darwin. Estes conteúdos são complexos, pois apresentam um razoável grau de dificuldade, exigem alguma capacidade de abstração e sempre levantam polêmicas de cunho religioso nas turmas do Ensino Médio. Tais polêmicas, muitas vezes engessam e dificultam o aprendizado dos alunos. Porém, apesar destes conteúdos serem complexos, eles despertam o interesse dos alunos, pois levam a  indagações filosóficas como:  “De onde viemos?” “Para onde vamos?”Sendo assim, foi elaborado um método através de um projeto intitulado “Uma viagem na História da vida com Arte e Biologia”  para ensinar estes conteúdos interagindo Biologia e Arte. A estratégia foi fazer com que os alunos representassem através de  pinturas e esculturas com gesso e argila a origem do universo, do planeta Terra e da vida seguindo a sequência do tempo geológico e da evolução dos organismos. Posteriormente, todo o material produzido e outros materiais coletados e obtidos através de empréstimos em universidades (minerais, rochas, fósseis dentre outros) foram apresentados em uma grande exposição na escola que foi visitada por mais de 400 alunos e membros da comunidade escolar. Obteve-se como resultado o aprendizado dos alunos referente aos conteúdos propostos de maneira lúdica, prazerosa e interdisciplinar. A professora também aprendeu  muito com as pesquisas que fez, com o treinamento artístico que teve que fazer e com a interação com os seus alunos. Além disso, atingiu o objetivo das habilidades e competências propostas pelo currículo mínimo e a maior parte alunos apresentou a exposição do material de forma didática e concisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EVOLUÇÃO, PALEONTOLOGIA, VIDA, VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3807_12092017003335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH GONÇALVES DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "SARAH DUARTE"
    "autor_email" => "Sarahpalino@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35884
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2495
    "inscrito_id" => 3807
    "titulo" => "ARTE, BIOLOGIA E GEOCIÊNCIAS: UMA INTERDISCIPLINARIDADE FUNCIONAL"
    "resumo" => "Ensinar alguns conteúdos na Biologia pode algumas vezes ser difícil para o professor. Alguns exemplos são ensinar sobre a origem do universo, sobre a origem e evolução da vida, tempo geológico e Paleontologia  interagindo com as ideias de Darwin. Estes conteúdos são complexos, pois apresentam um razoável grau de dificuldade, exigem alguma capacidade de abstração e sempre levantam polêmicas de cunho religioso nas turmas do Ensino Médio. Tais polêmicas, muitas vezes engessam e dificultam o aprendizado dos alunos. Porém, apesar destes conteúdos serem complexos, eles despertam o interesse dos alunos, pois levam a  indagações filosóficas como:  “De onde viemos?” “Para onde vamos?”Sendo assim, foi elaborado um método através de um projeto intitulado “Uma viagem na História da vida com Arte e Biologia”  para ensinar estes conteúdos interagindo Biologia e Arte. A estratégia foi fazer com que os alunos representassem através de  pinturas e esculturas com gesso e argila a origem do universo, do planeta Terra e da vida seguindo a sequência do tempo geológico e da evolução dos organismos. Posteriormente, todo o material produzido e outros materiais coletados e obtidos através de empréstimos em universidades (minerais, rochas, fósseis dentre outros) foram apresentados em uma grande exposição na escola que foi visitada por mais de 400 alunos e membros da comunidade escolar. Obteve-se como resultado o aprendizado dos alunos referente aos conteúdos propostos de maneira lúdica, prazerosa e interdisciplinar. A professora também aprendeu  muito com as pesquisas que fez, com o treinamento artístico que teve que fazer e com a interação com os seus alunos. Além disso, atingiu o objetivo das habilidades e competências propostas pelo currículo mínimo e a maior parte alunos apresentou a exposição do material de forma didática e concisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EVOLUÇÃO, PALEONTOLOGIA, VIDA, VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3807_12092017003335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH GONÇALVES DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "SARAH DUARTE"
    "autor_email" => "Sarahpalino@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ensinar alguns conteúdos na Biologia pode algumas vezes ser difícil para o professor. Alguns exemplos são ensinar sobre a origem do universo, sobre a origem e evolução da vida, tempo geológico e Paleontologia interagindo com as ideias de Darwin. Estes conteúdos são complexos, pois apresentam um razoável grau de dificuldade, exigem alguma capacidade de abstração e sempre levantam polêmicas de cunho religioso nas turmas do Ensino Médio. Tais polêmicas, muitas vezes engessam e dificultam o aprendizado dos alunos. Porém, apesar destes conteúdos serem complexos, eles despertam o interesse dos alunos, pois levam a indagações filosóficas como: “De onde viemos?” “Para onde vamos?”Sendo assim, foi elaborado um método através de um projeto intitulado “Uma viagem na História da vida com Arte e Biologia” para ensinar estes conteúdos interagindo Biologia e Arte. A estratégia foi fazer com que os alunos representassem através de pinturas e esculturas com gesso e argila a origem do universo, do planeta Terra e da vida seguindo a sequência do tempo geológico e da evolução dos organismos. Posteriormente, todo o material produzido e outros materiais coletados e obtidos através de empréstimos em universidades (minerais, rochas, fósseis dentre outros) foram apresentados em uma grande exposição na escola que foi visitada por mais de 400 alunos e membros da comunidade escolar. Obteve-se como resultado o aprendizado dos alunos referente aos conteúdos propostos de maneira lúdica, prazerosa e interdisciplinar. A professora também aprendeu muito com as pesquisas que fez, com o treinamento artístico que teve que fazer e com a interação com os seus alunos. Além disso, atingiu o objetivo das habilidades e competências propostas pelo currículo mínimo e a maior parte alunos apresentou a exposição do material de forma didática e concisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.