LITERATURA, SOCIEDADE E LETRAMENTO: ESCRITA DE MINORIAS ÉTNICAS E SEXUAIS NA SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37373 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 727 "inscrito_id" => 2578 "titulo" => "LITERATURA, SOCIEDADE E LETRAMENTO: ESCRITA DE MINORIAS ÉTNICAS E SEXUAIS NA SALA DE AULA" "resumo" => "A presente pesquisa encontra-se vinculada ao grupo de pesquisa CELLUPE, do Departamento de Letras da UPE – Campus Mata Norte e é relacionado à linha de pesquisa “Linguagem, Literatura e Cultura”. Tem como principal objetivo contribuir para a formação ou aperfeiçoamento do professor como formador de leitores críticos, abarcando estudos linguísticos e literários. A mesma buscou trazer metodologias e mostrar a importância de se efetivar o letramento crítico/literário através da literatura produzida por minorias étnicas e sexuais, abordando assim a diversidade de autores que existe em nossa sociedade; e dessa forma, trazer para a sala de aula uma literatura que abarque temáticas emergentes, tais como: gênero, etnia e identidade. Levando os alunos a aprender através das vozes por anos silenciadas, as formas pelas quais são abordadas essas questões em seus textos, efetivando assim o letramento crítico. Assim como também, buscou fazer uma revisão bibliográfica sobre letramento literário, formação de leitores e o ensino da literatura. Considerando que, desde algum tempo e progressivamente, a leitura não ocupa um espaço significativo na vida das pessoas, principalmente entre as crianças e os jovens. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa com base em uma revisão bibliográfica. Utilizando-se dos postulados teóricos organizados por ZILBERMAN (1989) acerca da teoria da estética da recepção, e COSSON (2011) no que diz respeito ao letramento literário. Por essa perspectiva, a pesquisa apresentar Conceição Evaristo; mulher, escritora contemporânea e negra, que através de suas obras nos permite refletir sobres questões étnicas, sociais e de gênero, questões essas que permeiam sua produção literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LITERATURA, LETRAMENTO, MINORIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID2578_03092017204026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE MORAIS FELIX" "autor_nome_curto" => "AMANDA FELIX" "autor_email" => "amandinhafelix-mf@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37373 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 727 "inscrito_id" => 2578 "titulo" => "LITERATURA, SOCIEDADE E LETRAMENTO: ESCRITA DE MINORIAS ÉTNICAS E SEXUAIS NA SALA DE AULA" "resumo" => "A presente pesquisa encontra-se vinculada ao grupo de pesquisa CELLUPE, do Departamento de Letras da UPE – Campus Mata Norte e é relacionado à linha de pesquisa “Linguagem, Literatura e Cultura”. Tem como principal objetivo contribuir para a formação ou aperfeiçoamento do professor como formador de leitores críticos, abarcando estudos linguísticos e literários. A mesma buscou trazer metodologias e mostrar a importância de se efetivar o letramento crítico/literário através da literatura produzida por minorias étnicas e sexuais, abordando assim a diversidade de autores que existe em nossa sociedade; e dessa forma, trazer para a sala de aula uma literatura que abarque temáticas emergentes, tais como: gênero, etnia e identidade. Levando os alunos a aprender através das vozes por anos silenciadas, as formas pelas quais são abordadas essas questões em seus textos, efetivando assim o letramento crítico. Assim como também, buscou fazer uma revisão bibliográfica sobre letramento literário, formação de leitores e o ensino da literatura. Considerando que, desde algum tempo e progressivamente, a leitura não ocupa um espaço significativo na vida das pessoas, principalmente entre as crianças e os jovens. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa com base em uma revisão bibliográfica. Utilizando-se dos postulados teóricos organizados por ZILBERMAN (1989) acerca da teoria da estética da recepção, e COSSON (2011) no que diz respeito ao letramento literário. Por essa perspectiva, a pesquisa apresentar Conceição Evaristo; mulher, escritora contemporânea e negra, que através de suas obras nos permite refletir sobres questões étnicas, sociais e de gênero, questões essas que permeiam sua produção literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LITERATURA, LETRAMENTO, MINORIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID2578_03092017204026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE MORAIS FELIX" "autor_nome_curto" => "AMANDA FELIX" "autor_email" => "amandinhafelix-mf@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }