O PRECONCEITO LINGUÍSTICO VAI A ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37876 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1724 "inscrito_id" => 3856 "titulo" => "O PRECONCEITO LINGUÍSTICO VAI A ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O ensino de Língua Portuguesa e consequentemente da norma culta no ambiente escolar não deve ter como finalidade principal a reprovação ou a exclusão da variedade da língua utilizada em nosso dia a dia junto a familiares, amigos, ou seja, uma variedade não padrão popularmente conhecida como linguagem coloquial. Destarte, o domínio da norma culta da língua, somado ao domínio de outras variedades linguísticas, tem a função de nos tornar mais preparados para nos comunicarmos. Saber usar e respeitar todas as variedades da língua é uma grande qualidade que equivale o mesmo que conseguir empregar a língua de modo adequado as mais diferentes situações sociais de que participamos. O preconceito linguístico ocorre quando, por exemplo, um sulista considera sua maneira de falar superior aos que vivem no Norte ou Nordeste do país, sem ter a consciência de que o nosso país possui dimensões continentais e embora todos falemos a língua portuguesa, ela apresenta diversas variações e particularidade regionais. Um dos grandes desafios dos professores é esclarecer para seus alunos que a língua escrita e a língua falada podem apresentar distinções e continuarem corretas em suas peculiaridades. Segundo Biderman (1988), “A língua é responsável por transmitir a herança cultural de um povo que carrega aspectos de vida, das crenças e de valores de uma sociedade. ” O preconceito linguístico negligencia essa e outras definições do que é língua e suas variações que mudam de acordo com cada estado e as realidades culturais/sociais, além de ser prejudicial ao aprendizado e evolução dos nossos alunos, causando vergonha e constrangimento da parte de alguns e ignorância da outra parte. Face ao exposto, o presente trabalho objetiva analisar a prática docente face a questão do preconceito linguístico nas escolas, expondo possíveis estratégias que o professor pode usar para desconstrução do preconceito linguístico na sala de aula. O trabalho traz ainda algumas reflexões sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa nas escolas e a importância de combatermos toda e qualquer forma de preconceito linguístico. Mostraremos também como as variações linguísticas estão presentes o nosso dia a dia com as músicas e a internet. Visando esses fatos corriqueiros no convívio social, o presente trabalho embasado com as ideias de Marcos Bagno, esclareceremos alguns pontos desse fenômeno social e a partir destes buscar novas estratégias de ensino onde esses preconceitos parem de ser reproduzidos, ampliando o campo cultural do aluno, por isso foi selecionado também algumas musicas da psicodélica nordestina para exemplificar essas variações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRECONCEITO LINGUÍSTICO, ENSINO, MÚSICA, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID3856_11092017101036.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSINA JUSSARA DE FREITAS FELIPE " "autor_nome_curto" => "JÉSSINA JUSSARA" "autor_email" => "jessinafelipe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37876 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1724 "inscrito_id" => 3856 "titulo" => "O PRECONCEITO LINGUÍSTICO VAI A ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O ensino de Língua Portuguesa e consequentemente da norma culta no ambiente escolar não deve ter como finalidade principal a reprovação ou a exclusão da variedade da língua utilizada em nosso dia a dia junto a familiares, amigos, ou seja, uma variedade não padrão popularmente conhecida como linguagem coloquial. Destarte, o domínio da norma culta da língua, somado ao domínio de outras variedades linguísticas, tem a função de nos tornar mais preparados para nos comunicarmos. Saber usar e respeitar todas as variedades da língua é uma grande qualidade que equivale o mesmo que conseguir empregar a língua de modo adequado as mais diferentes situações sociais de que participamos. O preconceito linguístico ocorre quando, por exemplo, um sulista considera sua maneira de falar superior aos que vivem no Norte ou Nordeste do país, sem ter a consciência de que o nosso país possui dimensões continentais e embora todos falemos a língua portuguesa, ela apresenta diversas variações e particularidade regionais. Um dos grandes desafios dos professores é esclarecer para seus alunos que a língua escrita e a língua falada podem apresentar distinções e continuarem corretas em suas peculiaridades. Segundo Biderman (1988), “A língua é responsável por transmitir a herança cultural de um povo que carrega aspectos de vida, das crenças e de valores de uma sociedade. ” O preconceito linguístico negligencia essa e outras definições do que é língua e suas variações que mudam de acordo com cada estado e as realidades culturais/sociais, além de ser prejudicial ao aprendizado e evolução dos nossos alunos, causando vergonha e constrangimento da parte de alguns e ignorância da outra parte. Face ao exposto, o presente trabalho objetiva analisar a prática docente face a questão do preconceito linguístico nas escolas, expondo possíveis estratégias que o professor pode usar para desconstrução do preconceito linguístico na sala de aula. O trabalho traz ainda algumas reflexões sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa nas escolas e a importância de combatermos toda e qualquer forma de preconceito linguístico. Mostraremos também como as variações linguísticas estão presentes o nosso dia a dia com as músicas e a internet. Visando esses fatos corriqueiros no convívio social, o presente trabalho embasado com as ideias de Marcos Bagno, esclareceremos alguns pontos desse fenômeno social e a partir destes buscar novas estratégias de ensino onde esses preconceitos parem de ser reproduzidos, ampliando o campo cultural do aluno, por isso foi selecionado também algumas musicas da psicodélica nordestina para exemplificar essas variações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRECONCEITO LINGUÍSTICO, ENSINO, MÚSICA, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID3856_11092017101036.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSINA JUSSARA DE FREITAS FELIPE " "autor_nome_curto" => "JÉSSINA JUSSARA" "autor_email" => "jessinafelipe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }