UM ESTUDO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA COM ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38738 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1633 "inscrito_id" => 6605 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA COM ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "O estudo tem por finalidade refletir sobre projetos acadêmicos em responsabilidade social, pessoal e ambiental como instrumentos de educação voltados para a promoção de um estudante cidadão, comprometido com valores éticos, equidade, transparência e desenvolvimento sustentável. Elegeu como campo de pesquisa a Turma Cidadã - PROTC, um programa de responsabilidade social do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Buscou identificar os conceitos de cidadania, educação e ética, em relação ao conceito de responsabilidade social para, tomando por base o CEFET, discutir os princípios da interdisciplinaridade e a questão da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, bem como pontuar a contribuição pessoal, social e ambiental percebida pelos alunos, em sua formação, que se envolveram em projetos no referido programa. Constituiu-se em um estudo de caso, descritivo, não experimental, com abordagem mista quanti-qualitativa, sendo a população alvo alunos, bolsistas de extensão e ex-alunos do CEFET/RJ que participaram dos projetos de responsabilidade social do PROTC. Os dados primários foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e questionários com perguntas abertas e fechadas e as fontes secundárias por meio de consultas a documentos legais, livros e e-books. Para referendar responsabilidade social e ética considerou o pensamento de Vallaeys e Calderon, para ética na educação apoiou-se em Paulo Freire e Leonardo Boff. O resultado da pesquisa indicou que a finalidade para a criação do PROTC como instrumento para o exercício da cidadania e sua relação com a qualidade da formação e educar transformando vidas e conquistando os verdadeiros objetivos da educação, que vão desde a realização pessoal à preparação para o trabalho como objetivo final da educação, conduzem ao exercício da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIAL – EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO – TRABALHO VOLUNTÁRIO, EDUCAÇÃO E ASPECTOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID6605_11092017005754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE PINTO MOREIRA DUARTE RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELIANE PINTO " "autor_email" => "lilimoreira@terra.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38738 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1633 "inscrito_id" => 6605 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA COM ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "O estudo tem por finalidade refletir sobre projetos acadêmicos em responsabilidade social, pessoal e ambiental como instrumentos de educação voltados para a promoção de um estudante cidadão, comprometido com valores éticos, equidade, transparência e desenvolvimento sustentável. Elegeu como campo de pesquisa a Turma Cidadã - PROTC, um programa de responsabilidade social do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Buscou identificar os conceitos de cidadania, educação e ética, em relação ao conceito de responsabilidade social para, tomando por base o CEFET, discutir os princípios da interdisciplinaridade e a questão da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, bem como pontuar a contribuição pessoal, social e ambiental percebida pelos alunos, em sua formação, que se envolveram em projetos no referido programa. Constituiu-se em um estudo de caso, descritivo, não experimental, com abordagem mista quanti-qualitativa, sendo a população alvo alunos, bolsistas de extensão e ex-alunos do CEFET/RJ que participaram dos projetos de responsabilidade social do PROTC. Os dados primários foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e questionários com perguntas abertas e fechadas e as fontes secundárias por meio de consultas a documentos legais, livros e e-books. Para referendar responsabilidade social e ética considerou o pensamento de Vallaeys e Calderon, para ética na educação apoiou-se em Paulo Freire e Leonardo Boff. O resultado da pesquisa indicou que a finalidade para a criação do PROTC como instrumento para o exercício da cidadania e sua relação com a qualidade da formação e educar transformando vidas e conquistando os verdadeiros objetivos da educação, que vão desde a realização pessoal à preparação para o trabalho como objetivo final da educação, conduzem ao exercício da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIAL – EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO – TRABALHO VOLUNTÁRIO, EDUCAÇÃO E ASPECTOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID6605_11092017005754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE PINTO MOREIRA DUARTE RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELIANE PINTO " "autor_email" => "lilimoreira@terra.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }