Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 197
ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O USO DO RECURSO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA?

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, TECNOLOGIAS, RECURSOS AUDIOVISUAIS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

: O presente trabalho é fruto de uma experiência de estágio supervisionado realizado no âmbito da gestão escolar de uma escola da Rede Municipal de ensino, localizada na área urbana da cidade de Passira-PE. A disciplina faz parte da grade curricular obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico do Agreste – CAA. O referido estágio se propôs à observação e problematização de situações vivenciadas no dia a dia da gestão escolar, bem como contribuir de forma significativa e construtiva na realidade da escola. Traz aproximações com o cotidiano da gestão escolar, sobretudo com um olhar voltado para a dinâmica das atividades que se estabelecem neste contexto e apresenta uma proposta de intervenção voltada para o uso dos recursos audiovisuais em sala de aula. Neste sentido, o presente artigo traz uma discussão a partir do estágio realizado tendo como objetivo compreender como os recursos audiovisuais podem contribuir para a construção do ensino-aprendizagem e o que os professores e gestores pensam sobre o seu uso em sala de aula. O artigo apresenta a relevância da discussão do tema e a importância de se trabalhar com as diferentes tecnologias na perspectiva de atrelar a construção do conhecimento e a dinamicidade de ensino. Os resultados apontam para a importância de a escola diversificar a sua forma de ensino, de a gestão escolar trabalhar na busca de promover uma educação de qualidade e que acompanhe as exigências da atualidade, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo. Indicam, portanto, que o uso do recurso audiovisual, quando utilizado de forma coerente, apresenta-se como uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada de maneira associada aos componentes curriculares trabalhando de forma contextualizada e significativa. Portanto, tal recurso pode subsidiar a promoção do ensino-aprendizagem por se tratar de algo dinâmico que sugere interação, movimento e que faz parte do cotidiano dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.