Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: A PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E O TRABALHO – MACAU-RN

Palavra-chaves: CAPITALISMO, EDUCAÇÃO, TRABALHO Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37828
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3491
    "inscrito_id" => 7304
    "titulo" => "O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: A PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E O TRABALHO – MACAU-RN"
    "resumo" => "Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Fundamentos Sócio-Políticos e Econômicos da Educação, do curso de Licenciatura Plena em Biologia, na turma do 2° período do IFRN Campus Macau / RN. Onde trabalhamos em sala de aula conteúdos a respeito do capitalismo que nos levou a refletir sobre como esse sistema afeta a sociedade, a educação o empregado e o empregador e o que a mesma pensa a respeito. O estudo teve como objetivo discutir a relação entre educação e trabalho, compreendendo o trabalho como princípio educativo, na sociedade capitalista, a partir da concepção de trabalhadores do município de Macau-RN, bem como mostrar que a educação não consegue sozinha modificar os efeitos do capitalismo. Depois de vários debates e de um estudo bibliográfico em sala de aula, a partir de alguns autores referentes a temática, entre eles, Saviani (1994), sendo aplicado posteriormente, um questionário, com algumas questões objetivas e subjetivas com profissionais de diversas áreas e até mesmo pessoas que se encontravam desempregadas, sendo cada resposta fundamentada em seus conceitos constituídos e firmados em sua trajetória de vida e trabalhista, então, por meio deste, extraímos desses trabalhadores a concepção da educação relacionada ao trabalho na sociedade atual e capitalista. Obtivemos uma diversidade de opiniões, dentre estas a de que a educação por mais importante que seja, jamais poderá sozinha modificar os graves problemas causados pelo capitalismo, dentre estes a desigualdade social. Do mesmo modo que o pensamento e o reconhecimento de que se tivessem estudado mais, teriam uma vida diferente, repletas de outras oportunidades, chances e caminhos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "CAPITALISMO, EDUCAÇÃO, TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID7304_13102017184724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS SILVA DO VALE CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LAIS SILVA"
    "autor_email" => "laisinhasilva2010@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37828
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3491
    "inscrito_id" => 7304
    "titulo" => "O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: A PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E O TRABALHO – MACAU-RN"
    "resumo" => "Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Fundamentos Sócio-Políticos e Econômicos da Educação, do curso de Licenciatura Plena em Biologia, na turma do 2° período do IFRN Campus Macau / RN. Onde trabalhamos em sala de aula conteúdos a respeito do capitalismo que nos levou a refletir sobre como esse sistema afeta a sociedade, a educação o empregado e o empregador e o que a mesma pensa a respeito. O estudo teve como objetivo discutir a relação entre educação e trabalho, compreendendo o trabalho como princípio educativo, na sociedade capitalista, a partir da concepção de trabalhadores do município de Macau-RN, bem como mostrar que a educação não consegue sozinha modificar os efeitos do capitalismo. Depois de vários debates e de um estudo bibliográfico em sala de aula, a partir de alguns autores referentes a temática, entre eles, Saviani (1994), sendo aplicado posteriormente, um questionário, com algumas questões objetivas e subjetivas com profissionais de diversas áreas e até mesmo pessoas que se encontravam desempregadas, sendo cada resposta fundamentada em seus conceitos constituídos e firmados em sua trajetória de vida e trabalhista, então, por meio deste, extraímos desses trabalhadores a concepção da educação relacionada ao trabalho na sociedade atual e capitalista. Obtivemos uma diversidade de opiniões, dentre estas a de que a educação por mais importante que seja, jamais poderá sozinha modificar os graves problemas causados pelo capitalismo, dentre estes a desigualdade social. Do mesmo modo que o pensamento e o reconhecimento de que se tivessem estudado mais, teriam uma vida diferente, repletas de outras oportunidades, chances e caminhos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "CAPITALISMO, EDUCAÇÃO, TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID7304_13102017184724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS SILVA DO VALE CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LAIS SILVA"
    "autor_email" => "laisinhasilva2010@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Fundamentos Sócio-Políticos e Econômicos da Educação, do curso de Licenciatura Plena em Biologia, na turma do 2° período do IFRN Campus Macau / RN. Onde trabalhamos em sala de aula conteúdos a respeito do capitalismo que nos levou a refletir sobre como esse sistema afeta a sociedade, a educação o empregado e o empregador e o que a mesma pensa a respeito. O estudo teve como objetivo discutir a relação entre educação e trabalho, compreendendo o trabalho como princípio educativo, na sociedade capitalista, a partir da concepção de trabalhadores do município de Macau-RN, bem como mostrar que a educação não consegue sozinha modificar os efeitos do capitalismo. Depois de vários debates e de um estudo bibliográfico em sala de aula, a partir de alguns autores referentes a temática, entre eles, Saviani (1994), sendo aplicado posteriormente, um questionário, com algumas questões objetivas e subjetivas com profissionais de diversas áreas e até mesmo pessoas que se encontravam desempregadas, sendo cada resposta fundamentada em seus conceitos constituídos e firmados em sua trajetória de vida e trabalhista, então, por meio deste, extraímos desses trabalhadores a concepção da educação relacionada ao trabalho na sociedade atual e capitalista. Obtivemos uma diversidade de opiniões, dentre estas a de que a educação por mais importante que seja, jamais poderá sozinha modificar os graves problemas causados pelo capitalismo, dentre estes a desigualdade social. Do mesmo modo que o pensamento e o reconhecimento de que se tivessem estudado mais, teriam uma vida diferente, repletas de outras oportunidades, chances e caminhos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.