Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM SOBRE O REINO MONERA: UM RELATO DE CASO NO ÂMBITO DO PIBID-CIÊNCIAS, PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: JOGOS, EDUCAÇÃO, APRENDIZADO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo relatar uma experiência de uma prática pedagógica no âmbito do PIBID, contemplando 20 alunos do 7º ano do Ensino fundamental da Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, Parnaíba-PI, através de um jogo de tabuleiro. A prática com o tema central “Reino Monera” foi escolhida como base metodológica para a realização deste trabalho. O objetivo da prática foi aprimorar o conhecimento dos alunos sobre a temática, através de um jogo de perguntas e respostas, proporcionando aos mesmos a oportunidade de revisar e esclarecer as dúvidas existentes sobre o tema, de forma descontraída e significativa. Inicialmente, a turma foi dividida em dois grupos, onde cada grupo escolheu um representante. O representante de cada equipe jogou o dado e de acordo com o número que caiu, avançou esse número de casas, se a equipe acertasse a resposta. Caso contrário, permanecia no mesmo local. As perguntas utilizadas no jogo foram todas pertinentes ao tema. O objetivo geral do jogo foi tentar avançar as casas até a chegada, onde os alunos pudessem responder as perguntas corretamente. Diante da experiência vivida, foi perceptível a interação da turma e a facilidade com que eles associaram o que foi visto em sala de aula com o jogo apresentado. Os alunos acertaram a maioria das perguntas realizadas, estando estas direcionadas às características gerais do Reino Monera, estudado em sala de aula. Aquelas em que eles ainda demonstraram dúvidas foram as relacionadas às doenças, entretanto, no decorrer da prática tiveram a oportunidade de discussão e as dúvidas foram esclarecidas. Durante a prática, foi notório o envolvimento dos alunos, a empolgação com a atividade foi tanta que o horário encerrou e eles não queriam parar de jogar. Reiniciavam o jogo sempre que uma equipe vencia, trocando de representante por diversas vezes, para que todos pudessem participar. Foi um momento de grande aprendizado, não só para os alunos, mas também para o bolsista, acrescentando ao seu amadurecimento do ponto de vista pedagógico-didático, como futuro professor.

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