O conteúdo deste trabalho foi elaborado através de observações de estagio supervisionado por meio de monitoria proporcionado pelo projeto PIBID, foi desenvolvido pela acadêmica Paula Cristina Santos Souza do curso de Matemática modalidade Licenciatura para os anos iniciais do ensino fundamental. Preocupa-se em discutir sobre como o processo de ensino-aprendizagem da Matemática deve acontecer nos anos iniciais da educação básica com significação. Este mostrará o porquê ocorrem tantas dificuldades em relação ao ensino e aprendizado da disciplina e como a escola esta trabalhando para melhorar esse entendimento, as oficinas que estão sendo elaborados e as metodologias que foram apresentadas pelos professores com a ajuda dos monitores do PIBID. A educação brasileira apresenta defasagens, os alunos que concluem a educação básica saem despreparados, muitas vezes incapazes de utilizar os conhecimentos adquiridos na escola, ao longo das atividades desenvolvidas nessas oficinas espera-se que os alunos participantes consigam desenvolver a capacidade de melhor compreender os conceitos matemáticos na aplicação dos conteúdos estudados posteriormente