Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A COESÃO E A COERÊNCIA TEXTUAL NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: COESÃO E COERÊNCIA;, AQUISIÇÃO DA ESCRITA;, ENSINO FUNDAMENTAL. Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3525
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 512
    "inscrito_id" => 1256
    "titulo" => "A COESÃO E A COERÊNCIA TEXTUAL NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Os elementos da textualidade são fundamentais para estabelecer uma comunicação efetiva durante a aquisição da linguagem escrita. Partindo disso, este trabalho tem como objetivo analisar a coesão e a coerência em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, coletados durante as aulas de Língua Portuguesa, no ano de 2012, na Escola Municipal Sebastião Leite, localizada no município de Doutor Severiano/RN. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Antunes (2010), Capristano (2007) e Satampa (2009). Diante das análises, concluímos que durante a aquisição da escrita a criança apresenta um déficit em relação à coesão e a coerência, muitas vezes, apenas materializando em seus textos ideias desordenadas, sem clareza e continuidade. Além de problemas sintáticos que prejudicam a unidade semântica do texto. Esperamos, com esta pesquisa, contribuir para novos aprofundamentos em relação à temática, incentivando o trabalho com a leitura, revisão e reescrita dos textos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA"
    "palavra_chave" => "COESÃO E COERÊNCIA;, AQUISIÇÃO DA ESCRITA;, ENSINO FUNDAMENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1256_2893c38a2fa960edaa87ef99edd06861.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA KAROLINA BENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAROL BENTO"
    "autor_email" => "karol_bento@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3525
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 512
    "inscrito_id" => 1256
    "titulo" => "A COESÃO E A COERÊNCIA TEXTUAL NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Os elementos da textualidade são fundamentais para estabelecer uma comunicação efetiva durante a aquisição da linguagem escrita. Partindo disso, este trabalho tem como objetivo analisar a coesão e a coerência em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, coletados durante as aulas de Língua Portuguesa, no ano de 2012, na Escola Municipal Sebastião Leite, localizada no município de Doutor Severiano/RN. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Antunes (2010), Capristano (2007) e Satampa (2009). Diante das análises, concluímos que durante a aquisição da escrita a criança apresenta um déficit em relação à coesão e a coerência, muitas vezes, apenas materializando em seus textos ideias desordenadas, sem clareza e continuidade. Além de problemas sintáticos que prejudicam a unidade semântica do texto. Esperamos, com esta pesquisa, contribuir para novos aprofundamentos em relação à temática, incentivando o trabalho com a leitura, revisão e reescrita dos textos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA"
    "palavra_chave" => "COESÃO E COERÊNCIA;, AQUISIÇÃO DA ESCRITA;, ENSINO FUNDAMENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1256_2893c38a2fa960edaa87ef99edd06861.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA KAROLINA BENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAROL BENTO"
    "autor_email" => "karol_bento@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Os elementos da textualidade são fundamentais para estabelecer uma comunicação efetiva durante a aquisição da linguagem escrita. Partindo disso, este trabalho tem como objetivo analisar a coesão e a coerência em textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, coletados durante as aulas de Língua Portuguesa, no ano de 2012, na Escola Municipal Sebastião Leite, localizada no município de Doutor Severiano/RN. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Antunes (2010), Capristano (2007) e Satampa (2009). Diante das análises, concluímos que durante a aquisição da escrita a criança apresenta um déficit em relação à coesão e a coerência, muitas vezes, apenas materializando em seus textos ideias desordenadas, sem clareza e continuidade. Além de problemas sintáticos que prejudicam a unidade semântica do texto. Esperamos, com esta pesquisa, contribuir para novos aprofundamentos em relação à temática, incentivando o trabalho com a leitura, revisão e reescrita dos textos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.