DIALÓGOS SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36449 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2924 "inscrito_id" => 6595 "titulo" => "DIALÓGOS SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de uma experiência docente, cujo objetivo foi discutir as questões de gênero no espaço escolar, mediante uma sequência didática realizada com alunos/alunas da 3ª série A do Ensino Médio, no turno matutino numa escola estadual localizada no interior da Bahia, na disciplina de sociologia. Nesse sentido, insere-se no campo das pesquisas qualitativas e como método optamos pela utilização das (des)construções, através dos movimentos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização (DELEUZE E GUATTARI, 1995; 1997); a opção advém por esses serem elementos basilares da cartografia que sustentam nossos constructos epistêmico-metodológicos e também por ela se inserir na perspectiva de romper com os paradigmas tradicionais nas ciências humanas e sociais trabalhando com a ideia de sujeitos descentrados e de identidades fragmentadas (HALL, 2015); por esse motivo, ela é pós-crítica, pós-estruturalista e pós-moderna. O referencial teórico centrou-se na leitura de LOURO (2016), SCOTT (1995; 1998), BUTLER (2016) e outros/a autores/a aos quais buscamos referências para fortalecer nossos diálogos. Considerando, o exposto, é valido ressaltar que as temáticas apresentadas nos resultados desse estudo advêm da experiência com o campo empírico bem como através das leituras realizadas, culminando em três movimentos básicos suprecitados, a territorialização tida como o que os alunos já sabem (conhecimentos prévios), a desterritorialização (as discussões) e reterritorialização (novas construções). Diante dessas considerações, salientamos que o processo de análise dos dados foi realizado através da cartografia, cuja principal caracterização é a descrição e valorização dos processos bem como seus resultados/produtos, incidindo no fortalecimento, engajamento e empoderamento tanto dos sujeitos como do/a pesquisador/a. Os dados serviram de base para discutir as “construções e (des)construções do conceito de gênero e suas implicações na escola diante de um cenário de incertezas” caracterizado por colocar em discussão a visão dualista e essencialista, trazendo à tona um movimento de diálogo aberto que verse por uma educação multicultural, a defendamos e busquemos essa operacionalização no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, ESCOLA, DIVERSIDADE, CARTOGRAFIA, CARTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID6595_27092017205610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCEMBERG ROSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCEMBERG" "autor_email" => "lucembergdo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36449 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2924 "inscrito_id" => 6595 "titulo" => "DIALÓGOS SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de uma experiência docente, cujo objetivo foi discutir as questões de gênero no espaço escolar, mediante uma sequência didática realizada com alunos/alunas da 3ª série A do Ensino Médio, no turno matutino numa escola estadual localizada no interior da Bahia, na disciplina de sociologia. Nesse sentido, insere-se no campo das pesquisas qualitativas e como método optamos pela utilização das (des)construções, através dos movimentos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização (DELEUZE E GUATTARI, 1995; 1997); a opção advém por esses serem elementos basilares da cartografia que sustentam nossos constructos epistêmico-metodológicos e também por ela se inserir na perspectiva de romper com os paradigmas tradicionais nas ciências humanas e sociais trabalhando com a ideia de sujeitos descentrados e de identidades fragmentadas (HALL, 2015); por esse motivo, ela é pós-crítica, pós-estruturalista e pós-moderna. O referencial teórico centrou-se na leitura de LOURO (2016), SCOTT (1995; 1998), BUTLER (2016) e outros/a autores/a aos quais buscamos referências para fortalecer nossos diálogos. Considerando, o exposto, é valido ressaltar que as temáticas apresentadas nos resultados desse estudo advêm da experiência com o campo empírico bem como através das leituras realizadas, culminando em três movimentos básicos suprecitados, a territorialização tida como o que os alunos já sabem (conhecimentos prévios), a desterritorialização (as discussões) e reterritorialização (novas construções). Diante dessas considerações, salientamos que o processo de análise dos dados foi realizado através da cartografia, cuja principal caracterização é a descrição e valorização dos processos bem como seus resultados/produtos, incidindo no fortalecimento, engajamento e empoderamento tanto dos sujeitos como do/a pesquisador/a. Os dados serviram de base para discutir as “construções e (des)construções do conceito de gênero e suas implicações na escola diante de um cenário de incertezas” caracterizado por colocar em discussão a visão dualista e essencialista, trazendo à tona um movimento de diálogo aberto que verse por uma educação multicultural, a defendamos e busquemos essa operacionalização no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, ESCOLA, DIVERSIDADE, CARTOGRAFIA, CARTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID6595_27092017205610.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCEMBERG ROSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCEMBERG" "autor_email" => "lucembergdo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }