Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAÇOS DE DIDATICIDADE EM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BOTÂNICA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE BOTÂNICA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, DIDATICIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Desde as séries iniciais faz-se necessário que sejam trabalhadas temáticas voltadas para a diversidade das plantas, a fim de que seja dada a relevância necessária as relações que se estabelecem na biosfera. Entretanto, o ensino de Botânica apresenta um conjunto de dificuldades vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem que podem estar ligadas desde a falta de interesse por parte dos alunos até as metodologias empregadas nesse ensino que estão centradas em memorização de termos técnicos, nomes científicos e procedimentos. Dessa forma, as informações se tornam cada vez mais complexas e desvinculada da realidade dos fenômenos vivenciados pelos alunos. Uma possível maneira de aproximar o conteúdo científico é por meio da Divulgação Científica (DC), já que seus textos apresentam características de didaticidade importante para o uso em sala de aula. Dessa maneira é relevante que, desde a formação inicial, os licenciandos tenham contato com a produção de textos que apresentem características de DC podendo contribuir para amenizar os problemas do ensino de Botânica. Diante disso, o objetivo do presente estudo é identificar os aspectos didáticos presentes nas produções textuais de Licenciandos do curso de Ciências Biológicas a partir de atividades de Divulgação Científico sobre o conteúdo de Botânica. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, de tipologia de estudo de caso. O contexto da pesquisa foi a disciplina de Prática de ensino de Botânica, do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária Dom Delgado. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos matriculados regulamente na disciplina citada. A coleta de dados ocorreu por meio de uma sequência didática com quatro intervenções, para este trabalho será feito um recorte da intervenção três, em que os sujeitos construíram um Texto de Divulgação Científica (TDC), com um tema e público alvo livre sobre Botânica. Foi entregue a todos um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) explicando os objetivos da pesquisa e que sua identidade será preservada. Após a coleta dos dados, as análises das produções textuais dos sujeitos foram feitas a partir da proposta de Zamboni e Queiroz e Ferreira que possuem categorias a partir dos aspectos didáticos tais como: Elementos didáticos de recursos visuais, uso de aspas, presença de procedimento explicativo, interlocução direta com o leitor. A partir das análises realizadas nas produções textuais foi possível identificar que os textos produzidos pelos licenciandos apresentam poucas características ditas como didáticas; o que pode ter sido reflexo da formação inicial dos licenciandos. Entretanto, isso não significa que as produções de textos não apresentem em algum momento recursos discursivos didáticos. Neste contexto, a DC pode ser uma contribuinte favorável desde que seja inserido no processo de formação inicial de professores.

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