JOGO QUISAIS & QUIÓXIDOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS SAIS E ÓXIDOS EM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE E REGIÃO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37277 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2727 "inscrito_id" => 7917 "titulo" => "JOGO QUISAIS & QUIÓXIDOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS SAIS E ÓXIDOS EM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE E REGIÃO." "resumo" => "O ensino de exatas exige dedicação por parte dos educandos, necessitando, assim, de pesquisa e investigação, como instrumento facilitador do processo de ensino/ aprendizagem. A Química por sua vez, se insere nesse contexto e não só por causa do grau de dificuldades que a disciplina possui, mas também porque muitos professores a ministra de forma tradicionalista, visando à memorização dos conteúdos abordados, sem haver a preocupação em relacioná-los ao cotidiano. O presente trabalho objetivou abordar de forma diferenciada e contextualizada, uma metodologia de ensino de química, utilizando o jogo “QuiSais & QuiÓxidos” para facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que, este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. Na confecção do jogo fez-se o uso de materiais recicláveis, como o papelão, sendo que o mesmo contém perguntas e respostas, as quais os alunos relacionaram em um tempo determinado de 15 minutos. Houve divisão da sala em três grupos para vivência do jogo lúdico. A utilização do jogo vem como tentativa de facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. O projeto foi vivenciado em três escolas, das quais uma era municipal e fica situada na cidade de Floresta-PE e duas eram estaduais onde uma também se situa no município de Floresta-PE e a outra na Cidade de Itacuruba- PE. Foram escolhidas turmas do 9° ano do ensino fundamental e 1° e 2° ano do ensino médio para aplicação do projeto. Para que fosse possível a culminância do presente trabalho foi indispensável a colaboração e apoio das escolas mencionadas anteriormente, do IF SERTÃO-PE, campus Floresta e da professora da disciplina de Prática pedagógica. Foi possível observar que houve um avanço considerável no desempenho dos alunos em relação aos conhecimentos sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que os mesmos participaram ativamente das atividades propostas durante o desenvolver do projeto e deste modo o jogo contribuiu para o resultado alcançado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "QUÍMICA, QUISAIS & QUIÓXIDOS, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7917_17092017232907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZANIRA DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUZANIRA SILVA" "autor_email" => "l-uzanira19@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37277 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2727 "inscrito_id" => 7917 "titulo" => "JOGO QUISAIS & QUIÓXIDOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS SAIS E ÓXIDOS EM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE E REGIÃO." "resumo" => "O ensino de exatas exige dedicação por parte dos educandos, necessitando, assim, de pesquisa e investigação, como instrumento facilitador do processo de ensino/ aprendizagem. A Química por sua vez, se insere nesse contexto e não só por causa do grau de dificuldades que a disciplina possui, mas também porque muitos professores a ministra de forma tradicionalista, visando à memorização dos conteúdos abordados, sem haver a preocupação em relacioná-los ao cotidiano. O presente trabalho objetivou abordar de forma diferenciada e contextualizada, uma metodologia de ensino de química, utilizando o jogo “QuiSais & QuiÓxidos” para facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que, este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. Na confecção do jogo fez-se o uso de materiais recicláveis, como o papelão, sendo que o mesmo contém perguntas e respostas, as quais os alunos relacionaram em um tempo determinado de 15 minutos. Houve divisão da sala em três grupos para vivência do jogo lúdico. A utilização do jogo vem como tentativa de facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. O projeto foi vivenciado em três escolas, das quais uma era municipal e fica situada na cidade de Floresta-PE e duas eram estaduais onde uma também se situa no município de Floresta-PE e a outra na Cidade de Itacuruba- PE. Foram escolhidas turmas do 9° ano do ensino fundamental e 1° e 2° ano do ensino médio para aplicação do projeto. Para que fosse possível a culminância do presente trabalho foi indispensável a colaboração e apoio das escolas mencionadas anteriormente, do IF SERTÃO-PE, campus Floresta e da professora da disciplina de Prática pedagógica. Foi possível observar que houve um avanço considerável no desempenho dos alunos em relação aos conhecimentos sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que os mesmos participaram ativamente das atividades propostas durante o desenvolver do projeto e deste modo o jogo contribuiu para o resultado alcançado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "QUÍMICA, QUISAIS & QUIÓXIDOS, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7917_17092017232907.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZANIRA DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUZANIRA SILVA" "autor_email" => "l-uzanira19@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }