SILVA, Fernanda Lucianne Da et al.. Um olhar sobre o uso do lúdico na educação infantil. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3635>. Acesso em: 20/11/2024 10:20
RESUMOEste artigo discute a utilização do lúdico na educação infantil enquanto mediador da aprendizagem. Resgata a ludicidade como processo educativo, uma vez que,as atividades lúdicas são imprescindíveis para a construção de saberes e não podem ser vistas pela escola apenas como um passatempo. A pesquisa é de natureza qualitativa, em que se optou pela revisão bibliográfica e pesquisa de campo durante o período de observação do Estágio Supervisionado, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia. Para a construção teórica nos respaldamos em Ariés (1981), BRASIL (1990; 1998), Kishimoto (1998), Minayo (2007), Vygotsky (1984), Lima (2001).A relevância da pesquisa se deu no momento em que foi possível investigar como o lúdico está sendo trabalhado no ensino infantil.O diagnóstico revelou que as práticas lúdicas ainda não se configuram como mediadoras do ato de aprender.PALAVRAS - CHAVE: Ensino. Lúdico. Educação infantil.