Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 210
RADIOATIVIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTSA

Palavra-chaves: RADIOATIVIDADE, DIDÁTICA, ENSINO DE QUÍMICA, CTSA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências

Resumo

O presente artigo traz uma proposta de ensino ao tema Radioatividade para professores da disciplina de Química. O trabalho surgiu a partir da disciplina de Didática, do Departamento de Pedagogia, ministrada pela professora Ruth Ribeiro no período letivo 2016.2, na qual nos foi proposto desenvolver uma sequência didática, abordando temas relacionados ao nosso curso, de modo que contextualizássemos com a formação cidadã do aluno, nesta perspectiva buscamos trabalhar o tema supracitado. Ensinar Radioatividade exige muito mais do que trabalhar apenas os conteúdos que são oferecidos ao professor pelos livros didáticos. Ao realizarmos uma pesquisa bibliográfica, percebemos a deficiência na maneira como o conteúdo é abordado, tratando-o como algo meramente científico, sem nenhuma contextualização com o cotidiano do educando. A partir disto, buscamos oferecer aos alunos do Ensino Médio um novo método de abordagem ao tema, partindo do enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), tratando dos “benefícios e malefícios” no uso da Radioatividade, procurando referendar com as diversas aplicações em vários setores em que a Radioatividade é empregada: sua contribuição para a ciência, tecnologia e sociedade, como também, os acidentes, riscos e impactos que são causados ao homem e à natureza, e desse modo, contribuindo para a formação tanto científica quanto tecnológica do educando. Como auxílio para facilitar a capacidade de compreensão e assimilação do conteúdo para o aluno, foram utilizados vídeos, debates, e também propostas de atividades em sala e fora da mesma, buscando assim, despertar no aluno o interesse investigativo e empenho para aprender sobre o tema. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos participaram de modo interativo nas aulas, assim como, tiveram bastante empenho entre os grupos de debate, e demonstraram interesse nas pesquisas propostas tanto em sala quanto fora dela. Perceberam que a radiação é algo muito presente em nosso dia a dia, e mostraram-se entendidos tanto sobre os benefícios quanto como os malefícios, ou seja, sobre os impactos que a Radiação pode trazer para o ser humano e para a natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.