Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA, SOCIEDADE E LETRAMENTO: ESCRITA DE MINORIAS ÉTNICAS E SEXUAIS NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: LITERATURA, LETRAMENTO, MINORIAS Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37373
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 2578
    "titulo" => "LITERATURA, SOCIEDADE E LETRAMENTO: ESCRITA DE MINORIAS ÉTNICAS E SEXUAIS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A presente pesquisa encontra-se vinculada ao grupo de pesquisa CELLUPE, do Departamento de Letras da UPE – Campus Mata Norte e é relacionado à linha de pesquisa “Linguagem, Literatura e Cultura”. Tem como principal objetivo contribuir para a formação ou aperfeiçoamento do professor como formador de leitores críticos, abarcando estudos linguísticos e literários. A mesma buscou trazer metodologias e mostrar a importância de se efetivar o letramento crítico/literário através da literatura produzida por minorias étnicas e sexuais, abordando assim a diversidade de autores que existe em nossa sociedade; e dessa forma, trazer para a sala de aula uma literatura que abarque temáticas emergentes, tais como: gênero, etnia e identidade. Levando os alunos a aprender através das vozes por anos silenciadas, as formas pelas quais são abordadas essas questões em seus textos, efetivando assim o letramento crítico. Assim como também, buscou fazer uma revisão bibliográfica sobre letramento literário, formação de leitores e o ensino da literatura. Considerando que, desde algum tempo e progressivamente, a leitura não ocupa um espaço significativo na vida das pessoas, principalmente entre as crianças e os jovens. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa com base em uma revisão bibliográfica. Utilizando-se dos postulados teóricos organizados por ZILBERMAN (1989) acerca da teoria da estética da recepção, e COSSON (2011) no que diz respeito ao letramento literário. Por essa perspectiva, a pesquisa apresentar Conceição Evaristo; mulher, escritora contemporânea e negra, que através de suas obras nos permite refletir sobres questões étnicas, sociais e de gênero, questões essas que permeiam sua produção literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LETRAMENTO, MINORIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID2578_03092017204026.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE MORAIS FELIX"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA FELIX"
    "autor_email" => "amandinhafelix-mf@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37373
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 2578
    "titulo" => "LITERATURA, SOCIEDADE E LETRAMENTO: ESCRITA DE MINORIAS ÉTNICAS E SEXUAIS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A presente pesquisa encontra-se vinculada ao grupo de pesquisa CELLUPE, do Departamento de Letras da UPE – Campus Mata Norte e é relacionado à linha de pesquisa “Linguagem, Literatura e Cultura”. Tem como principal objetivo contribuir para a formação ou aperfeiçoamento do professor como formador de leitores críticos, abarcando estudos linguísticos e literários. A mesma buscou trazer metodologias e mostrar a importância de se efetivar o letramento crítico/literário através da literatura produzida por minorias étnicas e sexuais, abordando assim a diversidade de autores que existe em nossa sociedade; e dessa forma, trazer para a sala de aula uma literatura que abarque temáticas emergentes, tais como: gênero, etnia e identidade. Levando os alunos a aprender através das vozes por anos silenciadas, as formas pelas quais são abordadas essas questões em seus textos, efetivando assim o letramento crítico. Assim como também, buscou fazer uma revisão bibliográfica sobre letramento literário, formação de leitores e o ensino da literatura. Considerando que, desde algum tempo e progressivamente, a leitura não ocupa um espaço significativo na vida das pessoas, principalmente entre as crianças e os jovens. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa com base em uma revisão bibliográfica. Utilizando-se dos postulados teóricos organizados por ZILBERMAN (1989) acerca da teoria da estética da recepção, e COSSON (2011) no que diz respeito ao letramento literário. Por essa perspectiva, a pesquisa apresentar Conceição Evaristo; mulher, escritora contemporânea e negra, que através de suas obras nos permite refletir sobres questões étnicas, sociais e de gênero, questões essas que permeiam sua produção literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, LETRAMENTO, MINORIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID2578_03092017204026.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE MORAIS FELIX"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA FELIX"
    "autor_email" => "amandinhafelix-mf@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa encontra-se vinculada ao grupo de pesquisa CELLUPE, do Departamento de Letras da UPE – Campus Mata Norte e é relacionado à linha de pesquisa “Linguagem, Literatura e Cultura”. Tem como principal objetivo contribuir para a formação ou aperfeiçoamento do professor como formador de leitores críticos, abarcando estudos linguísticos e literários. A mesma buscou trazer metodologias e mostrar a importância de se efetivar o letramento crítico/literário através da literatura produzida por minorias étnicas e sexuais, abordando assim a diversidade de autores que existe em nossa sociedade; e dessa forma, trazer para a sala de aula uma literatura que abarque temáticas emergentes, tais como: gênero, etnia e identidade. Levando os alunos a aprender através das vozes por anos silenciadas, as formas pelas quais são abordadas essas questões em seus textos, efetivando assim o letramento crítico. Assim como também, buscou fazer uma revisão bibliográfica sobre letramento literário, formação de leitores e o ensino da literatura. Considerando que, desde algum tempo e progressivamente, a leitura não ocupa um espaço significativo na vida das pessoas, principalmente entre as crianças e os jovens. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa com base em uma revisão bibliográfica. Utilizando-se dos postulados teóricos organizados por ZILBERMAN (1989) acerca da teoria da estética da recepção, e COSSON (2011) no que diz respeito ao letramento literário. Por essa perspectiva, a pesquisa apresentar Conceição Evaristo; mulher, escritora contemporânea e negra, que através de suas obras nos permite refletir sobres questões étnicas, sociais e de gênero, questões essas que permeiam sua produção literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.