O presente artigo objetiva refletir sobre os saberes profissionais docentes que formam a profissão do professor, buscando discutir quais saberes são mobilizados pelos professores em sua prática docente, analisando e caracterizando a influência destes saberes na construção e organização de esquemas profissionais pelos docentes. Para tanto, tomamos a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife, investigando seus saberes docentes e os esquemas profissionais adotados por ela em situações de produção coletiva de textos na escola. A metodologia foi desenvolvida em duas fases que se interligaram no momento das análises: i) questionário referente a formação profissional da professora e saberes docentes; ii) observação e videogravação de duas aulas de produção coletiva de textos e entrevista clínica com a professora com o intuito de validar seus esquemas profissionais. A entrevista clínica ocorreu a partir da confrontação da docente com as videogravações dos momentos em que acontecia a situação de produção, ouvindo suas impressões e explicações sobre as ações, nos permitindo identificar os esquemas profissionais que ela utilizava em situações de produção coletiva de textos com seus alunos. A análise desses dados revelou que a docente possuía diversos esquemas profissionais construídos por ela ao longo de sua prática profissional, mas também observamos outros esquemas profissionais advindos de experiências de outros professores e de sua própria formação inicial e continuada. O longo tempo de atuação docente demonstrou garantir a constituição de saberes experienciais que lhe permitiram criar esquemas de ação, facilitando o desenvolvimento de situações de ensino e aprendizagem bem sucedidas.