Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO PARA EXERCER A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA., PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      (as) e diretores (as)) no município de Jacaraú no ano de 2017. Esta análise é resultado do projeto\r\n
      de extensão em andamento vinculado ao Programa de Licenciatura – PROLICEN /\r\n
      UFPB/CCAE/DED intitulado Projeto Político Pedagógico: instrumento para exercer a gestão\r\n
      escolar democrática, nessa discussão está em pauta o processo de construção e efetivação dos\r\n
      Projetos Políticos Pedagógicos - na rede de ensino pública do município da Jacaraú –PB.\r\n
      Indícios apontados por estudiosos da área DOURADO (2007), VASCONCELLOS (2002),\r\n
      GANDIM (2011) e VEIGA (1995,2001) nos direcionam para percebermos que existe uma\r\n
      dificuldade das unidades escolares em efetivar a gestão escolar democrática a partir da\r\n
      construção do Projeto Político Pedagógico com a participação da comunidade que dela faz\r\n
      parte, desta forma, uma outra compreensão do papel dos agentes educacionais, em especial a\r\n
      dos que compõem a gestão escolar e organizam os processos de construção do PPP, é requerida.\r\n
      Se coloca a necessidade de repensar nossas posturas, entre as quais, as formas de gerir a escola\r\n
      e a de organização do trabalho, exigindo planejamento contínuo das atividades pedagógicas e\r\n
      administrativas, implicando no repensar do projeto pedagógico da escola e, consequentemente,\r\n
      de toda sua forma de ser. Estudar o perfil dos(as) gestores(as) escolares nos direciona para\r\n
      percebermos como se constitui esse grupo, que potencialidades e fragilidades apresentam, bem\r\n
      como, que caminhos devemos seguir no sentido de uma construção de uma gestão escolar\r\n
      democrática. Compreendemos que a participação dos(as) gestores(as) escolares na dinâmica\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo visa analisar o perfil da gestão escolar (coordenadores (as), supervisores (as) e diretores (as)) no município de Jacaraú no ano de 2017. Esta análise é resultado do projeto de extensão em andamento vinculado ao Programa de Licenciatura – PROLICEN / UFPB/CCAE/DED intitulado Projeto Político Pedagógico: instrumento para exercer a gestão escolar democrática, nessa discussão está em pauta o processo de construção e efetivação dos Projetos Políticos Pedagógicos - na rede de ensino pública do município da Jacaraú –PB. Indícios apontados por estudiosos da área DOURADO (2007), VASCONCELLOS (2002), GANDIM (2011) e VEIGA (1995,2001) nos direcionam para percebermos que existe uma dificuldade das unidades escolares em efetivar a gestão escolar democrática a partir da construção do Projeto Político Pedagógico com a participação da comunidade que dela faz parte, desta forma, uma outra compreensão do papel dos agentes educacionais, em especial a dos que compõem a gestão escolar e organizam os processos de construção do PPP, é requerida. Se coloca a necessidade de repensar nossas posturas, entre as quais, as formas de gerir a escola e a de organização do trabalho, exigindo planejamento contínuo das atividades pedagógicas e administrativas, implicando no repensar do projeto pedagógico da escola e, consequentemente, de toda sua forma de ser. Estudar o perfil dos(as) gestores(as) escolares nos direciona para percebermos como se constitui esse grupo, que potencialidades e fragilidades apresentam, bem como, que caminhos devemos seguir no sentido de uma construção de uma gestão escolar democrática. Compreendemos que a participação dos(as) gestores(as) escolares na dinâmica complexa da (re) construção do PPP é de fundamental importância para seu (in)sucesso , enquanto experiência democrática.

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