SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA ESCOLA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38592 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2141 "inscrito_id" => 7868 "titulo" => "SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA ESCOLA" "resumo" => "O presente artigo objetiva refletir sobre os saberes profissionais docentes que formam a profissão do professor, buscando discutir quais saberes são mobilizados pelos professores em sua prática docente, analisando e caracterizando a influência destes saberes na construção e organização de esquemas profissionais pelos docentes. Para tanto, tomamos a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A metodologia foi desenvolvida em duas fases que se interligaram no momento das análises: i) questionário referente a formação profissional da professora e saberes docentes; ii) observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos e entrevista clínica com a professora com o intuito de validar seus esquemas profissionais. A entrevista clínica ocorreu a partir da confrontação da docente com as videogravações dos momentos em que acontecia a situação de produção, ouvindo suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava em situações de produção coletiva de textos com seus alunos. A análise desses dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, ESQUEMAS PROFISSIONAIS, PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7868_11092017174510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS VARELLA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS VARELLA" "autor_email" => "viniciusvarella@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38592 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2141 "inscrito_id" => 7868 "titulo" => "SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA ESCOLA" "resumo" => "O presente artigo objetiva refletir sobre os saberes profissionais docentes que formam a profissão do professor, buscando discutir quais saberes são mobilizados pelos professores em sua prática docente, analisando e caracterizando a influência destes saberes na construção e organização de esquemas profissionais pelos docentes. Para tanto, tomamos a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A metodologia foi desenvolvida em duas fases que se interligaram no momento das análises: i) questionário referente a formação profissional da professora e saberes docentes; ii) observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos e entrevista clínica com a professora com o intuito de validar seus esquemas profissionais. A entrevista clínica ocorreu a partir da confrontação da docente com as videogravações dos momentos em que acontecia a situação de produção, ouvindo suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava em situações de produção coletiva de textos com seus alunos. A análise desses dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, ESQUEMAS PROFISSIONAIS, PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7868_11092017174510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS VARELLA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS VARELLA" "autor_email" => "viniciusvarella@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }