DOMINAÇÃO MASCULINA E ESCOLA PÚBLICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36511 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 3322 "titulo" => "DOMINAÇÃO MASCULINA E ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O seguinte artigo é de natureza bibliográfica e procura responder as condições históricas para a construção da oposição masculino/feminino a partir de Pierre Bourdieu e Simone de Beauvoir e seus efeitos nos corpos de meninos e meninas para tornarem-se respectivos homens e mulheres. Na argumentação teórica consideramos importante apresentar três postulados iniciais (inconsciente, socialização e ordem social) para explicar como o sexo biológico é eleito marcador que define o gênero e a sexualidade, incorrendo, em seguida, nos dados apresentados por Beauvoir e Beauvoir para servir de evidências argumentativas para apresentar a escola como uma instituição de função transformadora, apesar de suas contradições em reproduzir as estruturas patriarcais vigentes. Concluímos que o respeito às igualdades e às diferenças entre homens e mulheres nas sociedades atuais podem ser alcançadas com a) investimento simbólico na formação de profissionais de educação, b) no uso da gestão democrática nas escolas para atender às famílias e c) na autorreflexão dos agentes sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "PIERRE BOURDIEU, SIMONE DE BEAUVOIR, GÊNERO, CORPO, CORPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID3322_06062017003944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN ISAAC MENDES CABALLERO" "autor_nome_curto" => "ALAN CABALLERO" "autor_email" => "alanisaac09@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36511 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 3322 "titulo" => "DOMINAÇÃO MASCULINA E ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O seguinte artigo é de natureza bibliográfica e procura responder as condições históricas para a construção da oposição masculino/feminino a partir de Pierre Bourdieu e Simone de Beauvoir e seus efeitos nos corpos de meninos e meninas para tornarem-se respectivos homens e mulheres. Na argumentação teórica consideramos importante apresentar três postulados iniciais (inconsciente, socialização e ordem social) para explicar como o sexo biológico é eleito marcador que define o gênero e a sexualidade, incorrendo, em seguida, nos dados apresentados por Beauvoir e Beauvoir para servir de evidências argumentativas para apresentar a escola como uma instituição de função transformadora, apesar de suas contradições em reproduzir as estruturas patriarcais vigentes. Concluímos que o respeito às igualdades e às diferenças entre homens e mulheres nas sociedades atuais podem ser alcançadas com a) investimento simbólico na formação de profissionais de educação, b) no uso da gestão democrática nas escolas para atender às famílias e c) na autorreflexão dos agentes sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "PIERRE BOURDIEU, SIMONE DE BEAUVOIR, GÊNERO, CORPO, CORPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID3322_06062017003944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN ISAAC MENDES CABALLERO" "autor_nome_curto" => "ALAN CABALLERO" "autor_email" => "alanisaac09@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }