GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37103 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1786 "inscrito_id" => 4515 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA." "resumo" => "O presente estudo se propôs a realizar uma análise comparativa entre duas instituições escolares de mesmo enquadramento funcional, o Colégio Pedro II e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG, com o objetivo de verificar aspectos relativos à gestão, organização e prática da educação especial na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, o estudo justifica-se por revelar experiências e práticas em educação inclusiva na educação profissional e tecnológica, que na ausência de um direcionamento específico, de uma política ou programa específico, para todas as instituições que ofertam essa modalidade de ensino, configuram-se de maneiras diferenciadas em cada instituição. Assim, buscou-se realizar um estudo a partir da compreensão das condições estruturais e políticas das instituições, com base na organização administrativa e pedagógica, destacando paralelos ou dissonâncias na gestão inclusiva dos dois estabelecimentos de ensino, além de pontos positivos e negativos no processo de organização e atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial. Para tanto, optou-se por utilizar, como método, a análise comparativa, a partir da eleição de categorias de análise. Os resultados apontam disparidades estruturais no arranjo das instituições no que se refere a perspectiva inclusiva, havendo poucas similaridades nas estratégias desenvolvidas e priorizadas. Assim, constatou-se grande influência da ausência de uma política orientadora dos órgãos e setores responsáveis vinculados ao Ministério da Educação, que ofereçam subsídios aos trabalhos desenvolvidos dentro dos Institutos Federais, nos encaminhamentos dados à política de educação inclusiva. Fato que se revela no caráter particular que as políticas públicas de inclusão assumem na prática cotidiana, no interior das instituições de mesmo nível hierárquico e regimento jurídico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4515_11092017114851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA MOREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WANESSA" "autor_email" => "wanessa.oliveira@ifsudest" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37103 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1786 "inscrito_id" => 4515 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA." "resumo" => "O presente estudo se propôs a realizar uma análise comparativa entre duas instituições escolares de mesmo enquadramento funcional, o Colégio Pedro II e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG, com o objetivo de verificar aspectos relativos à gestão, organização e prática da educação especial na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, o estudo justifica-se por revelar experiências e práticas em educação inclusiva na educação profissional e tecnológica, que na ausência de um direcionamento específico, de uma política ou programa específico, para todas as instituições que ofertam essa modalidade de ensino, configuram-se de maneiras diferenciadas em cada instituição. Assim, buscou-se realizar um estudo a partir da compreensão das condições estruturais e políticas das instituições, com base na organização administrativa e pedagógica, destacando paralelos ou dissonâncias na gestão inclusiva dos dois estabelecimentos de ensino, além de pontos positivos e negativos no processo de organização e atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial. Para tanto, optou-se por utilizar, como método, a análise comparativa, a partir da eleição de categorias de análise. Os resultados apontam disparidades estruturais no arranjo das instituições no que se refere a perspectiva inclusiva, havendo poucas similaridades nas estratégias desenvolvidas e priorizadas. Assim, constatou-se grande influência da ausência de uma política orientadora dos órgãos e setores responsáveis vinculados ao Ministério da Educação, que ofereçam subsídios aos trabalhos desenvolvidos dentro dos Institutos Federais, nos encaminhamentos dados à política de educação inclusiva. Fato que se revela no caráter particular que as políticas públicas de inclusão assumem na prática cotidiana, no interior das instituições de mesmo nível hierárquico e regimento jurídico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, GESTÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4515_11092017114851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA MOREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WANESSA" "autor_email" => "wanessa.oliveira@ifsudest" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }