Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA ESCOLA

Palavra-chaves: SABERES DOCENTES, ESQUEMAS PROFISSIONAIS, PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38592
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2141
    "inscrito_id" => 7868
    "titulo" => "SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA ESCOLA"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva refletir sobre os saberes profissionais docentes que formam a profissão do professor, buscando discutir quais saberes são mobilizados pelos professores em sua prática docente, analisando e caracterizando a influência destes saberes na construção e organização de esquemas profissionais pelos docentes. Para tanto, tomamos a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A metodologia foi desenvolvida em duas fases que se interligaram no momento das análises: i) questionário referente a formação profissional da professora e saberes docentes; ii) observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos e entrevista clínica com a professora com o intuito de validar seus esquemas profissionais. A entrevista clínica ocorreu a partir da confrontação da docente com as videogravações dos momentos em que acontecia a situação de produção, ouvindo suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava em situações de produção coletiva de textos com seus alunos. A análise desses dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, ESQUEMAS PROFISSIONAIS, PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7868_11092017174510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS VARELLA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS VARELLA"
    "autor_email" => "viniciusvarella@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38592
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2141
    "inscrito_id" => 7868
    "titulo" => "SABERES DOCENTES E ESQUEMAS PROFISSIONAIS: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA ESCOLA"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva refletir sobre os saberes profissionais docentes que formam a profissão do professor, buscando discutir quais saberes são mobilizados pelos professores em sua prática docente, analisando e caracterizando a influência destes saberes na construção e organização de esquemas profissionais pelos docentes. Para tanto, tomamos a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A metodologia foi desenvolvida em duas fases que se interligaram no momento das análises: i) questionário referente a formação profissional da professora e saberes docentes; ii) observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos e entrevista clínica com a professora com o intuito de validar seus esquemas profissionais. A entrevista clínica ocorreu a partir da confrontação da docente com as videogravações dos momentos em que acontecia a situação de produção, ouvindo suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava em situações de produção coletiva de textos com seus alunos. A análise desses dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, ESQUEMAS PROFISSIONAIS, PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7868_11092017174510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS VARELLA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS VARELLA"
    "autor_email" => "viniciusvarella@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre os saberes profissionais docentes que formam a profissão do professor, buscando discutir quais saberes são mobilizados pelos professores em sua prática docente, analisando e caracterizando a influência destes saberes na construção e organização de esquemas profissionais pelos docentes. Para tanto, tomamos a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A metodologia foi desenvolvida em duas fases que se interligaram no momento das análises: i) questionário referente a formação profissional da professora e saberes docentes; ii) observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos e entrevista clínica com a professora com o intuito de validar seus esquemas profissionais. A entrevista clínica ocorreu a partir da confrontação da docente com as videogravações dos momentos em que acontecia a situação de produção, ouvindo suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava em situações de produção coletiva de textos com seus alunos. A análise desses dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.