ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O USO DO RECURSO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36852 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2704 "inscrito_id" => 7029 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O USO DO RECURSO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA?" "resumo" => ": O presente trabalho é fruto de uma experiência de estágio supervisionado realizado no âmbito da gestão escolar de uma escola da Rede Municipal de ensino, localizada na área urbana da cidade de Passira-PE. A disciplina faz parte da grade curricular obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico do Agreste – CAA. O referido estágio se propôs à observação e problematização de situações vivenciadas no dia a dia da gestão escolar, bem como contribuir de forma significativa e construtiva na realidade da escola. Traz aproximações com o cotidiano da gestão escolar, sobretudo com um olhar voltado para a dinâmica das atividades que se estabelecem neste contexto e apresenta uma proposta de intervenção voltada para o uso dos recursos audiovisuais em sala de aula. Neste sentido, o presente artigo traz uma discussão a partir do estágio realizado tendo como objetivo compreender como os recursos audiovisuais podem contribuir para a construção do ensino-aprendizagem e o que os professores e gestores pensam sobre o seu uso em sala de aula. O artigo apresenta a relevância da discussão do tema e a importância de se trabalhar com as diferentes tecnologias na perspectiva de atrelar a construção do conhecimento e a dinamicidade de ensino. Os resultados apontam para a importância de a escola diversificar a sua forma de ensino, de a gestão escolar trabalhar na busca de promover uma educação de qualidade e que acompanhe as exigências da atualidade, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo. Indicam, portanto, que o uso do recurso audiovisual, quando utilizado de forma coerente, apresenta-se como uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada de maneira associada aos componentes curriculares trabalhando de forma contextualizada e significativa. Portanto, tal recurso pode subsidiar a promoção do ensino-aprendizagem por se tratar de algo dinâmico que sugere interação, movimento e que faz parte do cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, TECNOLOGIAS, RECURSOS AUDIOVISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7029_16092017235207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA JOSIANE NASCIMENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSIANE LIMA" "autor_email" => "jjosianellima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36852 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2704 "inscrito_id" => 7029 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O USO DO RECURSO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA?" "resumo" => ": O presente trabalho é fruto de uma experiência de estágio supervisionado realizado no âmbito da gestão escolar de uma escola da Rede Municipal de ensino, localizada na área urbana da cidade de Passira-PE. A disciplina faz parte da grade curricular obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico do Agreste – CAA. O referido estágio se propôs à observação e problematização de situações vivenciadas no dia a dia da gestão escolar, bem como contribuir de forma significativa e construtiva na realidade da escola. Traz aproximações com o cotidiano da gestão escolar, sobretudo com um olhar voltado para a dinâmica das atividades que se estabelecem neste contexto e apresenta uma proposta de intervenção voltada para o uso dos recursos audiovisuais em sala de aula. Neste sentido, o presente artigo traz uma discussão a partir do estágio realizado tendo como objetivo compreender como os recursos audiovisuais podem contribuir para a construção do ensino-aprendizagem e o que os professores e gestores pensam sobre o seu uso em sala de aula. O artigo apresenta a relevância da discussão do tema e a importância de se trabalhar com as diferentes tecnologias na perspectiva de atrelar a construção do conhecimento e a dinamicidade de ensino. Os resultados apontam para a importância de a escola diversificar a sua forma de ensino, de a gestão escolar trabalhar na busca de promover uma educação de qualidade e que acompanhe as exigências da atualidade, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo. Indicam, portanto, que o uso do recurso audiovisual, quando utilizado de forma coerente, apresenta-se como uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada de maneira associada aos componentes curriculares trabalhando de forma contextualizada e significativa. Portanto, tal recurso pode subsidiar a promoção do ensino-aprendizagem por se tratar de algo dinâmico que sugere interação, movimento e que faz parte do cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, TECNOLOGIAS, RECURSOS AUDIOVISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7029_16092017235207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA JOSIANE NASCIMENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSIANE LIMA" "autor_email" => "jjosianellima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }