O objetivo desse artigo é analisar a contribuição de metodologias como o jogo e a resolução de problemas na aprendizagem do campo aditivo, tendo como foco a operação de subtração. Nosso trabalho está articulado às ações de um Projeto de Apoio à Licenciatura na UFPB – o PROLICEN, que tem como foco o ensino e a aprendizagem de Matemática por meio do jogo e da resolução de problemas em turmas de ensino Fundamental I, abrangendo as operações aritméticas. Para este artigo, iremos discutir sobre um conjunto de ações envolvendo o campo aditivo. Tomamos por referência, autores como Nunes et. al (2005), Alves (2001), Muniz (2014), Grando (2004), Guerios, Agranionih e Zimer (2014), entre outros. A pesquisa foi realizada numa Escola Municipal de João Pessoa, com a aproximação da abordagem participante de pesquisa em duas turmas: o 4º ano (24 alunos) e a Aceleração (11 alunos), os quais participaram das atividades de jogos e resolução de problemas, envolvendo o campo aditivo. Os dados do diagnóstico indicaram as dificuldades dos alunos com os procedimentos algorítmicos da subtração, a qual foi temas da vivência realizada nas duas turmas. Concluímos que tal vivência possibilitou maior envolvimento e mais aprendizagem das crianças, uma vez que apontaram o caráter lúdico e desafiador de aprender a Matemática, vivenciada de forma significativa. Porém, ainda se faz necessário maior articulação do projeto com a ação docente em sala de aula, pois, muitos alunos ainda continuaram com dificuldades nos procedimentos de cálculo, específicos da subtração. Tal articulação, favoreceria uma continuidade entre o que está sendo trabalhado no projeto e o cotidiano da sala, oportunizando uma postura mais investigativa em relação a essa área.