PIMENTEL, Camila De Assis. Era uma vez um gato xadrez, quem conta reconta um faz de contas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36796>. Acesso em: 22/11/2024 05:25
O presente trabalho tem como principio expor as análises obtidas acerca da prática docente realizada através do Estágio Supervisionado IV, na turma de Educação Infantil – Maternal I da Creche Municipal Galdina Barbosa Silveira, na cidade de Campina Grande – PB. O Estágio Supervisionado IV vem fortalecer a relação entre a teoria e a prática existente na Educação Infantil e tem por objetivo relatar as atividades vivenciadas e desenvolvidas durante o estágio, além analisar as práticas discutidas e trabalhadas sobre a Educação Infantil pelos profissionais.Sabendo da importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças, principalmente para o alunado da Educação Infantil, elaboramos um Projeto de Intervenção para ser desenvolvido durante os dias de estágio. O estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil é uma oportunidade oferecida ao educador com possibilidades de compreender o desenvolvimento da aprendizagem da criança, aprimorando a qualidade do trabalho educativo. Neste sentido, posso afirmar que a intervenção foi realizada buscando considerar os critérios estabelecidos, e respeitar as singularidades de cada criança, desenvolvendo assim, um trabalho com as crianças de forma planejada, pois só assim será possível alcançar o crescimento e desenvolvimento da aprendizagem e socialização. As atividades desenvolvidas na Creche Galdina Barbosa Silveira possibilitaram a construção de conhecimentos importantes para a pratica docente a partir da aproximação entre teorias e prática. Além disso, os dias de estágios permitiram uma reflexão sobre o papel do professor na sociedade, visto que, mais do que ensinar uma “tarefinha”, este profissional é responsável por formar cidadãos críticos, capazes de agir sobre o meio em que vivem.