Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SISTEMA EDUCACIONAL EM NAZARÉ DA MATA: UMA VISÃO DOCENTE SOBRE OS ASPECTOS QUALITATIVOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, DOCENCIA, ENSINO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A discussão sobre a educação tem sido objeto de várias análises, pesquisas e proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Dessa forma esse trabalho busca entender como é o sistema educacional do município de Nazaré da Mata e suas interfaces mediante a relação de superioridade, inferioridade ou igualdade entre o ensino público e o privado, destacando as condições salariais dos profissionais de educação com a qualidade da educação, visando sempre a melhoria do ensino. Este trabalho foi desenvolvido em escolas da área urbana no município de Nazaré da Mata. Para execução desta proposta foram selecionados diferentes locais que que estão ligados com a área da educação. No primeiro foi esclarecido o motivo do trabalho e no segundo distribuíu-se questionários onde foi realizada uma entrevista com 3 perguntas. Após a análise dos questionários resultou um total de 9 escolas municipais na área urbana e 5 na zona rural, nas quais vimos que 5 escolas da zona rural foram extintas e isto está ligado de alguma forma a fatores históricos. A educação pública em Nazaré da Mata tem desenvolvido bastante nos últimos anos devido a incentivos do governo estadual como por exemplo a implantação das escolas integrais, a qual colocou o nível educativo das escolas públicas de Nazaré da mata superior ao das escolas privadas. os investimentos tanto da educação pública quanto da privada, podem comprovar que os alunos estão sendo preparados para o ingresso em universidades, segundo os entrevistados, os mesmos afirmaram que os investimentos nas escolas privadas são maiores e que também destacaram a importância dos esforços dos alunos. Observou-se que há um certo grau de insatisfação devido à má remuneração e a uma carga horária exaustiva. Dessa forma, é necessário que exista um esforço com paralizações, greves e outros tipos de manifestações tanto por parte dos estudantes quanto da parte dos professores, cada um exigindo a melhoria dos seus direitos ao governo, que é a peça principal o qual tem em mãos as políticas que possam favorecer todos os envolvidos na área educacional. Dessa forma, é necessário que exista um esforço com paralizações, greves e outros tipos de manifestações tanto por parte dos estudantes quanto da parte dos professores, cada um exigindo a melhoria dos seus direitos ao governo, que é a peça principal o qual tem em mãos as políticas que possam favorecer todos os envolvidos na área educacional. Mas ainda há muito a ser evoluído, uma remuneração justa, escolas com condições dignas de trabalho, materiais básicos, valorização e respeito ao profissional da educação e acreditar que é possível mudar a sociedade através da educação.

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