RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: CINEMA, ENSINO DE HISTÓRIA E ARTE NA GRÉCIA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38540 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4517 "inscrito_id" => 3104 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: CINEMA, ENSINO DE HISTÓRIA E ARTE NA GRÉCIA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA" "resumo" => "Este artigo é o resultado de uma experiência pedagógica de extensão universitária desenvolvida no componente de História do 1º. ano do ensino médio em escola pública estadual no Estado da Paraíba, a partir do uso de filme histórico como ferramenta pedagógica no ensino médio. Utilizamos o filme “Tróia” (2004, dir. Wolfgang Petersen) como uma ferramenta para abordar o tema da Arte na Grécia no período da antiguidade clássica, buscando identificar onde e como a arte se manifestava, bem como fez parte de todo o processo contrapor o filme exibido com o livro didático utilizado pelos alunos no que diz respeito a questão da verdade histórica e de como os alunos percebem-na. Fez parte da discussão o conhecimento sobre a história das duas maiores cidades estado do período antigo (Atenas e Esparta), suas diferenças quanto a arte, educação e política e como estas se apresentam tanto no contexto fílmico como no livro didático utilizado pelo professor do componente. O relato de experiência pedagógica oportunizou aos alunos adquirir conhecimentos sobre o tema com o suporte do filme, na medida em que abordamos a arte e suas diversas expressões, a qual, ao mesmo tempo em que indicam poder, aponta para a posse de riquezas e status social entre os Gregos antigos. Mesmo que a arte não esteja exposta explicitamente está implícita em toda a Grécia Antiga, sendo identificada tanto no filme como no livro didático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "ARTE, ANTIGUIDADE CLÁSSICA, ENSINO DE HISTÓRIA, FILMES HISTÓRICOS, FILMES HISTÓRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID3104_16102017223202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE ALMEIDA GOMES" "autor_nome_curto" => "ROSEANE ALMEIDA" "autor_email" => "ag.roseane@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38540 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4517 "inscrito_id" => 3104 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: CINEMA, ENSINO DE HISTÓRIA E ARTE NA GRÉCIA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA" "resumo" => "Este artigo é o resultado de uma experiência pedagógica de extensão universitária desenvolvida no componente de História do 1º. ano do ensino médio em escola pública estadual no Estado da Paraíba, a partir do uso de filme histórico como ferramenta pedagógica no ensino médio. Utilizamos o filme “Tróia” (2004, dir. Wolfgang Petersen) como uma ferramenta para abordar o tema da Arte na Grécia no período da antiguidade clássica, buscando identificar onde e como a arte se manifestava, bem como fez parte de todo o processo contrapor o filme exibido com o livro didático utilizado pelos alunos no que diz respeito a questão da verdade histórica e de como os alunos percebem-na. Fez parte da discussão o conhecimento sobre a história das duas maiores cidades estado do período antigo (Atenas e Esparta), suas diferenças quanto a arte, educação e política e como estas se apresentam tanto no contexto fílmico como no livro didático utilizado pelo professor do componente. O relato de experiência pedagógica oportunizou aos alunos adquirir conhecimentos sobre o tema com o suporte do filme, na medida em que abordamos a arte e suas diversas expressões, a qual, ao mesmo tempo em que indicam poder, aponta para a posse de riquezas e status social entre os Gregos antigos. Mesmo que a arte não esteja exposta explicitamente está implícita em toda a Grécia Antiga, sendo identificada tanto no filme como no livro didático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "ARTE, ANTIGUIDADE CLÁSSICA, ENSINO DE HISTÓRIA, FILMES HISTÓRICOS, FILMES HISTÓRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID3104_16102017223202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE ALMEIDA GOMES" "autor_nome_curto" => "ROSEANE ALMEIDA" "autor_email" => "ag.roseane@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }