Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE ROCHAS E MINERAIS: PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AULAS DE GEOCIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: MATERIAL DIDÁTICO, GEOCIÊNCIAS, CAIXAS MINERALÓGICAS, GEOLOGIA, GEOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A geologia é uma ciência fundamental para se compreender os processos que levam a formação das estruturas geológicas, bem como, suas dinâmicas no planeta. Algumas limitações dessa abordagem favoreceram o nascimento da concepção integradora de geologia e ciências afins proporcionadas pelas Ciências da Terra, dando origem as geociências. Nesta linha de pensamento se faz necessária a utilização de métodos práticos e expositivos com o intuito de facilitar a assimilação dos conteúdos teóricos, e assim trazer para os estudantes uma melhor concepção dos assuntos relacionados às geociências. Com isso, esse trabalho tem como objetivo propor meios para elaboração de material didático, para uso em aulas expositivas/práticas na área de geociências, relacionadas principalmente com assuntos de mineralogia e petrologia. A proposta de elaboração de material didático se configura através da confecção de uma minicoleção didática de rochas e minerais: caixa petrológica/mineralógica. Esta caixa pode ser colocada como uma atividade prática elaborada pelo professor juntamente com os alunos, onde o professor relata as orientações e cabe ao alunado a confecção das caixas e coleta dos materiais mineralógicos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais exigem a inserção dos conteúdos ligados às geociências no ensino básico para o entendimento da origem dos fatores estruturais e evolutivos do planeta Terra. Quando o conhecimento teórico vem acompanhado do prático, a fixação das informações se faz de forma mais eficaz despertando nos alunos novas experiências e um novo olhar sobre o seu cotidiano. Com base nisso, a utilização da caixa mineralógica torna-se um recurso didático alternativo, eficiente e de baixo custo para o professor explorar em sala de aula. O material poderá ser explorado dentro de uma vertente interdisciplinar, dando ao professor a oportunidade de contextualizar o material sobre os princípios da química, da geografia, da biologia, pedologia, etc. Conclui-se que esse trabalho venha a servir como instrumento de informação didática/pedagógica para que professores possam utilizar em sala de aula e com isso, cumprir o parte do seu papel social de intercambio do conhecimento, fornecendo uma metodologia básica que é de grande valia para as instituições públicas, que tanto necessitam de novos meios de ensino.

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