LETRAMENTO DIGITAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS BACHARÉIS EM JORNALISMO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37334 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 7994 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS BACHARÉIS EM JORNALISMO" "resumo" => "O desenvolvimento de novas tecnologias é algo que cresce cotidianamente. A cada novo dia, a sociedade acompanha o lançamento de um produto, e é inevitável que este passe a fazer parte do cotidiano das pessoas, a partir do surgimento, da evolução e do seu uso, levando-as, ainda que inconscientemente, ao letramento digital. Por letramento digital, entende-se a capacidade do indivíduo de manusear, de utilizar as ferramentas digitais e tecnológicas que o rodeia. O objetivo deste estudo é, averiguar o nível de letramento digital do aluno regularmente matriculado no curso de Jornalismo da UFPB e as contribuições pedagógicas facilitadas por essa nova ferramenta educacional para a vida academia e para o exercício profissional. Durante o estudo foi realizado um levantamento teórico tanto acerca do tema letramento digital, quanto de temas relacionados a este, como cibercultura, para que houvesse a apreensão acerca da temática. Como procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário, junto ao público-alvo selecionado, com o propósito de montar o corpus do estudo. Frente ao contexto atual, o profissional do jornalismo precisa saber manusear as mais diversas ferramentas tecnológicas, para que consiga um bom lugar no mercado de trabalho, uma vez que o jornalismo não mais acontece apenas na televisão ou no rádio, como em períodos anteriores. No momento, vive-se um período em que a comunicação é dissipada polos instrumentos transmidiáticos. Sem dúvidas, a academia é um agente importantíssimo neste quesito. Este estudo foi dividido em seis momentos, sendo eles: introdução; seguida da fundamentação teórica; metodologia; discussões e resultados; conclusões e referências. Com o estudo, constata-se que há necessidade de se investir no letramento digital e para que haja a sua concretização, é preciso que se pratique. Diante de tal fato, a academia tem contribuído de forma, ainda, incipiente com este tipo de formação, seja em relação ao discentes e em relação aos docentes. Visando averiguar com mais profundidade o estudo em tela, sugerimos a continuidade do estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DISCENTE, LETRAMENTO DIGITAL, JORNALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7994_11092017223056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO WANDEMBERG GONÇALVES MACIEL" "autor_nome_curto" => "WANDEMBERG" "autor_email" => "joaowandemberg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37334 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 7994 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS BACHARÉIS EM JORNALISMO" "resumo" => "O desenvolvimento de novas tecnologias é algo que cresce cotidianamente. A cada novo dia, a sociedade acompanha o lançamento de um produto, e é inevitável que este passe a fazer parte do cotidiano das pessoas, a partir do surgimento, da evolução e do seu uso, levando-as, ainda que inconscientemente, ao letramento digital. Por letramento digital, entende-se a capacidade do indivíduo de manusear, de utilizar as ferramentas digitais e tecnológicas que o rodeia. O objetivo deste estudo é, averiguar o nível de letramento digital do aluno regularmente matriculado no curso de Jornalismo da UFPB e as contribuições pedagógicas facilitadas por essa nova ferramenta educacional para a vida academia e para o exercício profissional. Durante o estudo foi realizado um levantamento teórico tanto acerca do tema letramento digital, quanto de temas relacionados a este, como cibercultura, para que houvesse a apreensão acerca da temática. Como procedimentos metodológicos, foi aplicado um questionário, junto ao público-alvo selecionado, com o propósito de montar o corpus do estudo. Frente ao contexto atual, o profissional do jornalismo precisa saber manusear as mais diversas ferramentas tecnológicas, para que consiga um bom lugar no mercado de trabalho, uma vez que o jornalismo não mais acontece apenas na televisão ou no rádio, como em períodos anteriores. No momento, vive-se um período em que a comunicação é dissipada polos instrumentos transmidiáticos. Sem dúvidas, a academia é um agente importantíssimo neste quesito. Este estudo foi dividido em seis momentos, sendo eles: introdução; seguida da fundamentação teórica; metodologia; discussões e resultados; conclusões e referências. Com o estudo, constata-se que há necessidade de se investir no letramento digital e para que haja a sua concretização, é preciso que se pratique. Diante de tal fato, a academia tem contribuído de forma, ainda, incipiente com este tipo de formação, seja em relação ao discentes e em relação aos docentes. Visando averiguar com mais profundidade o estudo em tela, sugerimos a continuidade do estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DISCENTE, LETRAMENTO DIGITAL, JORNALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7994_11092017223056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO WANDEMBERG GONÇALVES MACIEL" "autor_nome_curto" => "WANDEMBERG" "autor_email" => "joaowandemberg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }