CINEMA, EXCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: REPRESENTAÇÕES E SIGNIFICADOS MEDIADOS POR FILMES HISTÓRICOS SOBRE OS LUGARES SOCIAIS DAS MULHERES E A EDUCAÇÃO FEMININA ENTRE OS JOVENS ESTUDANTES DO 9°
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36153 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1788 "inscrito_id" => 4157 "titulo" => "CINEMA, EXCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: REPRESENTAÇÕES E SIGNIFICADOS MEDIADOS POR FILMES HISTÓRICOS SOBRE OS LUGARES SOCIAIS DAS MULHERES E A EDUCAÇÃO FEMININA ENTRE OS JOVENS ESTUDANTES DO 9°" "resumo" => "A posição social das mulheres, no século XVIII e início do século XIX nos traz reflexões a respeito das injustiças vivenciadas pelo sexo feminino à época. Os filmes históricos se tornam uma ferramenta indispensável para análise deste cenário, na medida em que apontam para condições sócio-político-econômicas neles retratados. Destarte, buscamos identificar e analisar como os jovens estudantes do ensino fundamental, especificamente do 9° ano da Escola Municipal Olímpia Souto, na cidade de Esperança-PB, constroem representações e significados, mediados por filmes históricos, sobre os lugares sociais das mulheres e a educação feminina do final do século XVIII e início do século XIX. Com base nos três filmes adaptados das obras de Jane Austen: Razão e sensibilidade (dir. Ang Lee, 1995); Persuasão (dir. Roger Michell, 1995) e Orgulho e preconceito (dir. Joe Wright, 2005). Os objetivos específicos são: compreender como os jovens articulam as representações sociais sobre os lugares sociais das mulheres; analisar como os jovens identificam a verdade na história, a partir da comparação que estabelecem entre as narrativas historiográficas e as fílmicas sobre a educação feminina; e conhecer como os jovens organizam a sua consciência histórica em relação ao passado, presente e futuro através das temáticas femininas veiculadas nos filmes exibidos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de caráter qualitativo, com roteiros de entrevistas, revisões bibliográficas, edição dos filmes para apresentação, identificação da escola e do grupo focal de nove (9) alunos para coleta de dados. Como suporte teórico, trabalhamos com o conceito de representação, de Chartier (1991); ensino da história e consciência histórica, em Cerri (2011); consciência histórica, em Rüsen (2010a, 2010b); o filme como transmissor da história, em Rosenstone (2010); o filme como representação da realidade, em Logny (2009); os excluídos da história e História da vida privada em Perrot, (1988; 2009). Os resultados da pesquisa apontaram para o preconceito de gênero e exclusão, entre os jovens, revelando representações e sentidos em relação ao ser mulher e ao ser homem do século XIX, perpassando pelo século XXI; como também trazem a importância da utilização de filmes históricos em sala de aula, visto que, proporcionou aos alunos a construção de um conhecimento histórico sobre o tema abordado. As conclusões alcançadas apontam que, para os jovens, qualquer narrativa é verdadeira, seja historiográfica ou fílmica, considerando verdades históricas os conteúdos abordados nos filmes; e que os filmes os ajudaram a adquirir conhecimentos, afirmando terem conhecido a história da vida das mulheres do século XIX, através das narrativas fílmicas, e encontrarem na temática os lugares sociais das mulheres e a educação feminina, sendo abordada a relação entre passado, presente e futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, LUGARES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID4157_11092017114937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDELA JHENY DINIZ SINÉZIO" "autor_nome_curto" => "WANDELA JHENY" "autor_email" => "wandelajheny@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36153 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1788 "inscrito_id" => 4157 "titulo" => "CINEMA, EXCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: REPRESENTAÇÕES E SIGNIFICADOS MEDIADOS POR FILMES HISTÓRICOS SOBRE OS LUGARES SOCIAIS DAS MULHERES E A EDUCAÇÃO FEMININA ENTRE OS JOVENS ESTUDANTES DO 9°" "resumo" => "A posição social das mulheres, no século XVIII e início do século XIX nos traz reflexões a respeito das injustiças vivenciadas pelo sexo feminino à época. Os filmes históricos se tornam uma ferramenta indispensável para análise deste cenário, na medida em que apontam para condições sócio-político-econômicas neles retratados. Destarte, buscamos identificar e analisar como os jovens estudantes do ensino fundamental, especificamente do 9° ano da Escola Municipal Olímpia Souto, na cidade de Esperança-PB, constroem representações e significados, mediados por filmes históricos, sobre os lugares sociais das mulheres e a educação feminina do final do século XVIII e início do século XIX. Com base nos três filmes adaptados das obras de Jane Austen: Razão e sensibilidade (dir. Ang Lee, 1995); Persuasão (dir. Roger Michell, 1995) e Orgulho e preconceito (dir. Joe Wright, 2005). Os objetivos específicos são: compreender como os jovens articulam as representações sociais sobre os lugares sociais das mulheres; analisar como os jovens identificam a verdade na história, a partir da comparação que estabelecem entre as narrativas historiográficas e as fílmicas sobre a educação feminina; e conhecer como os jovens organizam a sua consciência histórica em relação ao passado, presente e futuro através das temáticas femininas veiculadas nos filmes exibidos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de caráter qualitativo, com roteiros de entrevistas, revisões bibliográficas, edição dos filmes para apresentação, identificação da escola e do grupo focal de nove (9) alunos para coleta de dados. Como suporte teórico, trabalhamos com o conceito de representação, de Chartier (1991); ensino da história e consciência histórica, em Cerri (2011); consciência histórica, em Rüsen (2010a, 2010b); o filme como transmissor da história, em Rosenstone (2010); o filme como representação da realidade, em Logny (2009); os excluídos da história e História da vida privada em Perrot, (1988; 2009). Os resultados da pesquisa apontaram para o preconceito de gênero e exclusão, entre os jovens, revelando representações e sentidos em relação ao ser mulher e ao ser homem do século XIX, perpassando pelo século XXI; como também trazem a importância da utilização de filmes históricos em sala de aula, visto que, proporcionou aos alunos a construção de um conhecimento histórico sobre o tema abordado. As conclusões alcançadas apontam que, para os jovens, qualquer narrativa é verdadeira, seja historiográfica ou fílmica, considerando verdades históricas os conteúdos abordados nos filmes; e que os filmes os ajudaram a adquirir conhecimentos, afirmando terem conhecido a história da vida das mulheres do século XIX, através das narrativas fílmicas, e encontrarem na temática os lugares sociais das mulheres e a educação feminina, sendo abordada a relação entre passado, presente e futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, LUGARES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID4157_11092017114937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDELA JHENY DINIZ SINÉZIO" "autor_nome_curto" => "WANDELA JHENY" "autor_email" => "wandelajheny@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }