EDUCAÇÃO INFANTIL: FACES DO CUIDAR, EDUCAR E O BRINCAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36655 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2500 "inscrito_id" => 7234 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: FACES DO CUIDAR, EDUCAR E O BRINCAR" "resumo" => "A Educação Infantil se constitui como a primeira etapa da Educação Básica, e se diferencia do Ensino Fundamental, por possuir particularidades próprias, sendo elas: o cuidar e o educar. Umas das discussões referente a essa etapa educacional é o entendimento de que a educação Infantil não se estabelece como um degrau para a etapa seguinte ou mesmo com o intuito de alfabetizar a criança. Este estudo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas no momento da realização do componente curricular do Curso de Pedagogia da UFAC, o Estágio Supervisionado I. Destacando os aspectos que envolveram a rotina, atividades e práticas das professoras de Educação Infantil. Para tanto, foi adotado o método de abordagem qualitativa de natureza exploratória, pesquisa de campo e, para a coleta dos dados foi utilizado a observação do cotidiano da escola e registros escritos. Os resultados obtidos revelaram que a organização e gestão da escola influenciam na rotina, nas atividades e na prática pedagógica das professoras. Verificamos que os conceitos estabelecidos nos Documentos Oficiais quais sejam: o cuidar, educar e o brincar estavam presentes em diferentes contextos. Foi identificado práticas totalmente diferenciadas entre as duas escolas e professoras. As observações revelaram rotinas diferencias entre as escolas. Na escola identificada como 1 apresentou uma organização que respeitava as especificidades das crianças e estava em consonância aos documentos oficiais. Na a escola identificada como 2 estabelecia uma rotina rígida, onde o cuidar e o educar não era internacionalizado ou mesmo proposta na rotina escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CUIDAR EDUCAR E O BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ROTINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7234_12092017022428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE MELRIELE RODRIGUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JEANE MELRIELE" "autor_email" => "jeanemelriac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36655 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2500 "inscrito_id" => 7234 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: FACES DO CUIDAR, EDUCAR E O BRINCAR" "resumo" => "A Educação Infantil se constitui como a primeira etapa da Educação Básica, e se diferencia do Ensino Fundamental, por possuir particularidades próprias, sendo elas: o cuidar e o educar. Umas das discussões referente a essa etapa educacional é o entendimento de que a educação Infantil não se estabelece como um degrau para a etapa seguinte ou mesmo com o intuito de alfabetizar a criança. Este estudo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas no momento da realização do componente curricular do Curso de Pedagogia da UFAC, o Estágio Supervisionado I. Destacando os aspectos que envolveram a rotina, atividades e práticas das professoras de Educação Infantil. Para tanto, foi adotado o método de abordagem qualitativa de natureza exploratória, pesquisa de campo e, para a coleta dos dados foi utilizado a observação do cotidiano da escola e registros escritos. Os resultados obtidos revelaram que a organização e gestão da escola influenciam na rotina, nas atividades e na prática pedagógica das professoras. Verificamos que os conceitos estabelecidos nos Documentos Oficiais quais sejam: o cuidar, educar e o brincar estavam presentes em diferentes contextos. Foi identificado práticas totalmente diferenciadas entre as duas escolas e professoras. As observações revelaram rotinas diferencias entre as escolas. Na escola identificada como 1 apresentou uma organização que respeitava as especificidades das crianças e estava em consonância aos documentos oficiais. Na a escola identificada como 2 estabelecia uma rotina rígida, onde o cuidar e o educar não era internacionalizado ou mesmo proposta na rotina escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CUIDAR EDUCAR E O BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ROTINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7234_12092017022428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE MELRIELE RODRIGUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JEANE MELRIELE" "autor_email" => "jeanemelriac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }