EXPLORANDO A SUBTRAÇÃO POR MEIO DE JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
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Nosso trabalho está articulado às ações de um Projeto de Apoio à Licenciatura na UFPB – o PROLICEN, que tem como foco o ensino e a aprendizagem de Matemática por meio do jogo e da resolução de problemas em turmas de ensino Fundamental I, abrangendo as operações aritméticas. Para este artigo, iremos discutir sobre um conjunto de ações envolvendo o campo aditivo. Tomamos por referência, autores como Nunes et. al (2005), Alves (2001), Muniz (2014), Grando (2004), Guerios, Agranionih e Zimer (2014), entre outros. A pesquisa foi realizada numa Escola Municipal de João Pessoa, com a aproximação da abordagem participante de pesquisa em duas turmas: o 4º ano (24 alunos) e a Aceleração (11 alunos), os quais participaram das atividades de jogos e resolução de problemas, envolvendo o campo aditivo. Os dados do diagnóstico indicaram as dificuldades dos alunos com os procedimentos algorítmicos da subtração, a qual foi temas da vivência realizada nas duas turmas. 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