Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO QUISAIS & QUIÓXIDOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS SAIS E ÓXIDOS EM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE E REGIÃO.

Palavra-chaves: QUÍMICA, QUISAIS & QUIÓXIDOS, JOGO Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37277
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2727
    "inscrito_id" => 7917
    "titulo" => "JOGO QUISAIS & QUIÓXIDOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS SAIS E ÓXIDOS EM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE E REGIÃO."
    "resumo" => "O ensino de exatas exige dedicação por parte dos educandos, necessitando, assim, de pesquisa e investigação, como instrumento facilitador do processo de ensino/ aprendizagem.  A Química por sua vez, se insere nesse contexto e não só por causa do grau de dificuldades que a disciplina possui, mas também porque muitos professores a ministra de forma tradicionalista, visando à memorização dos conteúdos abordados, sem haver a preocupação em relacioná-los ao cotidiano. O presente trabalho objetivou abordar de forma diferenciada e contextualizada, uma metodologia de ensino de química, utilizando o jogo “QuiSais & QuiÓxidos” para facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que, este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado.  Na confecção do jogo fez-se o uso de materiais recicláveis, como o papelão, sendo que o mesmo contém perguntas e respostas, as quais os alunos relacionaram em um tempo determinado de 15 minutos. Houve divisão da sala em três grupos para vivência do jogo lúdico. A utilização do jogo vem como tentativa de facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. O projeto foi vivenciado em três escolas, das quais uma era municipal e fica situada na cidade de Floresta-PE e duas eram estaduais onde uma também se situa no município de Floresta-PE e a outra na Cidade de Itacuruba- PE. Foram escolhidas turmas do 9° ano do ensino fundamental e 1° e 2° ano do ensino médio para aplicação do projeto. Para que fosse possível a culminância do presente trabalho foi indispensável a colaboração e apoio das escolas mencionadas anteriormente, do IF SERTÃO-PE, campus Floresta e  da professora da disciplina de Prática pedagógica. Foi possível observar que houve um avanço considerável no desempenho dos alunos em relação aos conhecimentos sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que os mesmos participaram ativamente das atividades propostas durante o desenvolver do projeto e deste modo o jogo contribuiu para o resultado alcançado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, QUISAIS & QUIÓXIDOS, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7917_17092017232907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZANIRA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUZANIRA SILVA"
    "autor_email" => "l-uzanira19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37277
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2727
    "inscrito_id" => 7917
    "titulo" => "JOGO QUISAIS & QUIÓXIDOS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS SAIS E ÓXIDOS EM TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE E REGIÃO."
    "resumo" => "O ensino de exatas exige dedicação por parte dos educandos, necessitando, assim, de pesquisa e investigação, como instrumento facilitador do processo de ensino/ aprendizagem.  A Química por sua vez, se insere nesse contexto e não só por causa do grau de dificuldades que a disciplina possui, mas também porque muitos professores a ministra de forma tradicionalista, visando à memorização dos conteúdos abordados, sem haver a preocupação em relacioná-los ao cotidiano. O presente trabalho objetivou abordar de forma diferenciada e contextualizada, uma metodologia de ensino de química, utilizando o jogo “QuiSais & QuiÓxidos” para facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que, este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado.  Na confecção do jogo fez-se o uso de materiais recicláveis, como o papelão, sendo que o mesmo contém perguntas e respostas, as quais os alunos relacionaram em um tempo determinado de 15 minutos. Houve divisão da sala em três grupos para vivência do jogo lúdico. A utilização do jogo vem como tentativa de facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. O projeto foi vivenciado em três escolas, das quais uma era municipal e fica situada na cidade de Floresta-PE e duas eram estaduais onde uma também se situa no município de Floresta-PE e a outra na Cidade de Itacuruba- PE. Foram escolhidas turmas do 9° ano do ensino fundamental e 1° e 2° ano do ensino médio para aplicação do projeto. Para que fosse possível a culminância do presente trabalho foi indispensável a colaboração e apoio das escolas mencionadas anteriormente, do IF SERTÃO-PE, campus Floresta e  da professora da disciplina de Prática pedagógica. Foi possível observar que houve um avanço considerável no desempenho dos alunos em relação aos conhecimentos sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que os mesmos participaram ativamente das atividades propostas durante o desenvolver do projeto e deste modo o jogo contribuiu para o resultado alcançado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, QUISAIS & QUIÓXIDOS, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7917_17092017232907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZANIRA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUZANIRA SILVA"
    "autor_email" => "l-uzanira19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de exatas exige dedicação por parte dos educandos, necessitando, assim, de pesquisa e investigação, como instrumento facilitador do processo de ensino/ aprendizagem. A Química por sua vez, se insere nesse contexto e não só por causa do grau de dificuldades que a disciplina possui, mas também porque muitos professores a ministra de forma tradicionalista, visando à memorização dos conteúdos abordados, sem haver a preocupação em relacioná-los ao cotidiano. O presente trabalho objetivou abordar de forma diferenciada e contextualizada, uma metodologia de ensino de química, utilizando o jogo “QuiSais & QuiÓxidos” para facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que, este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. Na confecção do jogo fez-se o uso de materiais recicláveis, como o papelão, sendo que o mesmo contém perguntas e respostas, as quais os alunos relacionaram em um tempo determinado de 15 minutos. Houve divisão da sala em três grupos para vivência do jogo lúdico. A utilização do jogo vem como tentativa de facilitar a compreensão sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que este proporciona o estímulo e a descontração na hora do aprendizado. O projeto foi vivenciado em três escolas, das quais uma era municipal e fica situada na cidade de Floresta-PE e duas eram estaduais onde uma também se situa no município de Floresta-PE e a outra na Cidade de Itacuruba- PE. Foram escolhidas turmas do 9° ano do ensino fundamental e 1° e 2° ano do ensino médio para aplicação do projeto. Para que fosse possível a culminância do presente trabalho foi indispensável a colaboração e apoio das escolas mencionadas anteriormente, do IF SERTÃO-PE, campus Floresta e da professora da disciplina de Prática pedagógica. Foi possível observar que houve um avanço considerável no desempenho dos alunos em relação aos conhecimentos sobre as funções químicas sais e óxidos, uma vez que os mesmos participaram ativamente das atividades propostas durante o desenvolver do projeto e deste modo o jogo contribuiu para o resultado alcançado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.