Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINEMA, EXCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: REPRESENTAÇÕES E SIGNIFICADOS MEDIADOS POR FILMES HISTÓRICOS SOBRE OS LUGARES SOCIAIS DAS MULHERES E A EDUCAÇÃO FEMININA ENTRE OS JOVENS ESTUDANTES DO 9°

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, LUGARES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A posição social das mulheres, no século XVIII e início do século XIX nos traz reflexões a respeito das injustiças vivenciadas pelo sexo feminino à época. Os filmes históricos se tornam uma ferramenta indispensável para análise deste cenário, na medida em que apontam para condições sócio-político-econômicas neles retratados. Destarte, buscamos identificar e analisar como os jovens estudantes do ensino fundamental, especificamente do 9° ano da Escola Municipal Olímpia Souto, na cidade de Esperança-PB, constroem representações e significados, mediados por filmes históricos, sobre os lugares sociais das mulheres e a educação feminina do final do século XVIII e início do século XIX. Com base nos três filmes adaptados das obras de Jane Austen: Razão e sensibilidade (dir. Ang Lee, 1995); Persuasão (dir. Roger Michell, 1995) e Orgulho e preconceito (dir. Joe Wright, 2005). Os objetivos específicos são: compreender como os jovens articulam as representações sociais sobre os lugares sociais das mulheres; analisar como os jovens identificam a verdade na história, a partir da comparação que estabelecem entre as narrativas historiográficas e as fílmicas sobre a educação feminina; e conhecer como os jovens organizam a sua consciência histórica em relação ao passado, presente e futuro através das temáticas femininas veiculadas nos filmes exibidos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de caráter qualitativo, com roteiros de entrevistas, revisões bibliográficas, edição dos filmes para apresentação, identificação da escola e do grupo focal de nove (9) alunos para coleta de dados. Como suporte teórico, trabalhamos com o conceito de representação, de Chartier (1991); ensino da história e consciência histórica, em Cerri (2011); consciência histórica, em Rüsen (2010a, 2010b); o filme como transmissor da história, em Rosenstone (2010); o filme como representação da realidade, em Logny (2009); os excluídos da história e História da vida privada em Perrot, (1988; 2009). Os resultados da pesquisa apontaram para o preconceito de gênero e exclusão, entre os jovens, revelando representações e sentidos em relação ao ser mulher e ao ser homem do século XIX, perpassando pelo século XXI; como também trazem a importância da utilização de filmes históricos em sala de aula, visto que, proporcionou aos alunos a construção de um conhecimento histórico sobre o tema abordado. As conclusões alcançadas apontam que, para os jovens, qualquer narrativa é verdadeira, seja historiográfica ou fílmica, considerando verdades históricas os conteúdos abordados nos filmes; e que os filmes os ajudaram a adquirir conhecimentos, afirmando terem conhecido a história da vida das mulheres do século XIX, através das narrativas fílmicas, e encontrarem na temática os lugares sociais das mulheres e a educação feminina, sendo abordada a relação entre passado, presente e futuro.

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