PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO PARA
EXERCER A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38397 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4903 "inscrito_id" => 8738 "titulo" => """ PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO PARA\r\n EXERCER A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA """ "resumo" => """ Este artigo visa analisar o perfil da gestão escolar (coordenadores (as), supervisores\r\n (as) e diretores (as)) no município de Jacaraú no ano de 2017. Esta análise é resultado do projeto\r\n de extensão em andamento vinculado ao Programa de Licenciatura – PROLICEN /\r\n UFPB/CCAE/DED intitulado Projeto Político Pedagógico: instrumento para exercer a gestão\r\n escolar democrática, nessa discussão está em pauta o processo de construção e efetivação dos\r\n Projetos Políticos Pedagógicos - na rede de ensino pública do município da Jacaraú –PB.\r\n Indícios apontados por estudiosos da área DOURADO (2007), VASCONCELLOS (2002),\r\n GANDIM (2011) e VEIGA (1995,2001) nos direcionam para percebermos que existe uma\r\n dificuldade das unidades escolares em efetivar a gestão escolar democrática a partir da\r\n construção do Projeto Político Pedagógico com a participação da comunidade que dela faz\r\n parte, desta forma, uma outra compreensão do papel dos agentes educacionais, em especial a\r\n dos que compõem a gestão escolar e organizam os processos de construção do PPP, é requerida.\r\n Se coloca a necessidade de repensar nossas posturas, entre as quais, as formas de gerir a escola\r\n e a de organização do trabalho, exigindo planejamento contínuo das atividades pedagógicas e\r\n administrativas, implicando no repensar do projeto pedagógico da escola e, consequentemente,\r\n de toda sua forma de ser. Estudar o perfil dos(as) gestores(as) escolares nos direciona para\r\n percebermos como se constitui esse grupo, que potencialidades e fragilidades apresentam, bem\r\n como, que caminhos devemos seguir no sentido de uma construção de uma gestão escolar\r\n democrática. Compreendemos que a participação dos(as) gestores(as) escolares na dinâmica\r\n complexa da (re) construção do PPP é de fundamental importância para seu (in)sucesso ,\r\n enquanto experiência democrática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA., PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8738_17102017133405.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VALDENICE RESENDE SOARES" "autor_nome_curto" => "VALDENICE " "autor_email" => "valdenicejp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38397 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4903 "inscrito_id" => 8738 "titulo" => """ PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: INSTRUMENTO PARA\r\n EXERCER A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA """ "resumo" => """ Este artigo visa analisar o perfil da gestão escolar (coordenadores (as), supervisores\r\n (as) e diretores (as)) no município de Jacaraú no ano de 2017. Esta análise é resultado do projeto\r\n de extensão em andamento vinculado ao Programa de Licenciatura – PROLICEN /\r\n UFPB/CCAE/DED intitulado Projeto Político Pedagógico: instrumento para exercer a gestão\r\n escolar democrática, nessa discussão está em pauta o processo de construção e efetivação dos\r\n Projetos Políticos Pedagógicos - na rede de ensino pública do município da Jacaraú –PB.\r\n Indícios apontados por estudiosos da área DOURADO (2007), VASCONCELLOS (2002),\r\n GANDIM (2011) e VEIGA (1995,2001) nos direcionam para percebermos que existe uma\r\n dificuldade das unidades escolares em efetivar a gestão escolar democrática a partir da\r\n construção do Projeto Político Pedagógico com a participação da comunidade que dela faz\r\n parte, desta forma, uma outra compreensão do papel dos agentes educacionais, em especial a\r\n dos que compõem a gestão escolar e organizam os processos de construção do PPP, é requerida.\r\n Se coloca a necessidade de repensar nossas posturas, entre as quais, as formas de gerir a escola\r\n e a de organização do trabalho, exigindo planejamento contínuo das atividades pedagógicas e\r\n administrativas, implicando no repensar do projeto pedagógico da escola e, consequentemente,\r\n de toda sua forma de ser. Estudar o perfil dos(as) gestores(as) escolares nos direciona para\r\n percebermos como se constitui esse grupo, que potencialidades e fragilidades apresentam, bem\r\n como, que caminhos devemos seguir no sentido de uma construção de uma gestão escolar\r\n democrática. Compreendemos que a participação dos(as) gestores(as) escolares na dinâmica\r\n complexa da (re) construção do PPP é de fundamental importância para seu (in)sucesso ,\r\n enquanto experiência democrática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA., PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8738_17102017133405.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VALDENICE RESENDE SOARES" "autor_nome_curto" => "VALDENICE " "autor_email" => "valdenicejp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }