Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGOGICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REFLEXÃO Comunicação Oral(CO) GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3696
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 669
    "inscrito_id" => 1913
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGOGICA"
    "resumo" => "Sabe- se que é necessário que o professor busque uma formação continuada, tendo em vista uma prática pedagógica reflexiva. O interesse por esse estudo surgiu de várias inquietações mediante as implicações da formação inicial e continuada no exercício docente. Sabendo da importância dessa formação continuada o objetivo dessa pesquisa foi investigar como ocorre o processo de formação continuada de professores da rede Municipal de Teresina. Referendamo- nos em teóricos como TARDIF (2002), IMBERNÓN (2010), IBIAPINA et al (2007), GARCÍA (1999) entre outros. A técnica para coleta dos dados foi a entrevista. A pesquisa segundo Berviani et al (2007) se caracteriza como sendo de natureza qualitativa descritiva. Participaram dez sujeitos na pesquisa, contudo fizemos um recorte de cinco desses para analise neste relato. De acordo com os resultados analisados, a formação continuada não é desenvolvida por todos os professores que atua na rede de ensino, devido ser ofertado uma formação fragmentada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1913_cf58338944246109a7e1c06c4cfc3a42.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAIRA SUELLY SOARES PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "JANAIRA"
    "autor_email" => "janairasuelly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3696
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 669
    "inscrito_id" => 1913
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGOGICA"
    "resumo" => "Sabe- se que é necessário que o professor busque uma formação continuada, tendo em vista uma prática pedagógica reflexiva. O interesse por esse estudo surgiu de várias inquietações mediante as implicações da formação inicial e continuada no exercício docente. Sabendo da importância dessa formação continuada o objetivo dessa pesquisa foi investigar como ocorre o processo de formação continuada de professores da rede Municipal de Teresina. Referendamo- nos em teóricos como TARDIF (2002), IMBERNÓN (2010), IBIAPINA et al (2007), GARCÍA (1999) entre outros. A técnica para coleta dos dados foi a entrevista. A pesquisa segundo Berviani et al (2007) se caracteriza como sendo de natureza qualitativa descritiva. Participaram dez sujeitos na pesquisa, contudo fizemos um recorte de cinco desses para analise neste relato. De acordo com os resultados analisados, a formação continuada não é desenvolvida por todos os professores que atua na rede de ensino, devido ser ofertado uma formação fragmentada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1913_cf58338944246109a7e1c06c4cfc3a42.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAIRA SUELLY SOARES PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "JANAIRA"
    "autor_email" => "janairasuelly@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Sabe- se que é necessário que o professor busque uma formação continuada, tendo em vista uma prática pedagógica reflexiva. O interesse por esse estudo surgiu de várias inquietações mediante as implicações da formação inicial e continuada no exercício docente. Sabendo da importância dessa formação continuada o objetivo dessa pesquisa foi investigar como ocorre o processo de formação continuada de professores da rede Municipal de Teresina. Referendamo- nos em teóricos como TARDIF (2002), IMBERNÓN (2010), IBIAPINA et al (2007), GARCÍA (1999) entre outros. A técnica para coleta dos dados foi a entrevista. A pesquisa segundo Berviani et al (2007) se caracteriza como sendo de natureza qualitativa descritiva. Participaram dez sujeitos na pesquisa, contudo fizemos um recorte de cinco desses para analise neste relato. De acordo com os resultados analisados, a formação continuada não é desenvolvida por todos os professores que atua na rede de ensino, devido ser ofertado uma formação fragmentada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.