Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O LETRAMENTO

Palavra-chaves: LETRAMENTO ESCOLAR, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, PESQUISA-AÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Objetiva-se relata a experiência de uma professora pesquisadora com a intervenção pedagógica realizada com uma oficina direcionada a seis pedagogos atuantes em duas escolas municipais de João Pessoa – Paraíba. Essa oficina foi executada a pedido de um pesquisador como parte integrante da metodológica de um projeto de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. O propósito da pesquisa foi intervir pedagogicamente nas duas escolas acompanhadas pelo projeto objetivando expor os resultados no ambiente virtual de aprendizagem Edulivre compartilhando conhecimentos construídos entre a universidade e a escola. Nesse cenário, o objetivo da professora pesquisadora convidada foi colaborar com ações pedagógicas voltadas para o letramento escolar, tendo como sujeitos da oficina os educadores responsáveis por desenvolver o projeto nas escolas acompanhadas. A oficina foi ancorada na abordagem sociointeracionista por essa considera fundamental o processo de interação entre professor-aluno para a produção de saberes; e, por sua vez, este artigo ancora-se nos trabalhos de Bagno (2002) e Pietri (2007) no que diz respeito ao letramento escolar, Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) sobre a interação para a construção de saberes, entre outros estudiosos sobre a temática abordada. Os resultados com a intervenção pedagógica foram positivos, tendo em vista que os pedagogos vivenciaram uma situação de produção do conhecimento de maneira dinâmica, motivadora e lúdica aliada aos conteúdos da disciplina língua portuguesa. Concluímos, então, que a intervenção pedagógica proposta pelo projeto de pesquisa oportunizou não só oferecer aulas mais dinâmicas, motivadoras e produtivas para os alunos; mas também, e principalmente, permitiu que os pedagogos refletissem criticamente sobre suas práticas didáticas, identificando os porquês de seus objetivos pedagógicos não serem alcançados, e também da necessidade de mais flexibilidade, ludicidade e interação na aula viabilizando o processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental.

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